Asif Khan projeta portal de fibra de carbono para a entrada da Expo 2020 Dubai

O estúdio Asif Khan apresentou imagens de sua primeira intervenção para a esfera pública da Expo 2020 Dubai. De 20 de outubro de 2020 a 10 de abril de 2021, a Expo Mundial terá três portais de entrada majestosos para receber visitantes de todo o mundo.

Asif Khan projeta portal de fibra de carbono para a entrada da Expo 2020 Dubai - Mais Imagens+ 7

© Helene Binet

Sob o lema "Conectando mentes, criando o futuro", a Dubai 2020 é uma celebração da conquista humana, que ocorre pela primeira vez no Oriente Médio, África e Sul da Ásia. Asif Khan, o estúdio de arquitetura de pesquisa e desenvolvimento britânico que cria edifícios, paisagens, exposições e instalações, é responsável pelos portais de entrada da Expo 2020 Dubai. Sendo a primeira coisa que os visitantes julgarão, a intervenção realmente determinará a primeira impressão que as pessoas desenvolverão da Expo. Com a abertura a partir do dia 20 de outubro, os três portões serão os primeiros trabalhos a serem revelados no projeto de mais de seis quilômetros da Expo 2020.

© Helene Binet

Os portais serão o primeiro e o último ponto de encontro de todos os que viajam para a Expo 2020 Dubai, e capturam o momento extremamente importante que a região está passando, ao sediar sua primeira Expo Mundial, a celebração não apenas da herança dos Emirados Árabes Unidos, mas também do futuro. - Asif Khan

© Helene Binet

Com um conceito baseado em uma exploração futurista do tradicional elemento "mashrabiya", uma característica fundamental usada em toda a região para controlar o fluxo de luz e ar, os portais geram um acesso fácil e aconchegante. Tecida inteiramente a partir de fios compostos ultraleves de fibra de carbono, cada entrada é alta e longa com 21m de altura e 30m de comprimento.

Fabricados apenas com linhas de estrutura fina, esses portões possuem duas enormes portas, cada uma com 21 m de altura e 10,5 m de largura, que serão abertas todas as manhãs dos 173 dias da Expo 2020 Dubai "em um ato simbólico de bem vindo ao mundo". Levando as três diretrizes da Expo 2020: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade, os portais direcionam os visitantes aos pátios, também projetados por Khan.

© Helene Binet

Projetar a esfera pública para a Expo 2020 Dubai é um momento fundamental na minha prática; Todos os aspectos do projeto convidam os visitantes a mergulharem na cultura, arte e linguagem islâmicas compartilhadas em diálogo com o futuro espírito da Expo. À medida que os visitantes exploram as muitas facetas dos projetos, dos portais de entrada à Expo ao mobiliário que elaborei com Lara Captan, cria-se uma sensação e uma experiência inesquecíveis. - Asif Khan

© Helene Binet

Além disso, a intervenção do arquiteto na esfera pública se expande para um parque linear de seis quilômetros com pista de corrida, trilhas para caminhadas e locais para descansar. Uma das características dos bancos foi projetada em colaboração com a tipógrafa libanesa Lara Captan. Inspirado pelas "linhas deixadas no deserto enquanto as pessoas viajam pela paisagem, a multidão de linhas no chão segue os cruzamentos", o projeto reinterpreta o tecido sadu tradicional dos Emirados Árabes Unidos.

© Helene Binet

Estamos ansiosos para abrir nossas portas para o mundo no dia 20 de outubro de 2020, e os portais de entrada da Expo fornecerão uma maneira maravilhosa de receber milhões de pessoas em todo o mundo, apresentando a arquitetura incrível e inovadora que elas experimentarão em todo o complexo. - Ahmed Al Khatib, Diretor de Desenvolvimento, Expo 2020 Dubai

© Helene Binet

  • Cliente: Expo 2020 Dubai
  • Projeto: Asif Khan
  • Engenharia Estrutural: Calin Gologan
  • Construção: Ha-Co Carbon GmbH

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Asif Khan projeta portal de fibra de carbono para a entrada da Expo 2020 Dubai" [Asif Khan Imagines the Expo 2020 Dubai “Mashrabiya” Entry Portals] 16 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933695/asif-khan-projeta-portal-de-fibra-de-carbono-para-a-entrada-da-expo-2020-dubai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.