OMA apresenta projeto para as novas galerias do Museu de Arte de Denver

O OMA e o designer Shohei Shigematsu acabam de apresentar novas imagens do projeto de reforma das galerias de arte do Denver Art Museum (DAM), no Colorado, Estados Unidos. A reforma das galerias faz parte de um projeto completo de restruturação do Museu de Denver, o qual pretende revitalizar o a antiga estrutura original do museu projetada por Gio Ponti em 1971. Com a reforma da estrutura do edifício já pronta, o projeto de reabertura do museu está sendo implementado em etapas. O redesenho das galerias de arte do DAM, encabeçado pelo OMA, faz parte de um amplo projeto de reunificação e renovação das estruturas do museu, o qual está sendo liderado em parceria pelo escritório Machado Silvetti e o Fentress Architects.

OMA apresenta projeto para as novas galerias do Museu de Arte de Denver - Mais Imagens+ 1

Cortesia de OMA

Como a equipe da OMA explica, o escritório holandês é responsável pelo projeto de três salas distintas - a Galeria Mezzanine Joanne Posner-Mayer, o Ellen Bruss Design Studio e a Amanda J. Precourt Deign Galleries. Juntas e redesenhadas, as três salas deverão integrar e conectar não só o acervo do museu, mas a arquitetura de seus espaços interiores. Somando-se a isso, o novo espaço integrado de exposição proporcionará uma oportunidade única e inédita para que os visitantes desfrutem de todo o conteúdo do museu de uma forma nunca antes experimentada. Os arquitetos do OMA justificam a proposta apresentada em conjunto com Shohei Shigematsu dizendo que o novo desenho das três salas, juntas, contribuem com a ideia original proposta por Ponti, criando uma espécie de extensão do espaço urbano para dentro do museu além de engendrar novas relações entre os distintos espaços do museu. Além disso, alguns detalhes inseridos no Design Studio foram desenvolvidos a partir do estudo minucioso dos projetos de mobiliário desenvolvidos por Ponti; a Design Gallery, por sua vez, acolherá uma nova entrada curva que busca construir um diálogo entre o antigo e o novo dentro do histórico edifício projetado por Ponti.

“É uma honra para todos nós poder participar de mais um projeto com o Denver Art Museum. É enternecedor poder projetar um novo espaço dentro de um edifício tão importante como é o caso do Martin Building de Gio Ponti, e uma oportunidade única para construir um diálogo arquitetônico que possa reverberar a extensa filosofia de projeto deste mestre da arquitetura moderna”, disse Shohei Shigematsu, parceiro do OMA nesta empreitada. “O papel do design na sociedade é algo que se transforma ao longo ao longo do tempo. As galerias precisam se adaptar a estas mudanças para que possam seguir sendo relevantes, além disso, um projeto como este nos oferece a oportunidade de revisitar e reinterpretar um clássico da arquitetura da Denver. Os três novos espaços serão muito mais do que apenas galerias de arte e design. Cada um deles terá sua própria identidade, entretanto, eles deverão funcionar em conjunto como uma plataforma de diálogo entre os diferentes contextos do design.”

Cortesia de OMA

A lógica deste projeto foi construída a partir de um percurso integrado, o qual começa junto à uma nova “praça” central e aberta, a qual encontra-se cercada por diferentes espaços e ilhas que permitem uma série de diferentes possibilidades para os visitantes explorarem os espaços do museu. A equipe de projeto desenvolveu um conceito de espaço onde o observador encontra-se cercado ou imerso no conteúdo da exposição. Ilhas e vitrines isoladas possibilitam a criação de diferentes pontos focais no interior deste espaço fluido e integrado, permitindo que cada objeto possa ser visto a partir de diferentes pontos de vista. Uma série de plataformas modular facilitam diferentes disposições do conteúdo assim como uma maior diversidade aos espaços do museu, apresentando objetos de distintos tamanhos e formas. O Design Studio foi concebido para aproximar o conteúdo dos visitantes, contextualizando as obras expostas com um pequeno laboratório de experiência prática que pretende promover atividades educacionais no novo museu de Arte de Denver aproximando a instituição da comunidade local. Em complemento a este amplo espaço aberto e flexível, uma série de divisórias móveis foram concebidas para poder adaptar o espaço de acordo com as necessidades dos diferentes programas do museu, como a biblioteca, o lounge, espaços para oficinas, apresentações e outras atividades orientadas para a comunidade.

Via OMA

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "OMA apresenta projeto para as novas galerias do Museu de Arte de Denver" [OMA Unveils Design for New Denver Art Museum Galleries] 28 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932499/oma-apresenta-projeto-para-as-novas-galerias-do-museu-de-arte-de-denver> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.