MVRDV divulga projeto de cidade inteligente para a companhia Tencent na China

O MVRDV acaba de divulgar imagens de sua proposta para o concurso da nova sede da Tencent, localizado na Baía de Qianhai, Shenzhen, China. Destacando o potencial ecológico da tecnologia das smart cities, o projeto prevê um distrito urbano completo, incluindo escritórios, residências para funcionários da Tencent, unidades comerciais, instalações públicas, escolas e um centro de conferências.

MVRDV divulga projeto de cidade inteligente para a companhia Tencent na China - Mais Imagens+ 21

© MVRDV

Após dois anos de trabalho em cima da proposta inicialmente enviada para o concurso, o MVRDV mostra sua evolução do projeto para a Tencent. Explorando novas áreas tecnológicas, o projeto imagina um distrito inteligente que assume a forma de uma "cordilheira contínua, com um parque à beira-mar serpenteando a base". Com efeito, a proposta do MVRDV cria uma "sequência de mais de 100 edifícios com cobertura ondulada de painéis fotovoltaicos, apresentando várias conexões entre as edificações para formar uma superfície contínua que faz lembrar uma cadeia de montanhas".

© Atchain

Seguindo um edital complexo e desafiador, a proposta prevê um distrito que dispõe das mais recentes tecnologias urbanas. Com efeito, a proposta do MVRDV cria uma "sequência de mais de 100 edifícios com cobertura ondulada de painéis fotovoltaicos, apresentando várias conexões entre as edificações para formar uma superfície contínua que faz lembrar uma cadeia de montanhas".

© Atchain

Ao longo de toda porção leste do projeto, um parque à beira-mar oferece espaços públicos e a possibilidade de ampliação dos térreos dos edifícios. No extremo sul do parque, um centro de conferências, cuja geometria faz lembrar uma rocha, serve assume o papel de marco visual na paisagem. 

© Atchain + Lights CG

Nosso projeto é uma tentativa de mostrar que a cidade inteligente também é a cidade verde. […] Com elementos típicos de cidades inteligentes, orquestrados por uma central de dados no coração do campus, os funcionários da Tencent serão envolvidos pela tecnologia. Mas eles também estarão literalmente cercados pela natureza, com o parque sempre acessível a uma curta distância a pé. - Winy Maas, sócio fundador do MVRDV.

© MVRDV

Além disso, no que diz respeito à infraestrutura de transporte, as ruas são reservadas para carros autônomos e um percurso de ônibus, com linhas de metrô e ônibus percorrendo os limites leste e oeste do projeto para conectar o campus ao restante da cidade. 

© MVRDV

Em um nível mais tecnológico, a praça de informações destaca números e dados importantes relacionados ao funcionamento diário do campus da Tencent, desde as taxas de ocupação até as emissões de carbono.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "MVRDV divulga projeto de cidade inteligente para a companhia Tencent na China" [MVRDV Reveals a Smart City Proposal for the Tencent Headquarters Campus in Qianhai Bay ] 20 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931828/mvrdv-divulga-projeto-de-cidade-inteligente-para-a-companhia-tencent-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.