7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020

A história da construção em madeira remonta ao período neolítico, ou potencialmente até mais cedo, quando os humanos começaram a usar madeira para construir abrigos a partir de pequenas peças. O surgimento das primeiras ferramentas de pedra polida, como facas e machados, tornou o manuseio da madeira mais eficiente e preciso, aumentando a espessura das seções de madeira e sua resistência. Ao longo das décadas, a aparência rústica dessas primeiras construções tornou-se cada vez mais ortogonal e limpa, como resultado da padronização, produção em massa e o surgimento de novos estilos e estéticas.

Hoje estamos vivendo outro momento seminal na evolução da madeira. Nutridas e fortalecidas pelos avanços tecnológicos, novos sistemas de pré-fabricação e uma série de processos que aumentam sua sustentabilidade, segurança e eficiência, as estruturas de madeira estão surgindo nos skylines das cidades e, por sua vez, estão reconectando nossos espaços interiores à natureza através do calor, textura e beleza da madeira. Para onde esse caminho nos levará? Abaixo, analisamos 7 tendências que sugerem que esse progresso deve continuar, aumentando as capacidades e a altura dos prédios de madeira nos próximos anos.

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 9 de 25
The TallWood House at Brock Commons / Acton Ostry Architects & Hermann Kaufmann Architekten. Image © Pollux Chung /courtesy of Seagate Structures

1. Novas ferramentas: Simplificando os processos de projeto e construção

Os avanços tecnológicos estão mudando as regras do jogo e continuarão a expandir as possibilidades de materiais de construção nos próximos anos. Ferramentas e metodologias como BIM, Realidade Virtual e modelagem e impressão 3D começaram a embaçar a fronteira entre desenho e construção e atualmente estão entrelaçadas em um único processo importante de concepção e desenvolvimento de novos edifícios.

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 11 de 25
The TallWood House at Brock Commons / Acton Ostry Architects & Hermann Kaufmann Architekten. Image © Acton Ostry Architects & University of British Columbia

O projeto UBC Tallwood House em Brock Commons, projetado por Acton Ostry Architects e Hermann Kaufmann Architekten, utilizou o trabalho conjunto de várias especialidades - arquitetura, engenharia estrutural, engenharia de instalações, empreiteiros, consultores, fornecedores e outros - por meio da coordenação e uso do BIM das tecnologias fornecidas pelos CadMakers, discutindo, aprovando e agilizando o processo através da revisão de modelos tridimensionais da estrutura.

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 8 de 25
The TallWood House at Brock Commons / Acton Ostry Architects & Hermann Kaufmann Architekten. Image © Pollux Chung /courtesy of Seagate Structures

2. Tecnologia de ponta: Fabricação milimétrica, sistemas modulares e novos materiais

Novas tecnologias e sistemas estão transformando o ofício tradicional dos carpinteiros, substituindo suas ferramentas e processos por máquinas e métodos de montagem inovadores. As máquinas CNC (Comando numérico computadorizado), por exemplo, permitem usinar vigas e painéis, além de gerar componentes sob medida. São operados por comandos computacionais e permitem cortar, fresar e gravar peças de madeira com alto nível de precisão por meio de eixos coordenados. Essas peças, então, podem ser mais efetivamente unidas por meio de conectores estruturais, âncoras e sistemas de fixação.

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 13 de 25
Glue Laminated Timber (Glulam) Fabrication. Image © StructureCraft

A velocidade e a eficiência da construção com peças pré-fabricadas e modulares de dimensões precisas foram aprimoradas pelo surgimento (ou evolução) da madeira engenheirada. Entre os mais utilizados estão os sistemas de madeira laminada cruzada (CLT), madeira laminada colada (Glulam), madeira laminada por pregos (NLT) e sistemas de madeira laminada por cavilha (DLT), além de outras inovações interessantes, como o composto de madeira e concreto (TCC) e painéis LVL. Todos esses avanços tornam possível montar edifícios como um kit de peças, de maneira fácil e rápida, aumentando a precisão e reduzindo drasticamente erros, mão de obra, tempo de trabalho e custos extras.

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 12 de 25
Cross laminated timber (CLT) – LVL Panels – Glue Laminated Timber (Glulam) – Timber-Concrete Composite (TCC). Image © StructureCraft

3. Novos modelos de negócios: integrando o ciclo de vida do projeto em um único processo

A total integração de projeto, engenharia, materiais e construção - e as novas tecnologias que os impulsionam com mais eficiência do que nunca - levaram ao surgimento de novos modelos de negócios, como o serviço de ponta a ponta da New Build entregue por Katerra.

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 14 de 25
Wood Innovation Design Centre / Michael Green Architecture. Image © Ema Peter

Focada nos empreendedores a empresa assume a responsabilidade por todo o ciclo de vida do projeto, aumentando sua velocidade e eficiência ao padronizar elementos altamente repetíveis, aproveitando a pré-fabricação de componentes de madeira e usando kits configuráveis e mecanismos pré-instalados.

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 16 de 25
Wood Innovation Design Centre / Michael Green Architecture. Image © Ema Peter

4. Alterações nos códigos de construção: quebrando mitos e expandindo possibilidades

Mudanças importantes foram feitas no Código Internacional de Construção no que diz respeito à madeira, que entrará em vigor em 2021, incluindo três novos tipos de construção: edifícios de até 18 andares, com elementos de madeira maciça cobertos com gesso (tipo IV-A) , edifícios de até 12 andares, com paredes e forros de madeira maciça limitada exposta (tipo IV-B) e edifícios de até 9 andares, com 2 horas de madeira maciça resistente a fogo exposta (tipo IV-C).

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 17 de 25
© Think Wood

Todas essas mudanças, que estão em processo de atualização para 2021, baseiam-se em estudos e testes rigorosos, além de processos de consulta abrangentes realizados por um comitê formado por arquitetos, engenheiros estruturais, especialistas em códigos de construção e especialistas em incêndio. proteção. O próximo passo é que os códigos de construção regionais nos Estados Unidos adotem essas mudanças.

5. Políticas de ação climática: governos impulsionam o uso da madeira

As preocupações globais para mitigar as mudanças climáticas levaram algumas cidades e governos a considerar as emissões incorporadas dos materiais que usamos para construir edifícios, particularmente a soma de toda a energia necessária para extrair, processar, fabricar, transportar, construir e manter cada material. Com essa consideração em mente, a madeira parece ser uma opção atrativa, pois, de acordo com muitos estudos, pode obter menos emissões incorporadas e operacionais em comparação ao concreto e ao aço. Além disso, a pré-fabricação de componentes de madeira com precisão pode fornecer um envelope de construção altamente eficiente que melhora o isolamento, economiza aquecimento e resfriamento e minimiza a ponte térmica.

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 18 de 25
Origine Building in Quebec City. Image © Stéphane Groleau

A cidade de Vancouver, por exemplo, procura limitar as emissões envolvidas na construção de novos edifícios, abordando-os no plano estratégico Greenest City 2020. Em um futuro próximo, todos os emprendedores deverão relatar as emissões incorporadas para todos os materiais escolhidos, com o objetivo de "reduzir o carbono incorporado de novos edifícios e projetos de construção entre agora e 2030 em 40%".

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 15 de 25
Origine Building in Quebec City. Image © Stéphane Groleau

6. Projeto Biofílico: Reconectando os seres humanos com o Natural

O uso da madeira em espaços interiores pode ser uma das maneiras mais diretas de motivar uma 'conexão' entre as pessoas e a natureza, especialmente em seu estado mais rústico e texturizado. Como descrito anteriormente, o projeto biofílico busca melhorar o bem-estar dos seres humanos através do contato direto com a natureza e as formas orgânicas, evitando linhas retas e os espaços "assépticos". De acordo com Nikos A. Salingaros e Michael W. Mehaffy, "buscamos legibilidade e significado em nosso ambiente e somos repelidos por ambientes que não nos dão significado". Assim, as inconsistências rústicas e os tons variáveis das peças de madeira podem ser integrados a plantas de interiores, paredes vivas, cores e outras matérias-primas, melhorando o espaço com ventilação e iluminação adequadas.

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 19 de 25
Lenne Office / Kamp Arhitektid. Image © Terje Ugandi

Esse tipo de design biofílico não está sendo usado apenas em residências, mas principalmente em espaços educacionais, hospitalares e de escritórios, melhorando a experiência diária das pessoas em seus locais de aprendizado, cura e trabalho, reduzindo os níveis de estresse e promovendo o conforto geral.

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 20 de 25
Caboolture GP Super Clinic / Wilson Architects. Image © Alex Chomicz

7. Pesquisa em andamento sobre o desempenho da madeira está expandindo suas possibilidades

O projeto de estruturas de madeira cada vez mais altas continuará a impulsionar o desenvolvimento de pesquisas e experimentos que melhorarão a precisão das respostas de emergência, desenvolvendo códigos de construção em todo o mundo para se tornarem mais abrangentes também. Confira alguns estudos recentes aqui.

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 23 de 25
Complexe Synergia / lemay. Image Cortesía de Nordic Structures

Um caso em questão é o desempenho contra incêndios. Uma equipe de especialistas em incêndio do Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) dos EUA, trabalhando ao lado de cientistas do Laboratório de Produtos Florestais dos EUA, colocou apartamentos de um quarto, mobiliados de forma idêntica, com vários andares, construídos de expostos, parcialmente expostos e não expostos (madeira laminada cruzada de cinco camadas (protegida) (CLT) através de uma série de testes de incêndio monitorados rigorosamente. Os testes forneceram dados valiosos que foram usados no desenvolvimento de propostas de alteração de código enviadas pelo Comitê Ad Hoc da ICC sobre edifícios altos de madeira (TWB) para o Código Internacional de Edifícios de 2021.

Espere ver um crescente corpo de pesquisa nos próximos anos que ajudará a abrir ainda mais oportunidades para a construção e o design de madeira em massa.

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 21 de 25
Complexe Synergia / lemay. Image Cortesía de Nordic Structures

Todos os sinais parecem indicar que, em 2020 e além, a madeira terá um papel de liderança no desenvolvimento das cidades que habitaremos no futuro. A madeira tem um papel potencialmente importante a desempenhar para ajudar arquitetos, desenvolvedores e urbanistas a enfrentar um dos maiores desafios da próxima década: a necessidade de responder à inevitável densificação de nossas cidades e oferecer espaços habitáveis de alta qualidade ambiental sem perder a conexão inerente entre humanos e natureza.

Para ler mais sobre essas tendências e baixar um relatório resumido, visite Thinkwood.com

7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020 - Imagem 25 de 25
Calgary Central Library / Snøhetta. Image © StructureCraft

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020" [7 tendencias en madera que veremos en 2020] 27 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932538/7-tendencias-em-madeira-para-acompanhar-em-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.