Laka divulga os resultados do concurso "Arquitetura que Reage"

A Laka divulgou os resultados da competição Arquitetura que Reage [Architecture that Reacts], que reuniu mais de 200 inscrições. Com o objetivo de diversificar os resultados, o tema se concentrou nas esferas de design arquitetônico, urbanismo, tecnologia ou design de produto, "capaz de interagir dinamicamente com seu ambiente social, natural ou construído". De fato, o assunto gira em torno de “soluções interdisciplinares desenvolvidas através de um processo de mudanças e ajustes”.

Um painel internacional de jurados examinou os projetos de 350 participantes de 40 países e selecionou as propostas que “tiravam vantagens de disciplinas como robótica, mecânica, fabricação digital, biodesign e biofabricação, design computacional, ciência dos materiais, bioarquitetura, ciências sociais, design industrial, mobilidade e muito mais”. Confira a seguir a lista completa dos vencedores.

Laka divulga os resultados do concurso Arquitetura que Reage - Mais Imagens+ 14

Vencedor

THE ARK/ Safia Dziri, Megan Stenftenagel, Matt Turlock, e Emiel Cockx

Vencedor do ano de 2020. Imagem cortesia de Laka

O aumento do nível dos oceanos, e a solução quase onipresente da indústria criativa permite uma intervenção no tecido urbano exclusiva no campo de design. Portanto, indagamos, a arquitetura deveria combater ou tirar vantagem das inundações? A inundação é um desastre natural ou uma fonte de beleza? As propriedades costeiras devem ser abandonadas ou revestidas com materiais duráveis? Ark propõe uma arquitetura reagente, que busca preservar os tecidos urbanos sob risco de inundação, enquanto simultaneamente expande os espaços existentes.

Medalha de Ouro

METAMORFOSE GLACIER / Aasish Janardhanan

Medalha de Ouro. Imagem cortesia de Laka

Embora a Terra esteja em constante alteração, a velocidade atual das mudanças climáticas não tem precedentes. Os drásticos fragmentos de evidência nas áreas de alta altitude, especialmente nos Alpes, expõem claramente as mudanças climáticas e seus impactos. Redução da cobertura de neve em altitudes mais baixas, geleiras em retração, derretimento dos solos congelados com mudanças extremas de temperatura e precipitação são as maneiras pelas quais os Alpes confirmam o impacto.

Medalha de Prata

IGREJA DE OTAKUS / Zhiyi Chen

Medalha de Prata. Imagem cortesia de Laka

Baseado no pós-secularismo, o projeto pretende aumentar a conscientização sobre o fenômeno social em andamento e sua reflexão sobre a disciplina arquitetônica. O projeto prevê um cenário futuro em que a religião e o mundo banal são sinteticamente combinados, envolvendo ativamente a interação pública no espaço físico.

Medalha de Bronze

A GERAÇÃO DE DESSALINIZAÇÃO / Joseph Shenton

Medalha de Bronze. Imagem cortesia de Laka

(...) Devido à inércia das comunidades globais desenvolvidas, as pessoas mais vulneráveis provavelmente terão que aceitar o aumento do nível do mar e se adaptar às mudanças que se aproximam das comunidades agrícolas e urbanas costeiras. A maioria das terras ameaçadas está localizada nos países em desenvolvimento da Ásia, onde as inundações crônicas devem afetar áreas que contêm 10% de suas populações. Sem se adaptar, essas comunidades provavelmente se tornarão refugiados climáticos.

Menções Honrosas

O Renascimento de Karez: Plano Oásis / Yuxuan Cai, Zehua Bian, Yuxuan Dai

Menção honrosa. Imagem cortesia de Laka

Derrubando a 4ª Parede / Ahmad Hafez, Nezar Abualhalaweh, Hamzeh Al-Thweib

Menção honrosa. Imagem cortesia de Laka

PROTOCELL / Monika Kalinowska, Denys Karandiuk

Menção honrosa. Imagem cortesia de Laka

Duas peças e um elástico / Santiago Diaz Giral

Menção honrosa. Imagem cortesia de Laka

Worm Space / Zi Kang Lim

Menção honrosa. Imagem cortesia de Laka

Mycokarst / Anna Budnikova

Menção honrosa. Imagem cortesia de Laka

ADAPTAÇÃO EM AUGMENTAÇÃO / Md. Shariful Alam Anik

Menção honrosa. Imagem cortesia de Laka

Climatree / Raymond McGreal

Menção honrosa. Imagem cortesia de Laka

Regen Pods: uma abordagem de design multifacetada para amanhã / Deo Alrashid Trevecedo Alam, Franz Christopher Berania Diaz, Matthew Geo Navarro Ravago, Amador Jr Rosales Belgica, Theodore Andre Ramos Guttierez, Kiezl Legaspi Salvador, Denise Rose Dy Chang

Menção honrosa. Imagem cortesia de Laka

MOD CITY / Fernando Meseguer Zapata

Menção honrosa. Imagem cortesia de Laka

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Laka divulga os resultados do concurso "Arquitetura que Reage"" [Laka Competition Reveals 2020 Results of "Architecture that Reacts"] 11 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933222/laka-divulga-os-resultados-do-concurso-arquitetura-que-reage> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.