Estação Comandante Ferraz de pesquisas climáticas será inaugurada este mês na Antártica

Após quase oito anos desde o início do projeto, a Estação Comandante Ferraz, base brasileira de pesquisa na Antártica, projetada pelo escritório curitibano Estúdio 41, será inaugurada. Com a estrutura concluída desde março do ano passado, a abertura está prevista para este mês de janeiro.

O projeto começou em 2012, quando a base anterior foi destruída por um incêndio e a Marinha Brasileira convocou o Instituto de Arquitetos do Brasil para promover um concurso público de projeto para uma nova base na Antártica. Com 4.500 metros quadrados, 18 laboratórios e capacidade para hospedar 64 pessoas, a nova estação será dedicada a pesquisas sobre as mudanças climáticas.

O clima foi um dos maiores desafios dos arquitetos do projeto. “O Brasil é um país tropical, então não estamos acostumados com essas condições”, afirmou Emerson Vidigal, um dos responsáveis pelo projeto. Algumas medidas foram tomadas para adaptar a base as condições locais. Para ficar acima da densa camada de neve, que se forma no inverno, o prédio recebeu uma estrutura elevada. Os pilares de sustentação pesam até 70 toneladas e elevam o centro de pesquisa mais de três metros do solo. 

Cerca de 30% da energia consumida no centro de pesquisa vem de fontes renováveis produzidas no local. Ao lado da estação foi instalada uma usina eólica que aproveita os fortes ventos da região, que podem atingir 200 km/h.

Fonte: CAU/BR

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Estação Comandante Ferraz de pesquisas climáticas será inaugurada este mês na Antártica" 10 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931462/estacao-comandante-ferraz-de-pesquisas-climaticas-sera-inaugurada-este-mes-na-antartica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.