Escritório dentro de uma quadra / Sol89

Escritório dentro de uma quadra / Sol89 - Imagem 2 de 18Escritório dentro de uma quadra / Sol89 - Imagem 3 de 18Escritório dentro de uma quadra / Sol89 - Imagem 4 de 18Escritório dentro de uma quadra / Sol89 - Imagem 5 de 18Escritório dentro de uma quadra / Sol89 - Mais Imagens+ 13

  • Arquitectos: Sol89
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Alda
  • Arquitetos Responsáveis: María González, Juanjo López de la Cruz
  • Arquitetos Colaboradores: Elena González Gracia, Rosa Gallardo Parralo, Miguel Sibón
  • Técnico: Cristóbal Galocha (estúdio), José Luis Luque (obra)
  • Instalações : Alejandro Cabanas
  • Marcenaria : Fritz Josef Koch
  • Cidade: Córdoba
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Escritório dentro de uma quadra / Sol89 - Imagem 3 de 18
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. O tecido urbano do centro de Córdoba é constituído por quadras densas cobertas por uma infinidade de pátios que conferem a este lugar o caráter de um espaço nunca totalmente conhecido. Ao entrar no interior deste lote, encontramos um amálgama de edifícios de diferentes épocas, onde cheios e vazios conferem luz, ventilação e privacidade ao interior. Este território de luz e sombra é articulado por toda a coleção de espaços intermediários que nutrem o patrimônio arquitetônico do sul. Becos, corredores abertos, passagens, pátios, galerias e, finalmente, a paisagem fragmentada dos telhados, formam uma rede de espaços vazios, entremeados pela densidade urbana, dando continuidade ao espaço público que acaba entrando no coração edificado.

Escritório dentro de uma quadra / Sol89 - Imagem 5 de 18
© Fernando Alda
Planta
Escritório dentro de uma quadra / Sol89 - Imagem 6 de 18
© Fernando Alda

Nesse contexto, temos que projetar a expansão de escritórios localizados em uma casa de três andares. Com a incorporação de três novas instalações, duas no térreo e uma no pavimento superior, são criados fluxos independentes entre uma área e outra, garantindo a coesão final do espaço de trabalho resultante. Propomos a intervenção desenhando sem levantar o lápis do papel, definindo um espaço contínuo que, dos escritórios originais, serpenteia pelo interior da quadra, passando por pátios, entrando na densidade construída, escoando quando necessário até atingir a cobertura. Para sublinhar essa condição contínua do espaço, optamos por pavimentos, coberturas e revestimentos externos que continuam em toda a intervenção.

Escritório dentro de uma quadra / Sol89 - Imagem 8 de 18
© Fernando Alda
Axonométrica
Escritório dentro de uma quadra / Sol89 - Imagem 9 de 18
© Fernando Alda

Um piso de concreto, elevado e aquecido atravessa espaços interiores e exteriores; o telhado é resolvido com um painel acústico de ripas de madeira inserido entre a estrutura de concreto original que adquire uma nova expressividade quando emoldurada por ela. Finalmente, quando o volume do novo espaço de trabalho surge para atender o escritório original em suas várias dimensões, ele é revestido com chapas de aço galvanizado e é organizado por meio de diferentes volumes nos pátios, enfatizando seu status como um dispositivo autônomo inserido nas lacunas existentes. As peças de mobiliário, as áreas definidas pelo teto acústico e a ventilação cruzada proporcionada pelos pátios limitam os locais de trabalho sem divisões, esclarecendo a diafanidade da planta.

Escritório dentro de uma quadra / Sol89 - Imagem 13 de 18
© Fernando Alda

A intervenção busca aprimorar os conceitos de transparência, seqüência e gradiente típicos das articulações tradicionais dos centros amplos e heterogêneos das cidades históricas do sul, sem perder de vista o desejo de costurar os espaços disponíveis para ampliação, fragmentados e independentes em um primeiro momento e contínuos e articulados após a execução do projeto. O espaço em forma de ar e luz penetra, assim, na massa construída, como um elemento contínuo que pertence à cidade e é domesticado dentro da quadra.

Escritório dentro de uma quadra / Sol89 - Imagem 4 de 18
© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Córdoba, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escritório dentro de uma quadra / Sol89" [Oficina en el interior de una manzana / Sol89] 03 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931065/escritorio-dentro-de-uma-quadra-sol89> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.