Residência SEKI / SAI Architectural Design Office

Residência SEKI / SAI Architectural Design Office - Fotografia de Interiores, Concreto, VigaResidência SEKI / SAI Architectural Design Office - Fotografia de Interiores, ConcretoResidência SEKI / SAI Architectural Design Office - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaResidência SEKI / SAI Architectural Design Office - Fotografia de Interiores, MadeiraResidência SEKI / SAI Architectural Design Office - Mais Imagens+ 14

Toyono, Japão
  • Arquiteto Responsável: Satoshi Saito
  • Equipe De Projeto: Ippei Yasue
  • Estrutura: Ippei Yasue
  • Engenharia : Ikesyo Corporation
  • Paisagismo: KOKAJI plant office
  • Cidade: Toyono
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Residência SEKI / SAI Architectural Design Office - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Norihito Yamauchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma área residencial em Toyono-cho, Osaka, construída em Showa 42-54 (1967-1979). Este Tokiwadai está envelhecendo, principalmente considerando que há residentes que vivem lá há cerca de 40 anos, no entanto, como uma cidade suburbana, é muito popular porque possui contato com áreas verdes e foi recentemente renovado, incluindo reformas, reconstruções e o aparecimento de casas e lojas em pequena escala.

Residência SEKI / SAI Architectural Design Office - Fotografia de Interiores, Madeira
© Norihito Yamauchi
Planta - Térreo
Residência SEKI / SAI Architectural Design Office - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Norihito Yamauchi

O local possui estradas do norte ao sul, e você pode ver florestas e montanhas abundantes no lado norte. É um local para desfrutar do entorno. O projeto parte da ideia de receber a brisa agradável da área da floresta. Um espaço com uma lacuna entre o norte e o sul foi planejado para que a rica paisagem da floresta das montanhas pudesse ser devolvida à área residencial. Nesse espaço vazio, dois volumes são anexados para criar um relacionamento semelhante ao rio que leva da área residencial para a floresta em um espaço ligeiramente fechado.

Residência SEKI / SAI Architectural Design Office - Fotografia de Interiores, Madeira
© Norihito Yamauchi

Além disso, o projeto está envolto por um grande teto que flutua, tornando-se uma casa onde vento, luz e pessoas são convidadas da floresta para a área residencial. Uma grande obra de carpintaria funciona como um açude que conecta a natureza (floresta) e a população (área residencial). Ao deixá-lo aberto, vários ambientes entram no edifício assim que a água flui da área residencial, proporcionando um local para a comunicação ativa com o bairro. As crianças podem correr por dentro e por fora, brincar na piscina ou fazer um churrasco no amplo terraço.

Residência SEKI / SAI Architectural Design Office - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Norihito Yamauchi
Corte A
Residência SEKI / SAI Architectural Design Office - Fotografia de Interiores, Vidro
© Norihito Yamauchi

Também é servido como um local de comunicação com amigos e vizinhos, e pode ser usado como uma loja para galerias e cafés. Por outro lado, se fechar, o local vira uma sala de estar, onde as pessoas se reunirão e relaxarão em um espaço que pode ser usado para qualquer coisa durante 24 horas por dia. O interior dos dois volumes é projetado como um espaço de vida onde a altura do teto é reduzida para criar um espaço calmo, criando uma conexão entre a floresta e o solo. O teto grande com uma extensão de aproximadamente 9m que envolve esse espaço diverso é suportado por um total de 10 pilares, 5 no extremo leste e 5 no extremo oeste, garantindo a liberdade da planta. 

Residência SEKI / SAI Architectural Design Office - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Norihito Yamauchi

O centro do edifício é uma junta rígida de madeira usando um conector doméstico, combinada com uma estrutura rígida de madeira que também exerce força horizontal usando ferragens e madeira compensada como pilar. Além disso, ao conectar dois volumes com três perfis de aço H, foi criada uma estrutura que suporta a pressão e não usa barras de ligação. A estrutura é visível para as crianças, familiares e visitantes como lembranças de sua residência. 

Residência SEKI / SAI Architectural Design Office - Fotografia de Interiores, Concreto
© Norihito Yamauchi

Não é possível apoiar as atividades das pessoas apenas pensando no local onde elas voltam para casa depois do trabalho e se tornam uma base para descansar com suas famílias. Além de criar um espaço de convivência, há a necessidade de uma arquitetura que possa responder às atividades das pessoas que mostram várias expressões, 24 horas por dia, e que pode lidar com uma variedade de cenas. A ideia é que esse projeto seja uma arquitetura que mostre a necessidade de uma casa que possa utilizar várias margens de várias maneiras.

Residência SEKI / SAI Architectural Design Office - Fotografia de Interiores, Concreto, Viga
© Norihito Yamauchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência SEKI / SAI Architectural Design Office" [SEKI House / SAI Architectural Design Office] 31 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932633/residencia-seki-sai-architectural-design-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.