Vídeo explora o espaço e os usos cotidianos em uma escola infantil no Porto

Vídeo explora o espaço e os usos cotidianos em uma escola infantil no Porto

O mais recente vídeo produzido pela Building Pictures apresenta um projeto do escritório português CREA, que inclui a reabilitação da escola do Bom Sucesso, a construção de uma quadra poliesportiva e de um novo jardim de infância. O filme começa com a contextualização da escola no tecido urbano. É ali, bem no centro de uma zona densamente ocupada, que se localiza o projeto. Ouvem-se o barulho dos carros e a agitação frenética da cidade.

Vídeo explora o espaço e os usos cotidianos em uma escola infantil no Porto - Mais Imagens+ 1

Numa primeira fase, observa-se a escola vazia, ouvem-se os pássaros... Com o despertar da manhã, toca o sinal e o espaço é invadido de crianças. Estas correm por todo o lado, brincando sobre o piso de cor ocre que demarca o perímetro do espaço de recreio cercado de árvores.

O plano de intervenção incluiu a reabilitação da escola básica, inaugurada em 1958, bem como a demolição da estrutura pré-fabricada onde se instalava o jardim de infância e a construção de dois novos volumes, que ordenam a relação com a rua.

O filme termina com uma série de planos aéreos em que é visível o contraste entre a escola, camuflada por entre as árvores do pátio do recreio, e o quarteirão de concreto em que está envolvida, bem no centro da cidade do Porto.

CRÉDITOS

  • Direção & Produção: Sara Nunes, Building Pictures
  • Câmera: Sara Nunes
  • Pós-produção: Sara Nunes; Juarez Braga
  • Sonoplastia: Ana Pedro
  • Música: Blue Dot Sessions: Basketliner
  • Localização: Boavista, Porto - Portugal

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Vídeo explora o espaço e os usos cotidianos em uma escola infantil no Porto" 21 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933999/video-explora-o-espaco-e-os-usos-cotidianos-em-uma-escola-infantil-no-porto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.