Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos

Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos - Imagem 2 de 33Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos - Imagem 3 de 33Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos - Imagem 4 de 33Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos - Imagem 5 de 33Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos - Mais Imagens+ 28

Buenos Aires, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bruto Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Adobe, AutoDesk, Chaos Group, FV, Jonson, LIFE Aluminios, OPAVI, Oblak, Portobello, ferrum
  • Arquiteto Responsável: Ignacio Germano
  • Equipe De Projeto: Franco Carbone
  • Colaboradores: Melina Bertora
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos - Imagem 4 de 33
© Bruto Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, de 260.00 m², está localizada em um lote triangular com frente nordeste em um condomínio fechado na cidade de Buenos Aires. A sua morfologia é configurada a partir de duas barras paralelas sobrepostas, ligeiramente deslocadas, situadas uma sobre a outra, articulando na sua intersecção os espaços de uso diário da casa. No térreo, as salas de estar e jantar se conjugam à fachada posterior com a galeria, em contato direto com a natureza circundante. O estar, desenvolvido com pé-direito duplo, permite tomar a luz do norte através de uma janela aberta a esta orientação, que olha para fora sobre o volume do térreo e está ligada ao pavimento superior através da articulação das duas barras deslocadas, permitindo que a escada se desenvolva dentro do mesmo esquema numa seção perpendicular à seção longitudinal da residência.

Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos - Imagem 5 de 33
© Bruto Studio
Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos - Imagem 20 de 33
Corte BB'
Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos - Imagem 16 de 33
© Bruto Studio

No térreo, a área de serviços está localizada na frente, reunindo as áreas de acesso, cozinha, banheiro e lavanderia, dando forma a um único volume condensado de dimensões limitadas. Esta operação coloca o térreo na mesma cota em relação à rua, gerando vistas controladas de forma a gerar a maior privacidade possível e liberar o restante do andar para obter vistas para o jardim paisagístico. Após a sala de jantar, tem-se uma galeria que contém a área de churrasqueira e um espelho d'água que projeta a luz e o visual para o parque. O pavimento superior se divide em duas áreas principais, articuladas pelas escadas e pela sala de estar. Orientados para a frente (norte) da casa, de um lado estão os dois dormitórios das crianças, separados por um banheiro semi-integrado ligado pelas áreas de closet. Do outro lado está o quarto principal, localizado na parte mais calma da casa e configurado como um quarto integrado com o banheiro e closet.

Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos - Imagem 3 de 33
© Bruto Studio
Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos - Imagem 30 de 33
Planta - Segundo Pavimento
Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos - Imagem 2 de 33
© Bruto Studio

A morfologia geral da casa é austera, de linhas puras, utilizando materiais nobres e de baixa manutenção. A imagem da residência se caracteriza pelo uso do concreto, que foi pensado não só como elemento estrutural, mas também como material principal, encarregado de gerar sensações e expressar o caráter sintético e austero da casa. Desta forma, os demais materiais foram subordinados a acompanhar o concreto, sem destaques em relação a ele. É por isso que tanto os materiais de revestimento exterior como os interiores são neutros, claros ou escuros, e as grandes superfícies de vidro permitem a permeabilidade interior e exterior através de grandes aberturas sem caixilhos ou parapeitos que obstruem as visuais e o contato entre o interior e o exterior, gerando uma arquitetura permeável e amigável com seu entorno.

Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos - Imagem 17 de 33
© Bruto Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pingüinos / Carbone Arquitectos" [Casa pingüinos / CRBN | Carbone Arquitectos] 04 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930774/casa-pinguinos-carbone-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.