Projetando com a natureza: a nova arquitetura residencial peruana

Praticamente oitenta por cento da área total do subcontinente sul-americano encontra-se em zonas tropicais. Isso faz com que a maioria dos países que habitam nosso continente sejam tropicais por excelência, como o Peru, onde quase dois terços de seu território é ocupado pela floresta amazônica, uma porcentagem muito maior que em nosso próprio país, o qual contém cerca de 60% da área total da maior floresta tropical do nosso planeta. Como um país em meio à floresta, a arquitetura no Peru evoluiu - desde os tempos pré-colombianos - construindo um diálogo direto com a paisagem tropical, adaptando-se à ela de forma quase simbiótica. Hoje, a nova arquitetura peruana está redescobrindo as suas raízes, dando voz a uma nova maneira de se pensar o espaço construído, o qual abraça e incorpora a natureza, trazendo-a para o centro do espaço da vida cotidiana.

Projetando com a natureza: a nova arquitetura residencial peruana - Mais Imagens+ 8

© Juan Solano Ojasí

A nova arquitetura peruana, como vimos em nossa recente publicação, está dando um novo significado à tradição construtiva do país. Assim como esta série de projetos institucionais, a prática da arquitetura em pequena escala - principalmente projetos de edifícios residenciais - está intimamente conectada à geografia e a paisagem natural deste país tropical. A arquitetura contemporânea peruana pode ser vista como uma prática extremamente sensível a topografia, ao clima e suas condições específicas de ventilação e iluminação natural. Pequenos edifícios concebidos a partir de uma profunda compreensão e respeito pela enorme variedade de suas condições ambientais. Desde à amazona profunda, passando pela Cordilheira dos Andes até às margens do Oceano Pacífico, estas casas habitam territórios diversos, localizadas entre montanhas, planícies costeiras ou em meio à densa floresta. Neste ambiente orgânico e diverso, arquitetos procurar dar respostas diretas à seu contexto específico, construindo uma relação harmônica entre arquitetura e paisagem.

Os projetos que iremos apresentar à seguir foram concebidos para responder à condições naturais específicas, incorporando-se à natureza de forma a construir melhores relações entre a arquitetura e a paisagem e um mais agradável espaço de vida para seus moradores. Estas residências foram projetadas para proporcionar uma nova forma de experiência espacial, respeitando os padrões e as condições naturais deste rico e vibrante contexto. Inspiradas por esta voluptuosa paisagem tropical, elas também são um reflexo dela. Por sua vez, estes projetos apresentam abordagens individuais diversas, capazes de responder à condiçoes espaciais dessemelhantes como montanhas, florestas e oceanos em um país com um patrimônio histórico tão opulento quanto longevo.

Casa Lineal / Metrópolis Oficina de Arquitectura

© Juan Solano Ojasí

O principal conceito deste projeto era configurar um espaço aberto protegido no interior do lote, como um pátio que organizasse todos os espaços da casa. Os arquitetos buscaram inspiração na obra de Mies Van der Rohe, buscando incorporar a transparência através dos volumes e pátios que se sucedem. O edifício foi concebido como uma casa térrea com a intenção de minimizar o impacto visual no terreno. Desta forma, para encaixar o vasto programa do projeto, os arquitetos optaram por inserir um pavimento inferior onde encontram-se os dormitórios e as áreas de serviço. Um pátio foi rebaixado para proporcionar melhores condições de iluminação e ventilação natural deste segundo pavimento abaixo do nível natural do terreno.

Casa MEC / Francisco Dulanto Carbajal

© Renzo Rebagliati

Casa MEC está localizada em um maravilhoso entorno natural, grandes morros de pedra dentro de um condomínio de campo nos arredores de Lima, no distrito de Cieneguilla. A motivação principal do projeto foi fazer com que seus habitantes pudessem aproveitar e apreciar o entorno natural: grandes morros de pedra. O caráter rústico e áspero da rocha aparente foi o resultado ao demolir o morro da parte posterior da casa, além de propiciar a seleção do material da obra, concreto aparente com textura das formas de madeira.

Casa LB4 / Riofrio+Rodrigo Arquitectos

© Fernando Barranzuela Ramírez

O projeto resolve os requerimentos do cliente e a adequação às características climáticas de Piura. Uma tipologia de casa compacta era a resposta idônea às demandas do cliente, mas para condicionar a casa ao intenso calor, optou-se em girar o volume para o lado mais comprido do lote. Com este ponto de partida a ventilação cruzada é maximizada nos ambientes interiores, ao mesmo tempo que implanta a edificação de modo que ela se proteja do sol da tarde. O resultado é um volume comprido na metade do terreno que desfruta da área livre em todos os ambientes principais.

Casa Topo / Martin Dulanto Arquitecto

© Juan Solano Ojasí

Este projeto foi concebido a partir da premissa de minimizar seu impacto no entorno, tentando fazer com que a casa pareça menor do que realmente é. Para tanto, se semi-enterra o pavimento inferior da casa (que contém as áreas sociais e de serviço) e utiliza-se nele um tratamento de caráter rústico e orgânico, pois é o nível que se relaciona fisicamente com a natureza, enquanto que, em contraste, o pavimento superior, que contém os dormitórios, foi proposto como um bloco puro (totalmente revestido em madeira) que parece simplesmente apoiar-se sobre o terreno.

Casa ASIA / Jorge Marsino Prado

© Juan Solano Ojasí

O projeto de segunda residência destinada fundamentalmente ao lazer e socialização em um dos condomínio da praia ao sul de Lima é uma oportunidade de reinventar um protótipo histórico: a Maison Domino de Le Corbusier. As normas de edificação para o pequeno lote semi-isolado de 15x8 inserido num oásis tropical, permitiam a construção de uma residência térrea e cobertura habitável para assegurar os prazeres essenciais: sol, espaço, vegetação e as vistas sobre a paisagem desértica entre a Ilha de Asia e as estribações costeiras dos Andes.

Uma casa para sempre / Longhi Architects

© Juan Solano Ojasí

Um jovem casal nos incumbiu do projeto de uma habitação para passarem o resto de suas vidas. Vi neste pedido uma chance de continuar minha busca pela arquitetura contemporânea ancestral. A partir de então dediquei-me exclusivamente a interpretação dos desejos destes clientes a fim de criar um “contêiner de vida” O terreno já abrigava a antiga casa onde o casal vivia com os dois filhos. Portanto a tarefa era demolir o material existente mas manter seu espirito, substituindo a antiga construção por uma “casa para sempre”.

Casa Mar de Luz / Oscar Gonzalez Moix

© Juan Solano Ojasí

A premissa para o desenvolvimento deste projeto foi preservar as principais vistas para a baía e para a horizontalidade da paisagem litorânea de Paracas. A equipe buscou encaixar o programa do edifício de forma que todos os espaços estivessem conectados visualmente, entres si e também em relação à paisagem circundante, através de um pátio interior. O forte vento que castiga esta região do Pacífico foi um dos principais desafios encontrados neste projeto. Mas a disposição dos volumes no lote permite que os moradores possam utilizar o pátio da casa ao longo de todo o ano, ou observar a paisagem litorânea desde o confortável espaço interior da casa.

Residência Bogavante / Riofrio+Rodrigo Arquitectos

© Elsa Ramirez

A moradia se desenvolve em uma urbanização muito próxima a Reserva Natural de Paracas com vista para a baía. As condições climáticas particulares do lugar são resolvidas ao projetar uma base maciça que serve como barreira para os fortes ventos da tarde. Isso permite que no interior seja criado um jardim privado. O volume-base contem a maior parte do programa da casa e para cada um desses ambientes projeta-se na fachada uma pequena profundidade que protege o interior do vento direto e cria uma adequada privacidade para o usuário.

Casa Jolla 39 / Gonzalez Moix Arquitectura + Alejandro Esposito

© Ramiro Del Carpio

Para o projeto da Casa Jolla 39, os arquitetos procuraram explorar o uso da luz e da sombra como matéria-prima para a construção de um edifício atemporal, uma estrutura que abraça e acolhe seu programa específico ao mesmo tempo que incorpora a própria paisagem como parte integral de sua arquitetura. Os clientes desejavam uma casa na praia para viver, não apenas no verão mas ao longo das quatro estações do ano, por isso foi necessário abordar o projeto com a consciência de que era preciso encontrar um equilíbrio entre a privacidade e a tranquilidade dos moradores sem no entanto, romper com a liberdade de aproximação entre espaços interiores e exteriores, entre a arquitetura e a paisagem.

Casa I-5 / VÉRTICE Arquitectos

Cortesia de Vértice Arquitectos

A habitação foi projetada na Fila I, Lote 5 da praia Lomas del Mar, em Cerro Azul. O terreno é uma crista de rocha e areia semi-curva que alcança a cota máxima de 48 metros acima do nível do mar, e desce abruptamente 8 metros até seu ponto mais baixo. O lote possui uma vista de 180 graus, tendo como fundo o Oceano Pacífico ao sul, e a vista panorâmica de toda a praia, a leste e ao norte. Os objetivos para o desenvolvimento foram dois: aproveitar a maior vista possível do mar para os ambientes sociais e o quarto principal, e aproveitar ao máximo a área do terreno.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Projetando com a natureza: a nova arquitetura residencial peruana" [Designing with Nature: Peruvian Homes Built for the Outdoors] 15 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931608/projetando-com-a-natureza-a-nova-arquitetura-residencial-peruana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.