Prefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde

Prefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde

Prefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde - Fotografia de Exterior, FachadaPrefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde - Fotografia de InterioresPrefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde - Fotografia de Interiores, EscadaPrefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde - Fotografia de Exterior, FachadaPrefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde - Mais Imagens+ 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adam Mørk
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, DEKO, Franken-Schotter, Lindner, Trimble
  • Clientes: Prefeitura de Bodø, Noruega
  • Engenharia: Buro Happold, Hjellnes Consult, ÅF Engineering AS
  • Paisagismo: Atelier Lorentzen Langkilde
  • Construtura: Gunvald Johansen as
  • Adjudicatário Técnico: Caverion as
  • Acústica: Brekke & Strand arkustikk as
  • Artistas: Per Kristian Nygård, Rune Johansen
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Prefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adam Mørk

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada acima do círculo polar ártico, a cidade de Bodø, na Noruega, acaba de inaugurar a sua mais nova estrutura pública. Projetada pelo estúdio dinamarquês Atelier Lorentzen Langkilde (ALL), a nova sede da prefeitura de Bodø foi concebida para disponibilizar aproximadamente doze mil metros quadrados adicionais à área útil da estrutura administrativa existente, composta por outros dois edifícios adjacentes. A nova estrutura se conecta aos edifícios existentes através de um plano flexível, organizado ao redor de um espetacular átrio central acessível.

Prefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde - Fotografia de Interiores
© Adam Mørk

Formalmente, o novo edifício da prefeitura se apresenta como um volume multifacetado que parece ter sido esculpido em resposta à presença de seus edifícios adjacentes. A superfície das fachadas da nova prefeitura de Bodø empresta sua inclinação do ângulo dos telhados das estruturas anexas existentes. Essa geometria serve ainda para proporcionar melhores condições de iluminação natural no interior do edifício, respondendo às dramáticas mudanças climáticas características desta região ao norte do círculo polar ártico. Uma das cidades mais setentrionais do país, Bodø encontra-se confinada entre as montanhas e o mar da Noruega.

Prefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde - Fotografia de Interiores, Escada
© Adam Mørk
Corte D
Planta - 1º pavimento
Prefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Adam Mørk

Contido por outras duas estruturas existentes, o novo edifício foi concebido para preencher este hiato, conectando e transformando o fluxo entre as antigas estruturas da prefeitura, facilitando a circulação entre os diferentes departamentos através de um novo e cenográfico hall público. Como uma espécie de espaço público protegido, este átrio opera como um centro comunitário onde os cidadãos de Bodø têm livre acesso à salas de reunião e outros serviços públicos. A área administrativa da prefeitura se estende ao longo dos cinco pavimentos do novo edifício que se desenvolvem ao redor deste átrio. Na cobertura, desde o espaço do café ou do terraço, é possível desfrutar de impressionantes vistas para o mar da Noruega e as montanhas que circundam a cidade.

Prefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde - Fotografia de Interiores
© Adam Mørk

Ambos edifícios existentes foram preservados e incorporados ao projeto, tanto a estrutura original da antiga prefeitura quanto o edifício anteriormente ocupado pelo banco nacional norueguês. O projeto concebido pelo ALL nasce deste contexto específico como uma extensão do gabarito consolidado, emprestando suas formas das inclinações dos telhados dos edifícios existentes. Este diálogo formal acaba por criar uma sensação de unidade ou coesão entre o antigo e o novo. A materialidade do novo edifício também colabora com a construção de uma forte unidade. O revestimento de pedra marrom Jura Gelb utilizada na fachada do novo edifício assemelha-se à cor do edifício original da prefeitura enquanto o padrão das aberturas remete aquelas presentes na fachada do antigo banco nacional. A estatura da fachada foi concebida através de um sistema modular com linhas horizontais, verticais e diagonais. As saliências na fachada foram pensadas para melhor capturar a luz e sombrear as aberturas, criando um dinâmico jogo de luz e sombra que se transforma ao longo das estações do ano.

Prefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adam Mørk

No interior, madeira de freixo foi utilizada em abundância, cobrindo a maioria das superfícies de piso, parede e teto. A uniformidade destas superfícies acaba por criar uma sensação acolhedora tipicamente escandinava, configurando um aconchegante ambiente de trabalho. Cercando o átrio do novo edifício encontram-se uma série de corredores e varandas, os quais nos fazem lembrar das famosas composições de Piranesi, como um carceri d'invenzione meticulosamente projetado pelos arquitetos do ALL. Para ampliar ainda mais essa sensação de fantasia, uma obra de arte vertiginosa - criada pelo artista norueguês Kristian Nygård - atravessa toda a altura do imenso átrio público do novo edifício. 

Prefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adam Mørk

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bodø, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Prefeitura de Bodø / Atelier Lorentzen Langkilde" [Bodø Town Hall / Atelier Lorentzen Langkilde] 27 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932416/prefeitura-de-bodo-atelier-lorentzen-langkilde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.