RGM 46 / DC.AD

RGM 46 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, JanelaRGM 46 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Porta, JanelaRGM 46 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MesaRGM 46 / DC.AD - Fotografia de Exterior, PortaRGM 46 / DC.AD - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: DC.AD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:DC.AD
  • Arquitectura: DC.AD, Duarte Caldas
  • Equipe De Projeto: Catarina Mascarenhas
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
RGM 46 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Porta, Prateleira
© DC.AD

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento RGM 46 é um projecto de reabilitação situado em Lisboa, com cerca de 60m2 em tipologia duplex, com um pequeno terraço na cobertura.

RGM 46 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Viga
© DC.AD

O programa funcional proposto incluía uma sala, cozinha, quarto e instalação sanitária. O ponto partida da intervenção consistiu na separação espacial entre espaço social e espaço privativo do apartamento através dos dois pisos existentes.
O piso inferior foi libertado de todas as paredes e obstáculos existentes, para dar lugar a um espaço único e amplo destinado à sala. Neste sentido, foi necessário reforçar a estrutura do apartamento com um novo sistema composto por vigas e pilares metálicos, que foram deixados à vista e que se afirmaram como tema de projecto.

RGM 46 / DC.AD - Fotografia de Interiores
© DC.AD
Planta
RGM 46 / DC.AD - Fotografia de Exterior, Porta
© DC.AD

A estrutura de reforço, longitudinalmente, delimita dois espaços distintos da sala, um voltado a sul que usufrui da varanda exterior e da luz natural dos vãos da fachada principal e outro voltado a norte que comunica com a fachada tardoz cega. Juntamente com o posicionamento estratégico do pilar, são delimitadas quatro quadrantes distintos: a sala a sul, dividida entre espaço de estar a poente e espaço de refeições a nascente; e espaço funcional a norte.

RGM 46 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Cozinha
© DC.AD

Foi introduzido um novo corpo acoplado à parede norte, que constitui uma linha de painéis abstrata, que integram os armários da nova cozinha, zonas de arrumação e o acesso às escadas que acedem ao piso superior. A introdução deste novo volume procura, por um lado, resolver com um só gesto a incorporação de todas as funcionalidades da cozinha, como, por outro, oferecer um pano de fundo único e contínuo ao espaço. Os painéis cinza juntamente com o tecto pintado à mesma cor, definem pela utilização de cor, uma distinção espacial com o espaço de estar, luminoso, acentuado pelos vários tons de branco das superfícies e pelo ritmo dos barrotes estruturais de madeira que marcam o tecto deste espaço. Para moderar a relação entre estes dois espaços foi ainda criada uma estante metálica semi-aberta que oferece apoio tanto para a cozinha como para a sala de estar.

RGM 46 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada, Cadeira
© DC.AD

No piso superior encontra-se uma suite desenhada em formato open-space. O espaço possui um pavimento e um tecto continuo, porém é separado através do posicionamento estratégico de peças de mobiliário que criam diferentes hierarquias de utilização do espaço. Foram criados dois volumes soltos por entre os quais é possível circular e que separam o espaço de quarto do espaço de banho.

RGM 46 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© DC.AD

A instalação sanitária situa-se do lado nascente, com iluminação e ventilação natural através do novo vão na cobertura. Este espaço pode ser fechado através de dois painéis em acrílico rosa, que criam um jogo de semi-transparência e filtram a luz colorida para o interior do espaço. O volume que separa este espaço do quarto inclui um nicho com um lavatório metálico e com as faces interiores revestidas a espelho.

RGM 46 / DC.AD - Fotografia de Interiores
© DC.AD

O espaço principal do quarto trabalha a escala de branco e cinza em diferentes tons e texturas. A cama está inserida num nicho com cabeceiras de várias alturas. Daqui, vê-se o terraço exterior e a paisagem reflectida no espelho do armário.

RGM 46 / DC.AD - Fotografia de Interiores
© DC.AD

A aparelhagem eléctrica e os candeeiros decorativos destacam-se propositadamente na cor preta, enquanto que a iluminação geral de parede se apresenta invisível, branca e inócua.

RGM 46 / DC.AD - Fotografia de Interiores
© DC.AD

Em termos globais, a intervenção pretende clarificar o espaço, criando divisões amplas e comunicantes entre si através de uma circulação fluida e sem obstáculos. As subtis variações entre espaços são feitas meticulosamente através do desenho e posicionamento de mobiliário e pela utilização cuidadosa de cor.

RGM 46 / DC.AD - Fotografia de Interiores
© DC.AD

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "RGM 46 / DC.AD" 01 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932989/rgm-46-dd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.