Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Loja Essência Mels Brushes / Estúdio Mineral + Plante Comigo

Loja Essência Mels Brushes / Estúdio Mineral + Plante Comigo

© Henrique Queiroga © Henrique Queiroga © Henrique Queiroga © Atamar Lorrani + 21

Mangabeiras, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio Mineral
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  34
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Henrique Queiroga, Atamar Lorrani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: DuPont, Duratex, Altena, AutoDesk, Cerâmica Martins, Coral, Lepri, Newline, Trimble Navigation, puntoluce
Mais informações Menos informações
© Henrique Queiroga
© Henrique Queiroga

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a demanda de projetar uma Loja de Fragrâncias da Mels Brushes, o Estúdio Mineral, juntamente com a Plante Comigo, propõe a LOJA ESSÊNCIA. Para o desenvolvimento do conceito do projeto, o partido tomado se desenvolveu no entendimento e articulação da palavra essência, que, oriunda do meio da perfumaria, dialoga com o contexto arquitetônico.

© Henrique Queiroga
© Henrique Queiroga

Ao integrar as bases da arquitetura contemporânea — o natural e o artificial —, todo o projeto evidencia esta dualidade, contrapondo e mantendo ao mesmo tempo a coexistência destas características. Assim, a cerâmica natural é utilizada como ênfase às características orgânicas, trazendo referências à terra, ao tijolo cru e ao trabalho artesanal de modelagem dos vasos cerâmicos, cujo paisagismo vem a ressaltar ainda mais seu aspecto de natureza.Em contrapartida, empregam-se materiais oriundos dos processos de industrialização, com forte apelo tecnológico, tais como o Corian no topo das bancadas, as prateleiras em chapa metálica e a própria iluminação em acabamento branco. O uso da cor branca, símbolo da pureza e da perfeição, unifica todos os materiais utilizados. Portanto, é sobre o branco que os produtos da Mels Brushes se apoiam, cuja base neutra os destaca neste ambiente.

© Henrique Queiroga
© Henrique Queiroga
Planta
Planta
© Henrique Queiroga
© Henrique Queiroga

Por sua vez, o painel cerâmico que percorre as paredes é composto por lajotas e rodapés cerâmicos, que geralmente possuem uma aba na sua base para um melhor acabamento com o piso em lajota. Porém, nesta loja, a aplicação desses rodapés é transformada em revestimento de parede, configurando um painel que traz movimento e dinâmica ao espaço. Para o fechamento das bancadas, aplicou-se os tradicionais elementos vazados em cerâmica, os conhecidos cobogós. Comumente utilizados para filtrar a luz solar e permitir a ventilação natural, buscou-se a reinterpretação de sua função original, tendo sido usado como elemento de iluminação, clareando suavemente o piso, de forma a guiar o visitante.

© Henrique Queiroga
© Henrique Queiroga
Corte 01
Corte 01
© Atamar Lorrani
© Atamar Lorrani

O paisagismo proposto buscou fugir do senso comum, pois utilizou as plantas como complemento à experiência do espaço. Desse modo, a resistência das espécies marca a relação entre rusticidade e delicadeza. Diferentes espécies de Tillandsias foram utilizadas na composição, por ser um gênero de planta aérea que traz leveza, versatilidade e muita delicadeza. As espécies do gênero Euphorbia, da família das suculentas, dão o tom excêntrico com suas folhas carnudas. Como arremate, um ponto de foco é criado com uma jasmim-manga, desfolhada, repleta de musgos e liquens em seu caule.

© Henrique Queiroga
© Henrique Queiroga

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Mangabeiras, Belo Horizonte - State of Minas Gerais, 30210-120, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Essência Mels Brushes / Estúdio Mineral + Plante Comigo" 07 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931397/loja-essencia-mels-brushes-estudio-mineral-plus-plante-comigo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.