Woods Bagot vence concurso para a reforma do antigo Mercado Central de Adelaide, Austrália

A Woods Bagot apresentou novas imagens de sua proposta vencedora para o projeto de transformação do Mercado Central Arcade em Adelaide. O novo empreendimento de uso misto servirá para resgatar e conectar os espaços sobre as arcadas do mercado central de Adelaide, servindo como um novo marco urbano para o entorno da região do mercado. A prefeitura de Adelaide está trabalhando para transformar o distrito central da cidade em um dos bairros mais modernos e vibrantes de toda a Austrália, e a proposta desenvolvida pela Woods Bagot pretende reavivar a atmosfera histórica da região do mercado central da capital da Austrália Meridional.

Woods Bagot vence concurso para a reforma do antigo Mercado Central de Adelaide, Austrália - Mais Imagens

Mercado Central Arcade em Adelaide. Imagem Cortesia de Woods Bagot

As autoridades locais haviam apresentado a poucos tempo a proposta para o edifício do mercado e seu entorno imediato, desenvolvido com apoio técnico e financeiro da incorporadora australiana ICD Property, da empresa com sede em Singapura Nanshan Group e da empresa imobiliária australiana Sinclair Brook. A reforma das arcadas do antigo mercado abarcará uma área de mais de 8.000 metros quadrados, criando uma série de novos espaços comerciais, restaurantes e bares, além de um centro de eventos, um jardim acessível na cobertura, espaços educacionais, um hotel e um edifício de uso-misto com apartamentos e escritórios. Restabelecendo as arcadas do antigo edifício frente à Grote Street (parcialmente demolidas na década de 1960), o projeto incorpora também um novo espaço de encontro, cercado por áreas comerciais de apoio aos espaços públicos do térreo e no primeiro pavimento do edifício. Os terraços da cobertura foram concebidos como uma área verde pública e acessível a todos.

Mercado Central Arcade em Adelaide. Imagem Cortesia de Woods Bagot

O arquiteto chefe da Woods Bagot, Alex Hall, disse que “o mercado de Adelaide remonta a 1869, quando os camponeses da região se encontravam no local para comercializar seus produtos, sem nenhuma infraestrutura além de uma cerca e lâmpadas à gás. Agora, mais de um século e meio depois, estamos procurando resgatar a sensibilidade deste espaço, um edifício capaz de levar adiante esse espírito empreendedor da comunidade local. Procuramos redescobrir o projeto do edifício original, desenvolvendo uma proposta que vai muito além de um simples tratamento de fachada, recuperando a estrutura de tijolo das arcadas - as quais representam o símbolo e a identidade do edifício original do mercado central de Adelaide.”

Mercado Central Arcade em Adelaide. Imagem Cortesia de Woods Bagot
Mercado Central Arcade em Adelaide. Imagem Cortesia de Woods Bagot

A proposta da Woods Bagot também inclui novas conexões e acessos diretos ao estacionamento público do mercado, além de incluir 260 novas vagas. O diretor-gerente da ICD Property, Matthew Khoo, diz que o projeto de requalificação do mercado central ajudará a impulsionar a economia e o turismo em Adelaide, transformando-o em um dos mais importantes centros comerciais da Austrália e do mundo. “O Mercado Central de Adelaide é um espaço público vibrante com mais de 150 anos de história. Nossa proposta visa valorizar a estrutura existente, restaurando e protegendo a sua história e seu patrimônio construído, além de criar novos espaços complementares que possam diversificar a área e atrair ainda mais visitantes”, disse ele.

Via Woods Bagot

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Woods Bagot vence concurso para a reforma do antigo Mercado Central de Adelaide, Austrália" [Woods Bagot Reveals Winning Design for New Adelaide Central Market Arcade] 01 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931058/woods-bagot-vence-concurso-para-a-reforma-do-antigo-mercado-central-de-adelaide-australia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.