Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI

Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Imagem 2 de 40Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Imagem 3 de 40Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Imagem 4 de 40Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Imagem 5 de 40Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Mais Imagens+ 35

Praha-Suchdol, República Checa
  • Arquitetos: ŠÉPKA ARCHITEKTI
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  188
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aleš Jungmann
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Mastavby
  • Arquiteto Responsável: Jan Šépka
  • Investidor: Família Králova
  • Colaborador : Jan Kolář
  • Cidade: Praha-Suchdol
Mais informaçõesMenos informações
Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Imagem 2 de 40
© Aleš Jungmann

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é a reforma de uma casa em Praga que foi concluída e reconstruída várias vezes como uma edificação originalmente recreativa da década de 1930 para residência permanente. Considerando essas intervenções, sua estabilidade já não era mais suficiente. A decisão fundamental foi, portanto, complementar e fortalecer a construção com um espartilho de aço. Outro problema era o telhado original, com apenas 15 cm de espessura.

Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Imagem 6 de 40
© Aleš Jungmann
Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Imagem 3 de 40
© Aleš Jungmann
Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Imagem 25 de 40
© Aleš Jungmann

A eliminação de todo o telhado, que decidimos no final, permitiu não apenas uma solução mais eficaz do problema da impermeabilização, mas também a adaptação do projeto no segundo andar acima do solo para atender às demandas do investidor. O segundo andar também é ampliado com uma nova sala no antigo terraço. O espartilho de aço não é apenas um elemento técnico; também pretende ser uma treliça para trepadeiras e consolida todo o edifício em termos de arquitetura. Todo o espartilho consiste nos mesmos prismas de aço soldados dos perfis "L" em um módulo de 1280 mm.

Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Imagem 4 de 40
© Aleš Jungmann

Este módulo permitiu preservar idealmente as aberturas existentes da parte que resta da edificação. A construção em alvenaria do segundo pavimento, com blocos de concreto leves, complementa a parte de aço e ajuda a transportar a nova laje de concreto armado no telhado que servirá, por sua vez, como um terraço acessível com uma modificação do jardim. O acesso ao telhado diretamente do jardim é possível graças a uma escada de serviço, projetada a partir da lateral da edificação na construção em aço. O interior do segundo andar torna visível os blocos e o teto, ambos de concreto.

Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Imagem 5 de 40
© Aleš Jungmann
Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Imagem 39 de 40
Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Imagem 40 de 40

Juntamente com a estrutura de suporte de aço, todos os materiais são admitidos em sua forma natural. Esse interior rugoso é complementado por um mobiliário móvel feito de compensado de bétula na forma de células para dormir, armários que dividem os quartos e móveis soltos. Uma parte integrante de cada dormitório foram as cortinas. Cada membro da família escolheu sua solução de cores no mesmo tema selecionado. O interior e o exterior da edificação criam uma plataforma que muda com o tempo.

Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Imagem 31 de 40
© Aleš Jungmann

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI" [House in a Steel Corset / ŠÉPKA ARCHITEKTI] 16 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930626/residencia-em-um-espartilho-de-aco-sepka-architekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.