Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Residência S / Biselli Katchborian Arquitetos

Residência S / Biselli Katchborian Arquitetos

© Rafael Salim © Rafael Salim © Rafael Salim © Rafael Salim + 35

Río de Janeiro, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2983.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Rafael Salim
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Deca, Mekal, Portobello, Adobe, AutoDesk, Crismetal, Plurigoma, Punto, Tarket Fademac, Tintas Coral, Trimble
  • Arquitetos Responsáveis: Mario Biselli, Artur Katchborian
  • Coordenadora: Ana Carolina Ferreira Mendes
  • Colaboradores: Cassio Oba Osanai, Fernanda Oliveira Andrade, Luiza Monserrat, Flávia Prata, Andre Biselli Sauaia, Gabriel Cesar e Santos, Amanda Castro, Luciana Conti, Carla Gotardello, Cassia Lopes Moral, Ana Carolina Martins, Hugo Rossini, Camila Grecco, Alexandre Biselli, Fernanda Clua, Paulo Roberto dos Santos Barbosa, Diego Magri, João Dualib
  • Construtores: Baggio e Carvalho Construtora
Mais informações Menos informações
© Rafael Salim
© Rafael Salim

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para expansão da Residência S – um retiro para estudos e pesquisa – localiza-se no Rio de Janeiro. A sede atual já estava em funcionamento nos dois edifícios existentes no local: uma casa de importância histórica, construída na década de 1950, e uma pequena capela, do arquiteto Alcides da Rocha Miranda.

© Rafael Salim
© Rafael Salim
Pavimento térreo
Pavimento térreo
© Rafael Salim
© Rafael Salim

Nos limites da Zona de Preservação Ambiental, o projeto tira partido da paisagem, tanto em função das vistas como dos usos em si mesmo, preservando ao máximo a vegetação existente no terreno.

© Rafael Salim
© Rafael Salim

O programa é dividido em dois setores principais: residencial (com dormitórios, salas de estar, biblioteca) e apoio (copa, cozinha, lavanderia). O programa demanda grande privacidade, não havendo conexão, nem física nem visual, entre estes dois setores.

© Rafael Salim
© Rafael Salim
Modelo 01
Modelo 01
© Rafael Salim
© Rafael Salim

A topografia do terreno é peculiar. Em duas linhas que são perpendicularmente conectadas, o terreno tem claramente dois platôs, as localizações mais favoráveis para edificações que, entretanto, já estavam ocupadas pelas construções existentes. Para a expansão sobraram as áreas de maior inclinação – em alguns locais a inclinação atinge 33%, com uma queda de cerca de 20m. O que inicialmente parece um problema, foi o cerne da solução de usos e fluxos: o acesso ao setor de apoio se dá pelo nível mais baixo, e o acesso ao setor residencial pelo nível mais alto.

© Rafael Salim
© Rafael Salim

A introspecção inerente ao programa e usos são refletidas no objeto proposto. Apesar de suas grandes proporções, a expansão se mantém discreta na paisagem.

© Rafael Salim
© Rafael Salim

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência S / Biselli Katchborian Arquitetos" 11 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933415/residencia-s-biselli-katchborian-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.