Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos

Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 2 de 27Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 3 de 27Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Janela, Cama, Dormitório, CadeiraApartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 5 de 27Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 22

  • Arquiteto Responsável: João Tiago Aguiar
  • Equipe De Projeto: João Nery Morais, Arianna Camozzi, Diogo Romão, Agathe Delorme, Susana Luís, Ruben Mateus, André Barreiros Silva, Maria Sousa Otto, Diogo Romão, Samanta Cardoso Menezes, Nuno Almeida
  • Construtor: Oficina dos Sonhos
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Porta
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento em questão localiza-se num prédio situado junto ao Parque Eduardo Sétimo, no centro de Lisboa. A fracção encontrava-se ocupada por um escritório que tinha já desvirtuado as características originais do apartamento.

Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Sofá
© Fernando Guerra | FG+SG

A proposta passou por organizar a zona social em dois eixos, apoiando-se na estrutura de circulação existente: de um lado uma área de refeições e cozinha, no mesmo alinhamento, e do outro lado um corredor principal que distribui para as salas e quartos. Propuseram-se duas salas; uma sala de estar e de tv, sobre o alçado tardoz, e uma sala principal, de grandes dimensões, sobre o alçado frontal, criada a partir da junção de várias divisões. A sala de tv possui uma estante que engloba várias funções, desde recuperador de calor, a equipamento multimédia, prateleiras e ainda alguns arrumos abertos e fechados.

Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 2 de 27
© Fernando Guerra | FG+SG
Planta
Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Prateleira, Armário
© Fernando Guerra | FG+SG

A ala da cozinha é complementada por uma lavandaria e um quarto de serviço, com uma instalação sanitária revestida a mosaico hidráulico, na continuidade do pavimento da própria cozinha. O conceito da continuidade e interligação dos espaços é também desenvolvido com o prolongar dos armários desde o hall até à cozinha, fazendo sobressair a profundidade do espaço.

Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Pia, Bancada
© Fernando Guerra | FG+SG

No corredor principal, levou-se ao extremo a colocação de lanternins de iluminação zenital, criando-se uma bateria destas pirâmides truncadas esculpidas no tecto falso, que marcam o ritmo ao longo do apartamento.

Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 24 de 27
© Fernando Guerra | FG+SG
Cortes
Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Porta
© Fernando Guerra | FG+SG

De forma a conciliar a arquitectura original do apartamento e a nova intervenção, adoptou-se uma linguagem estética distinta para as áreas mais alteradas. Enquanto que o pavimento original em tacos foi todo recuperado, bem como as sancas, rodapés e portas originais, já as portas novas foram colocadas à face das paredes, dissimuladas, sem puxadores. Esta mesma linguagem minimalista é adoptada nas áreas profundamente alteradas tais como cozinhas, casas de banho e armários, de forma a ficar sempre em harmonia com os elementos existentes e de forma a valorizá-los.

Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos - Janela, Cama, Dormitório
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Sidónio Pais II / João Tiago Aguiar Arquitectos" 22 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930682/apartamento-sidonio-pais-ii-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.