Foster + Partners projeta a nova sede da Alibaba em Xangai

O escritório internacional Foster + Partners venceu o concurso para projetar a sede do Alibaba em Xangai. O mais novo edifício da gigante do comércio eletrônico assumirá uma forma singular gerada por algoritmos que definem os principais aspectos formais do projeto.

Cortesia de Foster + Partners

Concebido como um “edifício icônico exclusivo para a empresa", o projeto comunica ao público a cultura de trabalho da companhia. Localizado em uma área nova e vibrante da cidade, o edifício oferece um amplo e convidativo espaço público que ativa o interior da estrutura e permite que “as pessoas vislumbrem o mundo da Alibaba”. 

Cortesia de Foster + Partners

Estamos muito felizes por projetar a nova sede em Xangai para a Alibaba, a maior empresa de comércio on-line do mundo. Nosso projeto enfatiza a importância da comunicação, a integridade da comunidade de trabalhadores e, acima de tudo, a criação de uma imagem que reflete o status da Alibaba. O edifício foi realmente projetado de dentro para fora, centrado em um espaço público protegido e dinâmico, tirando proveito de sua incrível localização, com vistas para o rio Huangpu. -- Luke Fox, Chefe de Estúdio, Foster + Partners.

Gerado por um “algoritmo genético que definiu a volumetria ideal”, o projeto é “altamente sensível às condições ambientais, maximiza as vistas externas, […] otimiza o volume para oferecer as melhores condições de conforto para o usuário durante todo o ano, e cria soluções de espaço de trabalho personalizadas para os diferentes departamentos da Alibaba”. De acordo com os arquitetos, a composição interior e o arranjo de espaços com iluminação natural fomentam encontros, facilitam o trabalho em equipe e garantem o conforto. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Foster + Partners projeta a nova sede da Alibaba em Xangai" [Foster + Partners to Design Alibaba’s New HQ in Shanghai] 13 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931635/foster-plus-partners-projeta-a-nova-sede-da-alibaba-em-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.