Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Peregrinações arquitetônicas: até onde vamos para conhecer uma obra icônica?

Peregrinações arquitetônicas: até onde vamos para conhecer uma obra icônica?

No período de formação e prática da arquitetura, nos deparamos com inúmeros exemplos de obras que, pelos mais variados motivos, marcaram a história da disciplina. Tais exemplos se tornam grandes referências no repertório de um arquiteto, influenciando sua maneira de ver e projetar arquitetura. No entanto, a compreensão de um lugar é incompleta sem a sua experiência presencial e por isso, durante viagens, buscamos conhecer obras icônicas no intuito de aprofundar nosso repertório.

Porém, nem sempre essas obras são facilmente acessíveis ou próximas aos roteiros pré-estabelecidos, o que pode resultar em verdadeiras peregrinações para conhecê-las.

Há casos em que obras icônicas da arquitetura pertencem a pequenas cidades ou vilarejos os quais por si só demandam horas de viagem; outros em que tais localidades são próximas a cidades maiores, onde normalmente o viajante prefere se hospedar; outros em que a rota de transporte público é inexiste ou ineficiente, e resta ao visitante andar a pé ou utilizar o carro; e ainda aqueles em que a caminhada faz parte da intenção arquitetônica.

A dificuldade de conhecer pessoalmente uma obra arquitetônica famosa ainda pode ir além das longas distâncias para alcançá-las e pode incluir altos custos, reservas prévias ou qualificação profissional. Portanto, é bom estar atento aos requisitos necessários para conhecer a próxima obra icônica e conferir nos sites das instituições responsáveis pelas visitas detalhes como horário de abertura, tabela de preços, como chegar, ou até mesmo se o edifício se encontra aberto à visitação (neste artigo publicado anteriormente no ArchDaily você poderá encontrar alguns desses pré-requisitos para determinadas obras).

Fotografias, desenhos técnicos, croquis e diagramas podem ajudar a ampliar nosso conhecimento acerca de obras arquitetônicas mundo afora, mas a experiência pessoal em um edifício é insubstituível, por isso pode valer a pena enfrentar grandes jornadas para se conhecer pessoalmente um edifício de relevância na história.

Selecionamos a seguir alguns casos de ícones arquitetônicos para os quais é preciso enfrentar longas distâncias. O link em cada endereço redireciona para a localização do edifício com a indicação de trajeto a partir do ponto que desejar, para que possa montar o seu próximo roteiro de viagem ou guia de arquitetura considerando seu ponto de partida e zonas próximas de interesse.

Villa Savoye / Le Corbusier

Villa Savoye / Le Corbusier. Imagem de: jacques.deneux, via Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
Villa Savoye / Le Corbusier. Imagem de: jacques.deneux, via Visualhunt.com / CC BY-NC-SA

82 Rue de Villiers, 78300 Poissy, França

Por estar localizada na cidade de Poissy, nos arredores de Paris, é possível que o visitante esteja hospedado na capital francesa e prefira ir à Villa Savoye e voltar no mesmo dia. Neste caso, segundo o site da icônica casa de Le Corbusier, é recomendável pegar o trem regional "linha A" até a estação Poissy e depois o ônibus 50 em direção a "La Coudraie" e sair na parada "Villa Savoye" em um trajeto que dura cerca de uma hora. A casa fica a 1,6km da estação de Poissy.

Casa das Canoas / Oscar Niemeyer

Casa das Canoas / Oscar Niemeyer. Imagem: © SkyscraperCity
Casa das Canoas / Oscar Niemeyer. Imagem: © SkyscraperCity

Estrada da Canoa, 2310 - São Conrado, Rio de Janeiro, Brasil

Para chegar à Casa das Canoas partindo da Zona Sul ou Zona Oeste, é possível pegar um ônibus até São Conrado, e a partir dali, o ônibus 448 no Largo das Flores ou no início da Estrada das Canoas. A partir da Zona Norte, uma opção é pegar o ônibus 448 no Alto da Boa Vista e descer para a Estrada das Canoas. O trajeto pode demorar mais de duas horas a depender do tráfego e da zona da cidade de onde se deseja partir. Outras opções, utilizando metrô ou carro, estão descritas no site da casa, assim como informações sobre o seu funcionamento (atualmente, a obra encontra-se fechada para visitação).

Museu Messner da Montanha Corones / Zaha Hadid Architects

Museu Messner da Montanha Corones / Zaha Hadid Architects. Imagem: © Werner Huthmacher
Museu Messner da Montanha Corones / Zaha Hadid Architects. Imagem: © Werner Huthmacher

Plan de Corones, 39030 Pieve di Marebbe BZ, Itália

Para chegar a pé no museu projetado por Zaha Hadid no cume do Monte Kronplatz, a 2.275 metros acima do nível do mar, é preciso percorrer uma caminhada que pode durar de 4 a 5 horas, a depender do ponto de partida e do preparo físico do visitante. As possíveis rotas a pé para se chegar a essa obra, fundada pelo renomado alpinista Reinhold Messner, estão descritas no site do museu, assim como os trajetos de trem ou carro, para aqueles que preferirem evitar a caminhada.

Capela de Ronchamp / Le Corbusier

Capela de Ronchamp / Le Corbusier. Imagem: © Luke Stearns
Capela de Ronchamp / Le Corbusier. Imagem: © Luke Stearns

13 Rue de la Chapelle, 70250 Ronchamp, França

O sítio de Ronchamp é há muito tempo um lugar de peregrinação enraizado na tradição católica. Localizada no topo de uma colina, a capela fica a cerca de 30 minutos à pé da Gare de Ronchamp, que por sua vez, fica a 30 minutos de carro de Belfort - a cidade mais próxima, de onde trens e ônibus fazem a conexão que dura cerca de uma hora. É possível encontrar mais informações no site da capela.

Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou / Renzo Piano

Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou / Renzo Piano. Imagem: Fourrure, via Flickr; Licença Creative Commons
Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou / Renzo Piano. Imagem: Fourrure, via Flickr; Licença Creative Commons

Rue des accords de Mantignon s/n, Noumea, Nova Caledónia

Desde a conclusão do centro cultural, a Nova Caledônia encontrou-se no centro das atenções internacional de arquitetura, já que o design das conchas icônicas do edifício trouxe fama e oportunidades de negócios para a ilha. A obra fica a cerca de 8km do centro da cidade de Noumea e não possui pontos de transporte público nas proximidades, sendo recomendado chegar de carro. Mais informações sobre o funcionamento do centro cultural no site.

Casa da Cascata / Frank Lloyd Wright

Casa da Cascata / Frank Lloyd Wright. Imagem: Nick Stanley, via Flickr; Licença Creative Commons
Casa da Cascata / Frank Lloyd Wright. Imagem: Nick Stanley, via Flickr; Licença Creative Commons

1491 Mill Run Rd, Mill Run, PA 15464, Estados Unidos

Como a Casa da Cascata está localizada em uma área rural, não existem pontos de transporte público nas suas proximidades e é preciso chegar de carro. A casa está localizada no sudoeste da Pensilvânia, em Laurel Highlands, a cerca de 90 minutos do centro de Pittsburgh. Para acessá-la, é preciso passar pela Rota PA 381 entre Mill Run e Ohiopyle. Para mais informações sobre a visita e acesso, confira o site da casa.

Neviges Mariendom / Gottfried Böhm

Neviges Mariendom / Gottfried Böhm. Imagem: © Yuri Palmin
Neviges Mariendom / Gottfried Böhm. Imagem: © Yuri Palmin

Löher Str. 11, 42553 Velbert, Alemanha

Construída em um popular local de peregrinação no oeste da Alemanha, Mariendom é a última iteração de um mosteiro que atrai inúmeros visitantes e peregrinos de todo o mundo há séculos. O site komoot disponibiliza as possíveis rotas de peregrinação, com as distâncias, altitudes e níveis de dificuldade envolvidos em cada rota.

Escola Nacional de Arte de Cuba / Ricardo Porro, Vittorio Garatti, Roberto Gottardi

Escola de Dança Moderna por Ricardo Porro. Imagem © Adrián MALLOL i MORETTI
Escola de Dança Moderna por Ricardo Porro. Imagem © Adrián MALLOL i MORETTI

120, Havana, Cuba

Este conjunto arquitetônico tem uma história marcada por muitos eventos que levaram à não conclusão de alguns de seus edifícios. Para se chegar à escola (próxima ao Aeroporto Ciudad Libertad) de transporte público é preciso pegar uma linha do Metrobus que pare na estação Playa (saindo do centro da cidade o trajeto dura de 30 a 40min). A partir desse ponto, é necessário andar cerca de 900 metros (aproximadamente 10 minutos) ou usar carro. A escola fica a cerca de 12km do centro da cidade.

Convento de La Tourette / Le Corbusier

Convento de La Tourette / Le Corbusier. Imagem: © Fernando Schapochnik
Convento de La Tourette / Le Corbusier. Imagem: © Fernando Schapochnik

Route de la Tourette, 69210 Éveux, França

Éveux, que possui pouco mais de 1000 habitantes, fica a cerca de 25km de Lyon. Para os visitantes hospedados nesta última cidade, o trajeto começa com uma viagem de ônibus, trem ou carro, sendo necessário continuar o trajeto à pé por 1,5km (cerca de 35 minutos) a partir da Gare de l'Arbresle para aqueles que não utilizarem o automóvel como meio de locomoção.

Bônus

Ruta del Peregrino / Vários Arquitetos

Ruta del Peregrino / Vários Arquitetos
Ruta del Peregrino / Vários Arquitetos
Mapa das intervenções na Ruta del Peregrino
Mapa das intervenções na Ruta del Peregrino

Ameca - Talpa de Allende, Jalisca, México

Diferente de muitos dos exemplos em que arquitetos percorrem longas distâncias para conhecer uma obra, em que a "rota" surge a partir da arquitetura, as intervenções da Ruta del Peregrino foram projetadas a partir de uma rota preexistente de peregrinação. A necessidade de pontos de apoio no trajeto de quase 120 km motivou o convite a escritórios mexicanos e internacionais a projetarem obras que poderiam ser por si só motivo de peregrinação para arquitetos e estudantes de arquitetura. Para chegar a Ameca - ponto de partida dessa rota -, a partir da cidade de Guadalajara, é preciso ainda pegar um carro ou ônibus para atravessar os quase 90 km que separam as cidades.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Susanna Moreira. "Peregrinações arquitetônicas: até onde vamos para conhecer uma obra icônica?" 25 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933071/peregrinacoes-arquitetonicas-o-quao-longe-vamos-para-conhecer-uma-obra-iconica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.