Residência RC34 / Zooco Estudio

Residência RC34 / Zooco Estudio - Imagem 2 de 10Residência RC34 / Zooco Estudio - Imagem 3 de 10Residência RC34 / Zooco Estudio - Imagem 4 de 10Residência RC34 / Zooco Estudio - Imagem 5 de 10Residência RC34 / Zooco Estudio - Mais Imagens+ 5

Santander, Espanha
  • Arquitetos: Zooco Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Imagen Subliminal
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acualé, Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Lostal, Marset, Normann Copenhagen, Robert McNeel & Associates, Siente Suarco
  • Arquitetos Responsáveis: Miguel Crespo Picot, Javier Guzmán Benito, Sixto Martín Martínez
  • Equipe De Projeto: Miguel Crespo Picot, Javier Guzmán Benito, Sixto Martín Martínez, Beatriz Cavia, Teresa Castillo y Paula Cruz
  • Cidade: Santander
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Residência RC34 / Zooco Estudio - Imagem 2 de 10
© Imagen Subliminal

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza em uma residência existente localizada em uma área residencial de Sardinero, bairro de caráter exclusivo e com belas vistas panorâmicas ao Mar Cantábrico.

Residência RC34 / Zooco Estudio - Imagem 4 de 10
© Imagen Subliminal
Axonométrica
Residência RC34 / Zooco Estudio - Imagem 5 de 10
© Imagen Subliminal

A intervenção foi realizada em um sótão que ocupa um pavimento inteiro do edifício. Originalmente, a casa tinha uma distribuição obsoleta. O acesso se dava através de um hall sem iluminação natural que dava acesso a um corredor a partir do qual os diferentes cômodos eram acessados, muitos deles conectados diretamente.

Residência RC34 / Zooco Estudio - Imagem 3 de 10
© Imagen Subliminal

Com estas premissas, buscou-se conferir à residência um caráter aberto e ventilado, não só entre si, mas também em relação ao exterior, aproveitando o potencial que sua localização oferece quanto às vistas.

Residência RC34 / Zooco Estudio - Imagem 6 de 10
© Imagen Subliminal

Para isso, retira-se o revestimento da estrutura de concreto e um novo layout é planejado, organizado de forma completamente independente. O núcleo articulador, e verdadeiro protagonista do projeto, é o mobiliário central em ripas de madeira que resolve a configuração dos usos da casa. Este volume integra o acesso à zona mais privada (dormitório principal, closet e banheiro), separando-a assim das áreas comuns (sala de estar e de jantar) e abrigando também uma adega, um espaço de trabalho e de armazenamento extra. Os novos espaços são abertos, permitindo a continuidade espacial entre as salas e para o exterior, graças às grandes janelas e aos terraços.

Corte

O diálogo que se estabelece entre a volumetria do mobiliário central e a estrutura é reforçado pelo contraste entre seus respectivos materiais. Assim, a rigidez e a brutalidade do concreto armado das vigas e pilares, convivem em uma espécie de tensão harmoniosa com o calor e o conforto do carvalho. Esta dualidade entre materiais conserva o caráter próprio de cada um, de forma que nunca se misturam e se mantêm independentes em suas naturezas.

A madeira de carvalho e o concreto se transformam em fundamentos da paleta de texturas e cores do projeto, os quais se complementam com reminiscências marinhas graças à presença contínua do mar, visível de quase qualquer ponto da casa. Desta forma, azuis e amarelos completam a combinação cromática do conjunto.

Residência RC34 / Zooco Estudio - Imagem 8 de 10
© Imagen Subliminal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência RC34 / Zooco Estudio" [Vivienda RC34 / Zooco Estudio] 14 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931467/residencia-rc34-zooco-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.