Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design

Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 3 de 36Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 4 de 36Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 2 de 36Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 5 de 36Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos de interiores: Waterfrom Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yuchen Zhao
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Magis
  • Equipe De Projeto: Nic Lee, Elvin Ke, Richard Lin, Eugene Huang, Morgan Chen
  • Decoração: Waterfrom Design, Gravity Company
  • Cliente: Zhong Nan Group
  • Cidade: Xiamen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações

Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 10 de 36
Vista aérea. Imagem © Yuchen Zhao

Duas premissas diferenciam esse projeto dos outros: primeira, o prédio de escritórios de vendas será readaptado para uso sustentável da comunidade no futuro; segunda, exceto na recepção, a maior parte da área do prédio de dois andares é ao ar livre. A tarefa principal do WATERFROM DESIGN, é portanto, dar destaque às características do campo, enquanto a arquitetura do ambiente formada pelos três elementos da luz, do ar e da água é mantida.

Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 11 de 36
Átrio. Imagem © Yuchen Zhao

Fonte de chá, dê um mergulho

Espera-se que no projeto construamos uma paisagem que esteja conectada ao solo desde a entrada do primeiro andar. No passado, uma antiga árvore atuava como o centro da reunião entre os moradores, que trocavam informações diárias e construíam relacionamentos. É um hábito e uma memória coletiva reunir-se sob a velha árvore. O chá é a tradição e a essência da antiga cultura Xiamen. É um ritual ferver água e preparar chá para os amigos. Beber chá é um gesto de libertar e acalmar a mente.

Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 4 de 36
Área de jantar. Imagem © Yuchen Zhao

Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 3 de 36
Área de recepção e área do chá. Imagem © Yuchen Zhao

Um pavilhão de chá feito em vidro cercado por um lago é um prelúdio, assim como o recipiente transparente para o ritual na mesa de chá. O fluxo do rio acentua a quietude interior, o que traz uma sensação de tranquilidade para as pessoas depois que elas entram. A água flui através da longa mesa de chá no centro do pavilhão e atravessa a cortina de vidro. Quando o chá está sendo preparado sobre a mesa, o som da água flui continuamente para o lago e se estende por toda a sala. Embora não seja a releitura da descrição de Wang Xizhi de beber vinho fino junto ao rio, o riacho continua trazendo um prazer refinado, como é apreciado pelos antigos literatos da China.

Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 23 de 36
Área de leitura. Imagem © Yuchen Zhao

Fonte de luz, depois de percorrer um caminho sinuoso

Há uma abertura no chão ao lado da mesa de chá onde está a escada que leva à caverna abaixo do lago. A maioria das lendárias descobertas começa com uma entrada oculta e discreta para pessoas de fora que desejam explorar uma vida pacífica e descontraída neste lugar. Caminhando por esse caminho sombrio, as pessoas podem deixar para trás seu estresse e frustração e acalmar suas mentes para encontrar sua essência na vida. Então, com o guia do crepúsculo no final do corredor, elas podem entrar em um espaço diferente e aberto, escondido no fundo do lago.

Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 2 de 36
Área de leitura. Imagem © Yuchen Zhao

Com um cenário de charme excepcional, o subsolo é cercado pelo átrio circular, trazendo luz e água, nutrindo a árvore no fundo do lago que se estende até o céu. A cena se assemelha à aparência mais simples do céu e da terra. A luz do dia faz a sombra das árvores vagarem em ambientes fechados, onde as pessoas podem deixar para trás suas agendas lotadas e diminuir a velocidade. Elas podem se reunir debaixo da árvore, aproveitar o tempo juntas, observar o dia e a noite e as quatro estações do ano. Enquanto tomam uma xícara de chá, podem se sentir superando a ordem da cidade movimentada e respirando confortavelmente no ritmo da vida.

Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 5 de 36
Área de leitura. Imagem © Yuchen Zhao

Escondido no lago, o tempo colore a paisagem

Quando as pessoas olham para cima, elas podem ver a água do lago por cima da cobertura. O reflexo da água cria sombras em constante mudança na parede; o feixe oscilante silencioso parece se esconder debaixo do lago. Mantendo silenciosamente a distância do tráfego movimentado no piso, esse espaço é livre do estresse da vida cotidiana.

Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 18 de 36
Auditório. Imagem © Yuchen Zhao
Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 19 de 36
Auditório. Imagem © Yuchen Zhao
Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 16 de 36
Área de cozimento. Imagem © Yuchen Zhao

Para manter o desapego do mundo exterior, escolhemos materiais quentes, naturais e simples, e mantivemos a textura e o tato puros. No processo de projeto, nos esforçamos para evitar a forma de expressão excessiva e construímos um espaço intuitivo com linhas. Sob simplicidade, os usuários podem perceber a luz natural e a sombra sem interrupção. A decoração é como um longo pergaminho na parede, assim como a pintura com tinta contemporânea que é abstrata e descreve apenas o texto. Não há frustração neste espaço; a placa envelhece com o tempo e reflete as mudanças das pessoas no fluxo dos anos.

Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 22 de 36
Área de jantar e área de leitura. Imagem © Yuchen Zhao
Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 26 de 36
interior. Imagem © Yuchen Zhao

A cerâmica feita à mão que conecta as veias do solo, a fragrância da madeira e as ondulações do rattan tecidas com força, tudo narra as memórias e histórias de pessoas com detalhes sutis. São como a expressão microscópica das emoções, o embelezamento das mesas de chá e os prelúdios das atividades culturais no futuro.

Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 21 de 36
Corredor do escritório. Imagem© Yuchen Zhao

Coração da cidade, ao nutrir árvores também se está cultivando o temperamento

Removemos estruturas funcionais excessivamente específicas e esperamos criar um espaço para diálogos, para que os indivíduos alienados pela urbanização possam encontrar um lugar para se reunir ao redor da árvore, conversar sobre suas vidas diárias e construir relacionamentos pessoais com os outros. “Ele convidou o pescador para a casa e entreteve o pescador com vinho e comida deliciosa. Outros na aldeia ouviram falar dele, e todos vieram para perguntá-lo sobre as notícias externas”. No Peach Garden, as pessoas são simples e honestas, e vivem uma atmosfera harmoniosa. Esperamos que essa cena reapareça aqui, que se tornará uma preciosa conotação de vida na comunidade. Não importa o quão movimentado o mundo exterior seja e como a cidade seja alterada, procure a entrada e mergulhe no fundo do lago. Você sempre encontrará tranquilidade desde uma perspectiva incomum.

Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design - Imagem 28 de 36
Corredor para o subsolo. Imagem © Yuchen Zhao

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xiamen, Fujian, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário do Chá / Waterfrom Design" [Tea Community Center / Waterfrom Design] 14 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933631/centro-comunitario-do-cha-waterfrom-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.