Edifício Mandel III / Estudio Arzubialde

Edifício Mandel III / Estudio Arzubialde - Imagem 6 de 18
© Federico Cairoli

Edifício Mandel III / Estudio Arzubialde - Imagem 2 de 18Edifício Mandel III / Estudio Arzubialde - Imagem 3 de 18Edifício Mandel III / Estudio Arzubialde - Imagem 4 de 18Edifício Mandel III / Estudio Arzubialde - Imagem 5 de 18Edifício Mandel III / Estudio Arzubialde - Mais Imagens+ 13

  • Arquitectos: Estudio Arzubialde
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1010
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, PreNova, Reno Amoblamientos, Retak, Super block
  • Arquitetos Responsáveis: Franco Piccini, Santiago Baulíes, Martín Cabezudo
  • Equipe De Projeto: Magdalena Gaya, Virginia Rovito, Juliana Gallego, Fernanda Gattari
  • Clientes: Fideicomiso Edificio Mandel III
  • Engenharia: Ricardo Levinton / PreNova
  • Colaboradores: Magdalena Gaya, Virginia Rovito, Juliana Gallego, Fernanda Gattari
  • Cidade: Santa Fe
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Mandel III / Estudio Arzubialde - Imagem 2 de 18
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um edifício de apartamentos de propriedade horizontal em um pequeno terreno da cidade de Santa Fe, situado na intersecção entre a Pasaje Maipú e a Calle Urquiza, esquina nordeste. O volume construído se apoia sobre as empenas sul e oeste, liberando a esquina para configurar uma praça arborizada: a entrada de pedestres e veículos.

Edifício Mandel III / Estudio Arzubialde - Imagem 5 de 18
© Federico Cairoli

Neste tipo de empreendimento é considerado o espaço de uso comum como área não computável monetariamente, motivo pelo qual, em geral, estas áreas são reduzidas ao mínimo necessário. Nesta ocasião, a totalidade da massa construída (a qual abriga 18 unidades com superfícies que variam entre 40 e 65 m2) se articula ao redor do espaço de uso comum, o qual constitui um percurso ascendente de diversas configurações. A praça de acesso no térreo é seguida por três pavimentos de grandes paliçadas e escadas internas, o terraço verde para uso comum no 4º andar e ali, emergindo do volume dos apartamentos, a escadaria/varanda para os 7 andares superiores. Este percurso se relaciona de diversas formas com o entorno imediato: a presença da praça de entrada minimiza o impacto da edificação neste bairro de casas baixas. As paliçadas abertas permitem o contato visual em ambas as direções, de dentro para fora e de fora para dentro, como um sinal de empatia com o entorno.

Edifício Mandel III / Estudio Arzubialde - Imagem 3 de 18
© Federico Cairoli
Plantas
Edifício Mandel III / Estudio Arzubialde - Imagem 4 de 18
© Federico Cairoli

A estrutura de sustentação do edifício se dá a partir de um sistema de lajes leves e sem vigas. Este sistema diminui consideravelmente a quantidade de concreto necessária e tem um rendimento térmico superior à laje maciça convencional. O envoltório se configura a partir de uma parede dupla composta por uma face externa de tijolos pré-moldados de concreto tipo lintel e colocados de forma rotativa. Esta sucessão de proteção solar configura uma fachada "auto-sombreada": uma superfície que produz sombra sobre si mesma no verão, e permite maior impacto do sol no inverno. Em sua face interna, uma parede de tijolos de concreto celular de 15 cm de espessura complementa o sistema.

Edifício Mandel III / Estudio Arzubialde - Imagem 12 de 18
© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Urquiza 3641, S3002 Santa Fe, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Mandel III / Estudio Arzubialde" [Edificio Mandel III / Estudio Arzubialde] 11 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931274/edificio-mandel-iii-estudio-arzubialde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.