Roquet Café / NUA Arquitectures

Roquet Café / NUA Arquitectures - Imagem 2 de 24Roquet Café / NUA Arquitectures - Imagem 3 de 24Roquet Café / NUA Arquitectures - Imagem 4 de 24Roquet Café / NUA Arquitectures - Imagem 5 de 24Roquet Café / NUA Arquitectures - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: NUA Arquitectures
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  78
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, HAI, Ondacer, Zangra
  • Arquitetos Responsáveis: Maria Rius, Ferran Tiñena, Arnau Tiñena
  • Engenharia: STC Enginyeria
  • Construção: Construccions Marimon y Barrabeig
  • Instalações: David Orpinell.
  • Imagem Gráfica: Gerard Joan
  • Cidade: Valls
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Roquet Café / NUA Arquitectures - Imagem 11 de 24
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um espaço térreo abandonado e ocupado há muito tempo por uma agência, propõe-se uma ação para dar-lhe uma segunda vida, transformando-o em um espaço gastronômico iluminado que possa acomodar, além dos serviços de refeitório e restaurante, usos educativos e culturais que sejam capazes de contribuir para a ativação deste bairro da cidade de Valls. O espaço está situado entre empenas e apresenta duas fachadas, uma completamente transparente que se abre para a rua e outra posterior, parcialmente ocupada por um armazém industrial.

Roquet Café / NUA Arquitectures - Imagem 17 de 24
© José Hevia
Roquet Café / NUA Arquitectures - Imagem 24 de 24
Plantas
Roquet Café / NUA Arquitectures - Imagem 21 de 24
© José Hevia

A primeira ação do projeto consiste em buscar a máxima transparência transversal para que a luz natural possa chegar a todas as partes do novo café. Enquanto a fachada posterior recebeu algumas aberturas na parte superior para iluminar e ventilar as áreas de serviço, a fachada urbana é permeável e se abre ao espaço público desfazendo seus limites. Sua seção foi ampliada para gerar um espaço habitável, tanto do interior quanto do exterior, e permitir, por sua vez, a abertura total dos caixilhos de cada um dos ambientes de acesso. A segunda estratégia da intervenção consiste em revelar a estrutura existente de concreto, que divide um único espaço diáfano em três ambientes domésticos abertos: o jardim, a sala de jantar e a cozinha. O espaço de entrada pelo jardim é uma transição suave entre a rua e o espaço central do café. O teto têxtil de abóbodas invertidas nos transporta a uma tenda, um espaço interno festivo, ou uma pérgola externa que faz parte de um jardim. O desenho do mobiliário de diversas dimensões e materiais, e a incorporação de vegetação, conformam uma área descontraída, onde as crianças também encontram seu espaço para brincar. As características internas e externas do espaço são reguladas pelos grandes caixilhos metálicos da entrada que, ao mesmo tempo, são banco e mesa que se apropriam da rua.

Roquet Café / NUA Arquitectures - Imagem 6 de 24
© José Hevia
Roquet Café / NUA Arquitectures - Imagem 23 de 24
Axonométrica
Roquet Café / NUA Arquitectures - Imagem 3 de 24
© José Hevia

A sala de jantar é o espaço central, protagonizado por uma mesa de grandes dimensões, um espaço onde a reunião e o compartilhamento permitem acolher uma grande diversidade de atividades. Um banco com várias mesas percorre uma das empenas, dando a opção de aproveitar uma área mais íntima. A outra empena contém um móvel-vitrine de serviços e armazenamento. A terceira divisão contém a cozinha, que se abre para o espaço central, além dos banheiros e das instalações. Para acomodar os espaços técnicos, o pórtico estrutural foi complementado com blocos de concreto. A parede de bloco é combinada com superfícies de vidro translúcidas, que mantêm a intimidade dos espaços de serviço enquanto transportam a maior quantidade possível de luz para o espaço central. Um espaço diáfano, versátil, aberto à cidade e que acolhe várias atividades. Um fragmento de casa onde se pode desfrutar de novas propostas gastronômicas. Um jardim, uma sala de jantar e uma cozinha.

Roquet Café / NUA Arquitectures - Imagem 7 de 24
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer Abat Llort, 9, 43800 Valls, Tarragona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Roquet Café / NUA Arquitectures" [Roquet Café / NUA Arquitectures] 17 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933489/roquet-cafe-nua-arquitectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.