Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT

Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 2 de 27Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 3 de 27Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 4 de 27Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 5 de 27Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Miralles Tagliabue EMBT
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lluc Miralles
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, American Hardwood Export Council, Andreu World, Arlex, Bover, Bulthaup, Cappellini, Casa Gay, Flos, Gan, Kettal, Kvadrat, Listone Giordano, Marset, Moroso, Mutina, Point, Roca, Santa & Cole, Teixidors, +1
  • Arquiteta Responsável: Benedetta Tagliabue – EMBT
  • Investidores: Fundació Kálida, Nous Cims, Fundació Privada de l’Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, Maggie’s Centres
  • Diretor De Projeto: Joan Callís – EMBT
  • Coordenador De Projeto: Valentina Nicol Noris – EMBT
  • Equipe De Projeto Embt: Enrico Narcisi, Gabriele Rotelli, Marianna Mincarelli, , Paola Amato, Helena Carì, Astrid Steegmans, Liza Zanin, Federico Volpi, Letizia Artioli, Giovanni Vergantini, Paula Gheorgue, Esther Saliente Soler, Vincenzo Cicero, Sofia Barberena, Philip Lemanski, Marco Nucifora, María Cano Gómez, Carlo Consalvo, Luis Angello Coarite Asencio, Teymour Benet, Cecilia Simonetta, Edurne Oyanguren, Yilin Mao, Marilena Petropoulou, Ludovica Rolando, Mikaela Patrick, Erez Levinberg, Pablo López Prol, Mabel Aguerre
  • Tipo De Projeto: Encomenda direta
  • Estrutura: Bernúz Fernández Arquitectes SLP
  • Instalações: Proisotec Enginyeria SLP
  • Mecânica E Elétrica: PYF SL
  • Paisagismo: Miralles Tagliabue EMBT
  • Construção: Construcciones Pérez Villora S.A.
  • Orçamento E Medições: Borrell Jover SLP
  • Custo Total: 1.850.000,00 Euro
  • Custo/M2: 2.769,00 Euro/m2
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 2 de 27
© Lluc Miralles

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Kálida é um espaço de apoio emocional, social e prático para pessoas com câncer, seus familiares e amigos. É uma casa aberta a todos, com profissionais qualificados para oferecer ajuda, uma casa para conhecer outras pessoas, uma casa onde se pode encontrar um lugar tranquilo para tomar uma xícara de café.

Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 3 de 27
© Lluc Miralles
Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 14 de 27
Cortesía de Fundació Kálida

O lote está localizado entre o novo hospital e o hospital modernista original. É paralelo à nova via definida pelo plano especial urbanístico e segue a orientação ortogonal do edifício moderno.

O projeto inclui um pequeno edifício de 400 m2 e uma área de jardim dentro da zona verde do projeto geral. O centro foi projetado como um pavilhão ajardinado, onde os limites entre interior e exterior se desfazem e variam. É um edifício que busca o conforto do usuário oferecendo intimidade, luz, reconhecimento e proteção dentro do jardim.

Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 6 de 27
© Lluc Miralles

O edifício se organiza em dois pavimentos de 200 m² (aproximadamente), cada um dentro dos alinhamentos e da taxa de ocupação definidos no plano urbano especial. O acesso principal se dá através do pavimento do jardim (abaixo do solo de acordo com a cota de referência) com acesso direto à área de oncologia do novo hospital através de uma área pavimentada. Esta área também permite o acesso de veículos de bombeiros em casos de emergência. O jardim é protegido por uma série de muros, pérgolas e vegetação que permitem desenvolver as diversas atividades do centro.

Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 5 de 27
© Lluc Miralles

O pavimento inferior é um espaço aberto e flexível, pensado como jardim, ou sequência de jardins, e pátios variados onde se encontram a cozinha, a sala de refeições, uma pequena biblioteca e uma sala multiuso que permite desenvolver diferentes atividades de apoio aos usuários. Cada parte é rodeada de verde. Os limites dos pátios, jardins, pérgolas e árvores propostos controlam as vistas a partir de qualquer ponto, na tentativa de fazer desaparecer o entorno hospitalar e, ao mesmo tempo, permitir o uso de áreas externas sem sentir-se observado dos edifícios altos que rodeiam o terreno.

Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 15 de 27
© Lluc Miralles

O pavimento superior ("térreo" segundo a cota de referência) se encontra no nível de um novo percurso definido pelo plano urbanístico. Na área de entrada do pavimento inferior, está o hall; um passeio pelo jardim acompanha até o pátio de entrada. O nível superior se organiza ao redor do espaço duplo central da sala de refeições. O edifício acentua sua transparência na face sul, para os edifícios modernos, com um filtro de persianas de madeira e tramas cerâmicas para manter a intimidade.

Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 19 de 27
Cortesía de Fundació Kálida
Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 16 de 27
© Lluc Miralles

A fachada do edifício é uma parede de tijolo cerâmico com cores, texturas e composições variadas, combinada com peças cerâmicas de cores e geometrias diferentes que transformam esta parede em um elemento a mais do jardim. Ela se transforma em uma trama cerâmica que permite filtrar a luz, controlar as vistas, ventilar e, ao mesmo tempo, seguir preservando a intimidade das pessoas do centro. Na fachada sul em direção aos edifícios modernos se situam as janelas protegidas também com persianas de madeira e elementos cerâmicos.

Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 20 de 27
© Lluc Miralles

Segundo a ideia fundamental do projeto, o novo edifício cresce como novas flores coloridas no jardim do hospital original. O projeto se inspira na riqueza dos materiais, texturas, cores, geometrias e vegetação do hospital modernista. O desenho interpreta a linguagem original da arquitetura de Domènech i Montaner refletindo no novo jardim, nas fachadas e na cobertura.

Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT - Imagem 13 de 27
© Lluc Miralles

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT" [Centro Kálida Sant Pau / Miralles Tagliabue EMBT] 25 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934000/centro-kalida-sant-pau-miralles-tagliabue-embt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.