Casa BF / Daniel Fromer

Casa BF / Daniel Fromer - Janela, Madeira, Iluminação, Viga, DormitórioCasa BF / Daniel Fromer - Janela, JardimCasa BF / Daniel Fromer - Mesa, Viga, TerraçoCasa BF / Daniel Fromer - Madeira, TerraçoCasa BF / Daniel Fromer - Mais Imagens+ 19

Santa Cruz Cabrália, Brasil
  • Arquitetos: Daniel Fromer
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  460
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Evelyn Müller
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Trimble
  • Arquiteto Responsável: Daniel Fromer
  • Engenharia: Viver Bahia
  • Paisagismo: José Pedro Oliveira Costa
  • Projeto Luminotécnico: Lux Projetos
  • Cidade: Santa Cruz Cabrália
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa BF / Daniel Fromer - Janela, Madeira, Iluminação, Viga, Dormitório
© Evelyn Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa projetada por Daniel Fromer destaca-se pela reverência pelo entorno, em meio à vegetação nativa à beira mar. Com um portfólio de projetos que conectam técnicas artesanais muitas vezes pouco conhecidas a soluções racionais e simples, o arquiteto recebeu a encomenda de criar um local para abrigar uma família que chega a sua terceira geração rodeada de amigos. Conjugar momentos em grupo e privacidade era um dos desafios iniciais do projeto, previsto para ocupar uma área de preservação ambiental e desova de tartarugas. Assim, em torno da casa maior, Fromer ergueu três unidades independentes e um cômodo para a estada de caseiros e demais funcionários. Na construção central, todos podem se encontrar para as refeições feitas junto da enorme mesa de madeira e na generosa varanda em frente a piscina. "Tem-se convivência, mas também privacidade para os familiares e convidados", explica o arquiteto. 

Casa BF / Daniel Fromer - Mesa, Viga, Terraço
© Evelyn Müller

Além do respeito á arquitetura local, o emprego de taubilhas na cobertura favorece a circulação de ar minimizando a necessidade de as condicionado. Ao mesmo tempo, bloqueia completamente a entrada da chuva. Madeira reciclada (peroba e ipê) compõe a maior parte da matéria-prima usada na obra: os degraus e o fechamento são de peroba; o deque, de ipê - ambos de demolição. As poucas peças não recicladas têm certificação de sustentabilidade, caso das esquadrias das portas de correr, desenhadas pelo arquiteto. 

Casa BF / Daniel Fromer - Janela, Jardim
© Evelyn Müller
Casa BF / Daniel Fromer - Imagem 15 de 24
Planta
Casa BF / Daniel Fromer - Madeira, Terraço
© Evelyn Müller

As grandes aberturas permitem que a casa permaneça completamente aberta e fechada - e sem perder nada das paisagens idílicas da praia baiana. Para o projeto luminotécnico, o arquiteto convidou Ricardo Heder, que seguiu à risca proposta da casa ter pouquíssima interferência no entorno. 

Casa BF / Daniel Fromer - Madeira, Cama, Dormitório
© Evelyn Müller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa BF / Daniel Fromer" 03 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930812/casa-bf-daniel-fromer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.