Casa J / FRARI - architecture network

Casa J / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaCasa J / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, VigaCasa J / FRARI - architecture network - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, FachadaCasa J / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Banheiro, BancadaCasa J / FRARI - architecture network - Mais Imagens+ 31

Albergaria-a-Velha, Portugal
  • Arquiteta Responsável: Maria Fradinho
  • Cidade: Albergaria-a-Velha
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa J / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto resulta da intenção de reabilitar uma moradia unifamiliar, severamente afetada, ao nível dos interiores, por patologias resultantes de más opções construtivas. Para além de se pretender corrigir as patologias existentes nesta moradia pretendese, também, retificar as disfunções de organização espacial que apresenta. Deste modo, a ambição do projeto é reabilitar a moradia para lhe conferir novas condições de habitabilidade, garantindo que a mesma se torna mais versátil e com melhores acabamentos.

Casa J / FRARI - architecture network - Fotografia de Exterior, Cerca
© Ivo Tavares Studio
Plantas
Casa J / FRARI - architecture network - Fotografia de Exterior
© Ivo Tavares Studio

O terreno onde se insere admite duas zonas distintas: uma urbana, confrontada com o arruamento principal e onde se encontra implantada a moradia, e a restante zona rural, de uso florestal, onde se prevê a implantação de um novo espaço desportivo e de lazer, com campo de padel e zona ajardinada. Este novo espaço, vem na continuidade do aumento previsto para o anexo, que agora se fecha em vidro, para se transformar em lounge de eventos, disponível para convívio entre amigos e família.

Casa J / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Ivo Tavares Studio

Na fachada do anexo, propõe-se construir uma estrutura metálica em pérgula, que se liga à moradia, fazendo o desenho da implantação do conjunto edificado alterar-se para uma forma de J, dando nome ao projeto. Esta pérgula irá criar a devida proteção ao anexo, permitindo que o seu uso seja prolongado para o exterior. O uso de estruturas metálicas replica-se conjuntamente para um plano vertical, que se propõe para a lateral da piscina, de forma a criar uma barreira com a vegetação que ali cresce e, assim, proteger a zona da piscina das vistas indiscretas dos vizinhos. Estas são as únicas alterações previstas ao nível exterior, já que todo o restante não será intervencionado, por respeito ao conjunto projetado por outro colega e, sobretudo, por estar em bom estado de conservação. Assim, as intervenções mais significativas residem nos interiores. 

Casa J / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Corrimão
© Ivo Tavares Studio

Destas, destaca-se a redução do número de quartos, de 4 para 3, onde todos passam a ser suites. As duas novas suites são compostas por uma zona de roupeiro que transita para a instalação sanitária de forma natural e contígua, através de uma parede em vidro, que unifica os dois espaços. A suite principal sofre uma ampliação do vestiário e da instalação sanitária, adquirindo uma nova zona de jacuzzi e um pátio exterior privado, que irá garantir a adequada ventilação e iluminação daquele espaço sem, com isso, perder a privacidade que se deseja para o mesmo.

Casa J / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Ivo Tavares Studio
Casa J / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Ivo Tavares Studio

Por último, mas não menos importante, propõe-se unificar a sala e a cozinha, derrubando a parede de betão que as separa, de modo a tornarem-se num só, um “open-space” capaz de reunir a família, muitas vezes separada por esta condicionante física. Aqui pretende-se, ainda, abrir um vão na fachada norte, garantindo um novo ponto de entrada desde o logradouro, já que, até ao momento, esta entrada se fazia pela cozinha. Ainda assim, todas estas alterações não serão suficientes para a reabilitação pretendida sem antes corrigir as patologias construtivas existentes, sobretudo ao nível de infiltrações de água. Esta questão irá obrigar à criação de um sistema de filtragem de águas pluviais, criando drenos no perímetro da moradia, sobretudo nas zonas que se constata a presença de maior quantidade de água. Será, também, garantida a devida impermeabilização de pisos e paredes, por forma a poder evitar as capilaridades constatadas. Posteriormente a todo o tratamento anti infiltrações, todos os materiais de acabamento são substituídos ou intervencionados com o objetivo de renovar por completo esta vivenda, como se de uma nova se tratasse.

Casa J / FRARI - architecture network - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa J / FRARI - architecture network" 10 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933453/casa-j-frari-architecture-network> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.