BIG e Field Operations apresentam projeto que transformará a paisagem costeira de Nova Iorque

A empresa novaiorquina Two Trees Management, em parceira com o BIG e a Field Operations, apresentou o projeto de um novo plano diretor para o norte do Brooklyn, um mega empreendimento de uso misto acompanhado de um parque resiliente às margens do East River na cidade de Nova Iorque.

BIG e Field Operations apresentam projeto que transformará a paisagem costeira de Nova Iorque - Mais Imagens+ 7

© James Corner Field Operations and BIG-Bjarke Ingels Group, cortesia de Two Trees Management

Localizado na orla norte do Brooklin, onde antigamente funcionava o armazém de óleo combustível do Terminal Edison North First Street, o projeto conta com um “espaço público protegido às margens do East River, uma área de transição concebida para reconectar a cidade e o rio”, além de um mega empreendimento de uso misto que procura atender as crescentes demandas da comunidade local por “espaços públicos, moradias acessíveis e espaços comunitários da YMCA”.

© James Corner Field Operations and BIG-Bjarke Ingels Group, cortesia de Two Trees Management

Com o projeto para a River Street, a Two Trees está inovando mais uma vez, reforçando seu compromisso com a construção de comunidades além de promover a resiliência urbana, […] Depois da passagem do Furacão Sandy pela cidade de Nova Iorque, estamos trabalhando para desenvolver projetos que possam minimizar o potencial impacto destes - já não tão atípicos - eventos climáticos, ao mesmo tempo em que procuramos reaproximar a cidade do rio, uma relação negligenciada por décadas. O novo plano diretor para o norte do Brooklin presenteará a cidade de Nova Iorque com um espaço público de primeira categoria e de dimensões muito maiores do que o previsto pelo plano diretor do município, proporcionando uma série de benefícios à toda a comunidade local e bairros próximos ao East River. -- Jed Walentas, diretor da Two Trees Management.

© James Corner Field Operations and BIG-Bjarke Ingels Group, cortesia de Two Trees Management
© James Corner Field Operations and BIG-Bjarke Ingels Group, cortesia de Two Trees Management

O masterplan apresentado pela Two Trees Management conta com mais de onze mil metros quadrados de espaços públicos além de outros doze mil metros quadrados de áreas de lazer juntas ao rio. Somando-se a isso, a proposta de re-desenvolvimento da área contará com dois edifícios residenciais projetados pelo BIG, disponibilizando na região um total de aproximadamente 1.000 novas unidades habitacionais, das quais 25% deverão ser comercializadas abaixo do preço de mercado. E não para por ai, segundo a Two Trees, a área do antigo Terminal do Brooklin contará ainda com um novo projeto da YMCA de 4.300 metros quadrados, 2.700 metros quadrados de espaços comerciais e 5.300 metros quadrados de espaços para escritórios. A Field Operations será responsável pelo projeto dos espaços públicos, incluindo uma esplanada circular, um anfiteatro, um trapiche, uma praia artificial e piscinas de água doce.

© James Corner Field Operations and BIG-Bjarke Ingels Group, cortesia de Two Trees Management

Desenvolvida em parceria com a Two Trees e a Field Operations, a nossa proposta procura completar o projeto de transformação da orla de Williamsburg, dando formas finais a este novo bairro pós-industrial da cidade de Nova Iorque. Não nos contentamos apenas em redesenhar os espaços urbanos pré-existentes e delimitados pela presença das antigas docas, muito pelo contrário, decidimos estender a avenida Metropolitan até o rio, criando um percurso acessível de forma a criar um arquipélago urbano de ilhas recreativas, protegendo o rio e a cidade, proporcionando novos espaços para a prática de esportes aquáticos e atividades afins [...] Duas décadas atrás, desenvolvemos um projeto de transformação radical para o porto de Copenhague, criando espaços públicos acessíveis que se estendiam até o rio, agora chegou a hora de Nova Iorque inovar neste sentido, e o East River parece ser o local perfeito para começarmos a transformar as relações espaciais desta cidade com o rio. O River Loop será o primeiro de muitos parques urbanos onde os nova-iorquinos poderão explorar novas relações com os rios de sua cidade. -- Bjarke Ingels, sócio fundador do BIG.

© James Corner Field Operations and BIG-Bjarke Ingels Group, cortesia de Two Trees Management

Segundo os arquitetos responsáveis, o novo plano diretor visa aprimorar a conectividade entre a cidade e o rio ao longo da orla, restabelecendo a paisagem natural às margens do rio para melhor proteger a própria cidade e finalmente transformar a maneira como os nova-iorquinos interagem com o East River. O novo parque às margens do East River se encaixa em um conjunto de espaços públicos que eventualmente se estenderão de South Williamsburg até Greenpoint. Finalmente, com o resgate da paisagem natural, “o plano diretor procura re-conectar a cidade com o rio, criando estratégias que possam minimizar o impacto de futuros eventos climáticos extremos.” Um complexo sistema de áreas alagáveis e espaços de amortecimento aumentarão a resiliência do rio e de suas margens, protegendo a cidade durante as tempestades, minimizando as consequências decorrentes de inundações e marés altas.

© James Corner Field Operations and BIG-Bjarke Ingels Group, cortesia de Two Trees Management

Com este projeto, estamos apresentando um modelo de parque urbano resiliente, concebido para proteger as margens do rio e o bairro do Brooklin ao longo de toda faixa de Williamsburg, convidando seus moradores a redescobrirem os encantos da paisagem fluvial da cidade de Nova Iorque, […] Seguindo a recente aprovação do projeto de lei “Living Shorelines” na Câmara dos Deputados, há um claro comprometimento das autoridades de nossa cidade na promoção de projetos urbanos resilientes, infraestruturas que utilizam a natureza como uma ferramenta para proteger as comunidades e minimizar os impactos ambientais decorrentes da mudança climática. Projetos resilientes precisam ser a regra e não a exceção, principalmente quando se trata de reurbanizar áreas costeiras. Com a nossa proposta aqui apresentada, pretendemos estabelecer um novo modelo, um exemplo de como o desenho de um espaço público pode ajudar a construir comunidades, proporcionando novas oportunidades para que as pessoas possam voltar a usufruir dos benefícios da paisagem fluvial da cidade de Nova Iorque. -- Lisa Switkin, diretora sênior da James Corner Field Operations e responsável pelo projeto do parque.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "BIG e Field Operations apresentam projeto que transformará a paisagem costeira de Nova Iorque" [BIG + Field Operations Design Master Plan for River Street Waterfront] 24 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930271/big-e-field-operations-apresentam-projeto-que-transformara-a-paisagem-costeira-de-nova-iorque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.