Catedral de Málaga, uma sinfonia inacabada

A produtora Peripheria Films compartilhou conosco um vídeo preparado para a exposição "A Catedral de Málaga, uma sinfonia inacabada", com curadoria de Juan Manuel Sánchez La Chica e Adolfo de la Torre (marinauno arquitectos).

O vídeo percorre o espaço e apresenta o processo de construção do edifício inacabado, uma obra emblemática da região de Andaluzia, Espanha.

Texto enviado pelos autores. A narrativa gira em torno de uma das singularidades deste monumento, sua construção intermitente ao longo de quase cinco séculos e seu estado inacabado.

© Peripheria Films

A exposição A Catedral de Málaga. Uma sinfonia inacabada foi projetada em três formatos distintos e complementares: uma instalação na nave da catedral, um livro e uma peça audiovisual. Com esses três elementos os curadores buscam explicar o processo de construção da catedral e as características que fazem deste templo um edifício único na história da arquitetura.

© Peripheria Films

A peça audiovisual presente na exposição é uma jornada ao longo do processo de construção do templo. Uma viagem que começa em 1528, com a catedral renascentista que se ergueu como uma fortaleza, e que é interrompida em 1588, quando as obras são paralisadas para ganhar fôlego novamente apenas em 1721, como uma catedral barroca, onde a arquitetura interior do templo extrapola e se faz perceber externamente. Uma obra de grande complexidade cuja conclusão foi novamente frustrada em 1782.

© Peripheria Films

Como uma composição musical, a peça audiovisual apresenta momentos de maior tensão e momentos de silêncio, que antecipam a retomada das obras. Retrata um percurso que ainda não foi concluído, pois a catedral de Málaga é, em última instância, um edifício em construção.

À espera de uma conclusão, a Catedral de Málaga é uma sinfonia inacabada. 

© Peripheria Films

FICHA TÉCNICA

Roteiro e direção: Daniel Natoli
Direção de fotografia: Delia Márquez
Operador e câmera: João Luz
Assistente de direção: Pablo de la Ossa
Atriz: Grace Arjona
Diretora de produção: Marina Díaz García
Motion graphics: Margarito Studio
3D: Fantasias esquecidas
Música: Gnossienne n.3
Intérprete: Madì
Compositor: Erik Satie

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Catedral de Málaga, uma sinfonia inacabada" [La Catedral de Málaga, una sinfonía inacabada] 14 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931664/catedral-de-malaga-uma-sinfonia-inacabada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.