Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha

Seria a madeira o material de construção definitivo do futuro?

As histórias que as casas de madeira na Espanha contam parecem ensinar algumas lições sobre sua utilização, tanto para construir estruturas modulares, leves e transportáveis como revestimentos internos ou externos. Não só em novos projetos, mas em mobiliários e reformas.

House of Would / Elii

Localização: Pedrezuela
Ano: 2011

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 13 de 17
© Miguel de Guzman

"O projeto é formado a partir de sete módulos pré-fabricados de madeira estrutural laminada com geometria idêntica que, combinados e organizados, constróem o volume geral da residência ao redor de um pátio central. Cada um se especializa em diversas situações domésticas, de acordo com as necessidades funcionais demandadas atualmente. A organização modular e a escala dos espaços permitem alterar esta lógica funcional servindo de apoio às possíveis futuras disposições."

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 14 de 17
© Miguel de Guzman

Estúdio de Madeira / Dom Arquitectura

Localização: Sant Cugat del Vallès
Ano: 2015

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 7 de 17
© Jordi Anguera

"O processo de construção baseado em uma arquitetura pré-fabricada em madeira, é ecológico e responsável com o meio ambiente. Trata-se de um material reutilizável e reciclável, leve e fácil de usinar. O sistema construtivo utilizado para este módulo é a trama leve, a madeira utilizada para a estrutura é Pino Rojo. Devido à situação geográfica da implantação, todas as peças foram montadas em obra, todas previamente usinadas para facilitar o transporte e a montagem." 

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 6 de 17
© Jordi Anguera

Duas Casas de Cortiça / Lopez Rivera

Localização: Girona
Ano: 2016

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 2 de 17

"A estrutura de madeira de compensado de pinheiro radiada laminada incorpora duas camadas de cortiça de 50 mm de espessura cada uma. A primeira camada adere à madeira de forma mecânica em fábrica, e a segunda com argamassa de cal uma vez finalizada a montagem. O conjunto permite a difusão do vapor."

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 8 de 17

097 • Yojigen Poketto / elii

Localização: Madri
Ano: 2017

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 12 de 17

"Algumas aberturas nos móveis ampliam as vistas cruzadas no interior a partir da parte alta. As diferentes alturas contam com diversos acabamentos gerando ambientes específicos. As paredes da área principal são resolvidas com cores claras, para ganhar o máximo de luz. (...) A área do dormitório conta com acabamentos em madeira e integra um projetor no teto que permite projetar em uma tela da cama."

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 3 de 17

Casa de Compensado / SMS Arquitectos

Localização: Palma de Mallorca
Ano: 2017

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 11 de 17
© Luis Diaz Diaz

"A necessidade de estender a casa original no piso térreo, mantendo a estrutura das paredes originais, tornou necessário adotar uma solução com uma estrutura leve como a madeira."

"Partimos de uma estrutura autônoma e descontextualizada, ancorada em uma "pré-existência", para a qual concebemos e pré-fabricamos um sistema de madeira, começando com painéis de compensado de álamo de 244x122 cm. Aqui a estrutura nos dá a oportunidade de investigar e testar um sistema estrutural de pré-fabricação de madeira que usa a linguagem de seu processo de fabricação. Combinando os elementos deste sistema definidos pelas capacidades do corte CNC, este sistema serve como ponto de partida e pode ser reproduzido em outros tipos de edifícios."

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 10 de 17
© Luis Diaz Diaz

Casa pálida e amadeirada / Un Estudio Propio

Localização: Puerto Lumbreras
Ano: 2018

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 15 de 17
© Alex Lafuente

"A solução foi bastante matemática, devido à idade da construção o novo dormitório deveria pesar exatamente o mesmo que a cobertura de telha que existia. Isso nos levou a desenhar uma estrutura leve de trama de madeira que, além do mais, facilitava a obra pois as paredes viriam montadas da oficina para serem fixadas à laje existente. Só precisávamos interditar a rua durante uma semana para montar a estrutura, outro fator que nos ajudaria pois o acesso era estreito."

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 17 de 17
© Alex Lafuente

Casa na Floresta / ARQUITECTURA-G

Localização: Floresta
Ano: 2018

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 9 de 17

"O interior da casa se caracteriza por sua grande simplicidade, e é a própria estrutura que define os acabamentos internos principais, com madeiras rústicas para as paredes e polidas para o piso, buscando fazer com que o exterior faça parte do interior através de reflexos. (...) A casa é uma caixa de madeira coberta com uma lâmina de aço sobre uma base de concreto simples."

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 16 de 17

Residência Levitt La Moraleja / CSO arquitectura

Localização: Madri
Ano: 2018

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 4 de 17
© David Frutos

"As janelas permitem o uso como coletor de calor no inverno e permitem maior ventilação cruzada na casa durante o verão. Por outro lado, e para permitir o controle solar completo, foram instaladas venezianas de madeira que também servem para conferir privacidade e segurança ao lar. Finalmente, tanto a estrutura dessa fachada quanto a carpintaria foram feitas de madeira, sendo este um material sustentável."

Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha - Imagem 5 de 17
© David Frutos

* Os textos são extratos dos memoriais descritivos de cada projeto enviados pelos próprios autores.

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Materiais aparentes: inspirações de casas de madeira na Espanha" [Casas de madera en España: Lecciones ejemplares sobre cómo usar el material] 29 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934025/materiais-aparentes-inspiracoes-de-casas-de-madeira-na-espanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.