Conheça os vencedores do concurso para a embaixada Tcheca na Etiópia

A Inspireli Awards, a maior plataforma digital de concursos de projeto para estudantes de arquitetura, anunciou recentemente os vencedores do concurso de arquitetura para o projeto da nova Embaixada Tcheca na Etiópia. Depois de mais de quatro anos provendo e incentivando o trabalho de estudantes de arquitetura ao redor do mundo, a Inspireli inovou mais uma vez com o lançamento do concurso para o projeto da Embaixada Tcheca em Addis Ababa, oferecendo uma oportunidade única à comunidade internacional de estudantes de arquitetura para aproximar-se e conhecer melhor o continente africano através da prática de projeto de arquitetura. Esta iniciativa foi especialmente anunciada pela Inspireli em parceria com pelo Ministério das Relações Exteriores da República Tcheca e em cooperação com o Departamento de Arquitetura da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Técnica da República Tcheca.

Conheça os vencedores do concurso para a embaixada Tcheca na Etiópia - Mais Imagens+ 3

As inscrições para o concurso foram encerradas no último dia 12 de junho, e naquela ocasião a Inspireli recebeu um total de 281 propostas enviadas por 474 estudantes de 38 países diferentes. Como parte da premiação do concurso, o vencedor receberá um modelo exclusivo de LEGO desenvolvido pela empresa e fabricante de brinquedos dinamarquesa.

1º Lugar: Kristína Boháčová, Jana Hájková

Cortesia de Inspireli Awards

“A idéia principal que desenvolvemos para este projeto foi a transformação da estrutura do edifício em um elemento multifuncional. Desta maneira, a envoltória do edifício não serve apenas para delimitar o espaço construído, essencialmente ela funciona como uma ferramenta para criar diferentes tipos de espaços. Este esqueleto, por assim dizer, incorpora não apenas o programa do edifício mas também suas áreas abertas, a vegetação e espelhos d'água. No desenvolvimento deste projeto procuramos incorporar diversas estratégias passivas de conforto térmico, materiais e técnicas construtivas locais que favorecem a iluminação e a ventilação natural no interior do edifício. Finalmente, propusemos pequenos jardins cultiváveis com a intenção de promover a sustentabilidade do edifício de uma forma mais ampla e abrangente.”

2º Lugar: Anna Mierzyńska, Andrzej Chuchra

Cortesia de Inspireli Awards

“É um grande desafio projetar um edifício que seja capaz de comunicar certos aspectos da cultura de um país, ainda mais, quando este edifício está inserido em um contexto completamente distinto do primeiro. O conceito deste projeto foi desenvolvido após termos tido um primeiro contato com a arquitetura Tcheca em nossa recente visita ao país. O edifício proposto assume uma forma inspirada em um dos mais icônicos edifícios modernos construído no país - a Vila Tugendhat projetada por Mies van der Rohe na cidade Tcheca de Brno. Além disso, buscamos inspiração em outro importante símbolo nacional da Rebúplica Tcheca - a folha de tília.”

3º Lugar: Marvin Schmidt

Cortesia de Inspireli Awards

“No desenvolvimento deste projeto procuramos preservar todas as preexistências e incorporá-las como princípios geradores e definidores da forma do próprio edifício. Addis Ababa é uma cidade com um clima muito quente e úmido, por isso decidimos mimetizar a estrutura de uma floresta, criando uma enorme área sombreada e protegida no térreo responsável por conectar todos os pequenos volumes que abrigam o programa do edifício da embaixada. A marquise e os edifícios operam como duas entidades independentes e jamais se tocam, permitindo que o ar circule livremente como em um bosque. Junto ao acesso de cada edifício o intervalo entre a parede e a marquise é de apenas vinte centímetros, enquanto que nas demais fachadas este afastamento é de um metro, permitindo uma melhor iluminação natural dos espaços interiores dos edifícios. Abaixo desta cobertura foram criados uma série de pátios e espelhos d'água que contribuem com o resfriamento evaporativo do edifício como um todo.”

Menção Honrosa - Markus Schiemann, Jasper Eck

Cortesia de Inspireli Awards

“A cidade de Addis Ababa e a Etiópia como um todo estão passando por uma rápido processo de transformação. Atualmente, a capital etíope é uma das cidades que mais cresce no mundo e hoje abriga uma população duas vezes maior do que no início dos anos 1950. Um processo de crescimento que tem encontrado diversas dificuldades, como a disponibilidade de materiais de construção como o concreto e o aço por exemplo. Por outro lado, as florestas da Etiópia foram praticamente devastadas ao longo deste período, as quais foram reduzidas em cerca de 70% ao longo dos últimos cem anos. Este conjunto de fatores faz com que a construção de novos edifícios na Etiópia - principalmente em concreto e aço - seja especialmente problemática, inadequada e insustentável, tanto econômica quanto ambientalmente. Ainda assim, quase todas as estruturas que estão sendo construídas na Etiópia atualmente utilizam concreto e/ou aço como matéria prima principal. A resposta que encontramos para este problema é muito simples. Utilizamos um material profundamente enraizado na cultura do país e que está muito longe de ser algo inovador: a terra.”

Todos as propostas enviadas foram avaliadas por uma seleta equipe internacional de arquitetos e por representantes do Ministério das Relações Internacionais da República Tcheca. Vinte e cinco trabalhos foram selecionados para a segunda etapa do concurso para o projeto da nova Embaixada da República Tcheca em Addis Ababa, contemplando estudantes de arquitetura de três continentes, dezessete universidades e doze nacionalidades diferentes. A plataforma INSPIRELI AWARDS foi fundada em 2015 pelo arquiteto e professor Bořek Šípek, juntamente com Karel Smejkal, da Faculdade de Engenharia Civil da CTU. O presidente do comitê do concurso é o professor Otto Dvořák, arquiteto e teórico formado pela Universidade de Harvard.

Via Inspireli Awards

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Conheça os vencedores do concurso para a embaixada Tcheca na Etiópia" [Inspireli Announces Winning Designs for Czech Embassy in Ethiopia] 13 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931501/conheca-os-vencedores-do-concurso-para-a-embaixada-tcheca-na-etiopia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.