Hotel Canino e Felino / Raulino Silva

Hotel Canino e Felino / Raulino Silva - Janela, ConcretoHotel Canino e Felino / Raulino Silva - Janela, Porta, Fachada, Vidro, CadeiraHotel Canino e Felino / Raulino Silva - Janela, FachadaHotel Canino e Felino / Raulino Silva - Imagem 5 de 28Hotel Canino e Felino / Raulino Silva - Mais Imagens+ 23

Vila do Conde, Portugal
  • Arquitetos: Raulino Silva
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  797
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Equipe De Projeto: Raulino Silva, Daniela Amorim, Cátia Sampaio, João Mendes, Carla Ribeiro, Hélder Jesus, Elena Marino, Giuliano Pavarese
  • Cidade: Vila do Conde
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Canino e Felino / Raulino Silva - Imagem 9 de 28
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel Canino e Felino fica localizado em Vila do Conde e tem como programa principal o alojamento temporário de cães e gatos, que funciona como hotel. O restante programa é um complemento à actividade do espaço, e é composto pelo consultório veterinário, zona de banhos, áreas de treino/recreio exterior e ainda uma piscina para os animais domésticos. O programa foi distribuído por três edifícios que estão interligados, para permitir acolher três áreas com usos diferentes. Ao dividir os espaços conseguimos uma zona de gatos separada da zona de cães para evitar o encontro de ambos e reduzir os ruídos.

Hotel Canino e Felino / Raulino Silva - Janela, Concreto
© João Morgado
Hotel Canino e Felino / Raulino Silva - Imagem 25 de 28
Planta
Hotel Canino e Felino / Raulino Silva - Janela, Fachada
© João Morgado

O terceiro edifício está ocupado com todos os espaços da área de atendimento ao público. No edifício da entrada com apenas um piso estão os espaços de atendimento, com a recepção, o espaço da loja, a zona de banhos, o consultório do médico veterinário, a zona administrativa e os sanitários de apoio.

Hotel Canino e Felino / Raulino Silva - Janela, Porta, Fachada, Vidro, Cadeira
© João Morgado
Hotel Canino e Felino / Raulino Silva - Imagem 23 de 28
Maquete
Hotel Canino e Felino / Raulino Silva - Imagem 11 de 28
© João Morgado

O edifício de alojamento dos cães voltado para os campos de treino é o maior e tem dois pisos. No piso superior temos quarenta e um “quartos” separados pelo corredor central com um pequeno jardim para diminuir o contacto visual dos animais. No piso inferior com acesso pela escada em espiral temos um grande espaço polivalente, os sanitários e balneários para os funcionários. O edifício dos gatos com um único piso, é o mais pequeno e tem doze espaços independentes para o alojamento, com um espaço central de jardim para recreio dos felinos, que está iluminado por uma grande clarabóia. O revestimento exterior dos edifícios, nas paredes e tectos é o sistema etics em cinzento claro, com isolamento térmico em todas as superfícies.

Hotel Canino e Felino / Raulino Silva - Imagem 18 de 28
© João Morgado

Na cobertura foram utilizadas telas asfálticas com isolamento térmico e protecção através de godo com pedra natural. O pavimento das varandas e da zona de aparcamento automóvel exterior dos visitantes é em betão afagado cinzento escuro. O percurso automóvel de acesso ao piso da cave (para cargas e descargas) é em cubo de granito da região.

Hotel Canino e Felino / Raulino Silva - Janela
© João Morgado

No interior de todos os espaços, o pavimento continuo e impermeável é em autonivelante epóxi. Nas paredes dos quartos de banho, nos balneários, nas escadas e no jardim interior do edifício dos cães o revestimento é único em microcimento cinzento claro. A carpintaria das portas e dos armários são em placas de MDF com lacagem em branco. No exterior os muros de pedra de granito foram limpos e conservados, mantendo o mesmo método de construção antigo. Na vedação dos campos de treino dos cães, foram utilizados esteios de granito como estrutura das redes de vedação. Estes esteios já existiam no terreno, e eram utilizados nas videiras que estavam juntos aos muros do campo de cultivo.

Hotel Canino e Felino / Raulino Silva - Imagem 6 de 28
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila do Conde, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Canino e Felino / Raulino Silva" 25 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931295/hotel-canino-e-felino-raulino-silva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.