Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia

Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Imagem 2 de 12Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Imagem 3 de 12Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Imagem 4 de 12Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Imagem 5 de 12Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos Responsáveis: Antoni Barceló, Bàrbara Balanzó, Xavier Gracia
  • Gestão De Obra: Barceló Balanzó Arquitectes, Xavier Gracia
  • Arquitetos Colaboradores: Ivan Ivanov, Jairo Fernández, Aitor Martínez, Miquel Masons
  • Arquiteto Técnico: G9 arquitectura i gestió SLP, Xavier Humet
  • Estrutura: Bernuz Fernandez Arquitectes SLP
  • Instalações: PGI Engineering
  • Construtoras: UTE COPCISA, VIAS
  • Cidade: Terrassa
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Imagem 10 de 12
© Simón García

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Instituto se localiza em um lote no limite do tecido residencial na região de Las Aimerigues, no limite de um futuro crescimento da cidade e uma área de parques de importantes dimensões limitado pela rua de Icaria. A implantação foi definida a partir dos volumes da edificação dentro do lote: um volume compacto alinhado na rua consolidada de Pablo Iglesias e um volume menor que contém o ginásio e que define o acesso através do espaço público e o terraço. O modelo tipológico proposto é de caráter compacto com um corredor central luminoso e generoso, com salas dos dois lados. Um volume econômico, compacto, flexível e eficiente.

Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Imagem 9 de 12
© Simón García
Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Imagem 11 de 12
Projeto
Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Imagem 5 de 12
© Simón García

Econômico por sua simplicidade construtiva e pelos limitados metros quadrados construídos em relação ao programa de necessidades solicitado. Compacto, já que ocupa menos território e libera espaços livres com medidas coerentes para as atividades de lazer, sem espaços residuais, facilitando o controle do espaço externo e permitindo uma fácil ampliação caso necessário. Flexível, já que os programas docentes têm uma mutabilidade significativa e cada vez maior, assim a logística do centro precisa de uma grande flexibilidade para poder receber usos diversos ao longo do tempo. Se garantem os acessos independentes, sem ter que entrar no centro, para o ginásio, a biblioteca, a AMPA, e os banheiros externos.

Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Imagem 4 de 12
© Simón García

Eficiente, pois sua compacidade ajuda a minimizar as perdas energéticas; a modulação ideal e a construção a seco são sistemas passivos que ajudam a reduzir a pegada de carbono do edifício.

Redução da pegada ecológica: uso de materiais não contaminantes, duráveis e facilmente recicláveis; uso de energias renováveis; sistemas de controle, gestão de resíduos e uso da tecnologia BIM no processo de projeto e construção. As salas de aula foram distribuídas no volume alinhado à rua Pablo Iglesias, formalizando um dos limites do centro sem gerar espaços residuais. O ginásio foi pensado com frente para a rua Icaria, acompanhando o acesso, com um primeiro espaço arborizado que servirá de estacionamento para bicicletas.

Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Imagem 7 de 12
© Simón García

Entre os dois volumes se constrói um terraço orientado para sul, através do qual se acessa o instituto e o ginásio. Em relação aos materiais utilizados, se aposta no uso da cerâmica na fachada, com vários tipos de tratamento, para gerar diversas texturas, em uma referência à tradição da arquitetura industrial da cidade. Os demais fechamentos são em vidro, policarbonato celular e revestimento de pinho de cobre em algumas áreas do térreo. A proteção solar é feita com lâminas de cerâmica ajustáveis que evitam a radiação direta, mas permitem a entrada de luz difusa. Sua altura é ajustada para evitar o sol direto, mas permite vistas para o exterior.

Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Imagem 3 de 12
© Simón García
Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Imagem 12 de 12
Detalhes
Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia - Imagem 8 de 12
© Simón García

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer ďIcària, 80, 08224 Terrassa, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituição de Educação Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia" [Institución de Educación Superior Aimerigues / Barceló Balanzó Arquitectes + Xavier Gracia] 12 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933159/instituicao-de-educacao-superior-aimerigues-barcelo-balanzo-arquitectes-plus-xavier-gracia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.