Madeira: os melhores artigos do ArchDaily

A madeira tem desempenhado um papel fundamental na história da arquitetura ao proporcionar às construções versatilidade e sustentabilidade. Atualmente, seu uso está se transformando, impulsionado tanto pelos avanços tecnológicos trazidos pelo uso da madeira laminada cruzada (CLT) quanto por uma crescente consciência ambiental.

A lista a seguir é um índice de artigos, notícias e projetos publicados no ArchDaily que abordam tudo o que você precisa saber sobre o uso da madeira na arquitetura, desde estratégias de design e as últimas tendências até sua aplicação em obras e materiais de construção.

Tipos e produção

Sendo um dos materiais mais utilizados em todo o mundo, os arquitetos estão acostumados a obter facilmente a madeira serrada. No entanto, pouco se sabe sobre seu processo de fabricação e todas as operações que determinam sua aparência, dimensões, tonalidades e outros aspectos relevantes.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 2 de 17
© ArchDaily (José Tomás Franco)

Já falamos aqui sobre os materiais km zero: todos aqueles que podem ser adquiridos diretamente no local sem ter passado por diferentes etapas de processamento ou tratamento com produtos tóxicos, e mais do que isso, que no final de sua vida útil possam ser devolvidos ao meio ambiente sem causar grandes danos ou impactos negativos na paisagem natural.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 12 de 17
The Voxel – Una cabaña de cuarentena / Valldaura Labs. Image © Adrià Goula

A madeira laminada colada (MLC), também conhecida como Glulam (por seu nome inglês 'Glued Laminated Timber'), é um material estrutural fabricado através da união de segmentos individuais de madeira, colados com adesivos industriais (geralmente adesivos de resina de melamina ou poliuretano). As peças resultantes oferecem alta durabilidade e resistência à umidade, podendo vencer grandes vãos e conformar formas únicas.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 3 de 17
Mountain Restaurant Björk in Hemavan / Murman Architects. Image © Åke E:son Lindman

Popularizada na Europa e aos poucos ganhando espaço no restante do mundo, a Madeira Laminada Cruzada, mais conhecida como Cross-laminated timber (CLT), destaca-se por sua resistência, aparência, versatilidade e sustentabilidade.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 4 de 17
O Sorriso / Alison Brooks Architects. Imagen © Alison Brooks

No caso da fabricação de móveis, fechamento de paredes, forros e até para pisos, utilizar chapas é uma forma barata e funcional de incorporar a madeira nas construções. Há diversas opções no mercado e cada uma das chapas utiliza um processo de fabricação distinto, seja através de fibras, partículas, fragmentos ou folhas e possui usos específicos. Abaixo, fizemos uma seleção das chapas de madeira mais utilizadas, suas características e usos principais:

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 7 de 17
© Jonathon Donnelly. Image Hideaway House / TRIAS

Ancestral, vernáculo, minimalista e harmonioso. Para muitos, essas palavras definem a arquitetura do Japão, um país que há muito tempo serve como fonte de inspiração cultural e tecnológica para inúmeras sociedades em todo o mundo. As técnicas populares japonesas atingiram até os cantos mais remotos do mundo, ganhando força em vários campos que variam de artesanato técnico à inovação digital. Dentro do campo da arquitetura, a apropriação e a reinvenção de vários materiais e sistemas de construção - como o uso de madeira carbonizada nas fachadas - tem sido um tema duradouro.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 5 de 17
Casa de fin de semana en Kirishima / EAL. Imagen © Shigeo Ogawa

Estruturas e construção

As características da madeira e sua manufatura - segundo a espécie de árvore e seu local de crescimento - permitiu o desenvolvimento da humanidade em qualquer região da Terra. Os detalhes nas obras com madeira, presentes na diversidade de tipos de junções e uniões, não apenas evidenciam um fator construtivo e estrutural, mas também concedem um valor e complexidade arquitetônica.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 6 de 17
Hostal Ritoque / Gabriel Rudolphy + Alejandro Soffia

Ao conceber um projeto de arquitetura e iniciar uma obra, muitos são os pontos considerados para garantir qualidade e custo-benefício. Entre os pontos chave ponderados, a técnica construtiva a ser adotada é na maioria dos casos o primeiro item a ser avaliado, tanto por questões de execução ao materializar o desenho proposto, quanto ao processo decorrente deste – tempo, custo integral, mão de obra, acabamentos e qualidade final.

Leia mais aqui.

A madeira é um material muito nobre e fácil de trabalhar, permitindo que construtores profissionais e amadores fabriquem objetos e estruturas simples sem maiores problemas. No entanto, ao pensarmos em habitações ou edifícios de maior escala, é importante tomar certas precauções que assegurem a boa qualidade e o bom comportamento da construção. Nesse sentido, é fundamental avaliar cada projeto especificamente e analisar qual sistema de conexão acomoda-se da melhor maneira aos requisitos estruturais e estéticos.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 8 de 17
Cortesía de Simpson Strong Tie

Pela variedade de elementos a unir (viga-viga / viga-pilar / viga-escora / viga-parede / base-marcos), ao trabalhar com conexões requer-se da assessoria de um engenheiro calculista ou um profissional com conhecimento e experiência. Para guiar-te nesse processo, selecionamos 15 conexões metálicas especialmente projetados por Arauco para conectar peças de madeira.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 9 de 17
Cortesía de Arauco

Novas tecnologias de fabricação digital, particularmente sistemas de comando numérico computadorizado (CNC), estão mudando a forma como projetamos e construímos estruturas em madeira. Seu alto nível de precisão nos permite desenhar montagens perfeitas - sem parafusos ou ferragens visíveis -, gerando estruturas resistentes, montagem rápida e com uma aparência extremamente limpa.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 13 de 17
Casa Peumayen / Aguilo + Pedraza. Image © Timber

Durante séculos, antes da invenção dos parafusos e elementos de fixação, os artesões japoneses utilizaram complexas uniões para unir diferentes peças de madeira para as estruturas e vigas, gerando uma estética única que ainda pode ser vista nas obras de mestres modernos como Shigeru Ban.

Leia mais aqui.

No espírito do livre acesso à informação, o professor Jochen Gros e o designer Friedrich Sulzer lideraram um projeto de pesquisa no C...Lab da Hochschule für Gestaltung Offenbach, na Alemanha, onde desenvolveram mais de 50 técnicas de marcenaria para serem fabricadas digitalmente, usando Ferramentas CNC ou cortador a laser.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 10 de 17
"50 Digital Wood Joints" by Ladycartoonist is licensed under CC BY-NC-SA 3.0

Tendências de projeto

Impulsionada por preocupações em torno da sustentabilidade, o uso de recursos fósseis não renováveis e eficiência, juntamente com a demanda acelerada para construir novos edifícios e infraestruturas mais acessíveis, a indústria da construção tem incorporado inúmeras novas tecnologias, incluindo aquelas adotadas de outras indústrias. Além disso, a madeira têm sido identificada como um material de construção ideal - especialmente ao incorporar produtos inovadores de madeira em massa, como CLT e glulam, métodos e processos de design como BIM e DfMA, ferramentas para visualização como VDC e tecnologias de fabricação como o CNC.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 16 de 17
© Brock Commons Tallwood House, The University of British Columbia, Student Housing. Courtesy of naturallywood.com

Prédios altos de madeira estão em ascensão. Equipes de projeto em todo o mundo estão aproveitando as tecnologias em constante evolução para criar estruturas cada vez mais altas. A partir do nosso artigo recente que explora o futuro dos arranha-céus, estamos aprofundando as novas tecnologias emergentes de madeira e as vantagens de construir mais alto com madeira. Este tutorial explora como transformar em realidade as estruturas altas de madeira.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 11 de 17
Brock Commons Tallwood House. Image Courtesy of naturallywood.com

Internacionalmente, a versatilidade da madeira laminada já ganha destaque em uma série de projetos consagrados. Por exemplo, no caso do telhado de dupla curvatura da 'Idaho Central Credit Union Arena' nos Estados Unidos, a madeira laminada é utilizada como estrutura para criar um espaço de uso público massivo com base nos recursos locais.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 15 de 17
The Cathedral of Christ the Light / SOM. Image Cortesía de SOM

Quando se trata de resistência sísmica, existem vários mitos que questionam a capacidade da madeira de desempenhar um papel adequado no caso de um terremoto. No entanto, sua ductilidade permite que ela se deforme plasticamente sem quebrar, absorvendo e dissipando a energia gerada pelo movimento e vibração.

Leia mais aqui.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 17 de 17
Construcción de la estructura de 10 pisos sobre la mesa vibratoria de Universidad de California, San Diego. Image © David Baillot / Jacobs School of Engineering / University of California San Diego

Obras e projetos

Quer se inspirar nas melhores obras de arquitetura publicadas recentemente no ArchDaily? Veja aqui todos os mais novos projetos construídos em madeira.

Madeira: os melhores artigos do ArchDaily  - Imagem 14 de 17
The Voxel – Una cabaña de cuarentena / Valldaura Labs. Image © Adrià Goula

Produtos

Quer saber sobre os melhores produtos de arquitetura publicados recentemente no ArchDaily? Encontre aqui todas as novidades em madeira.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: O futuro da madeira. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Madeira: os melhores artigos do ArchDaily " [Madera: Los mejores artículos de ArchDaily] 24 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931171/os-melhores-artigos-do-archdaily-brasil-sobre-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.