Casa 1/3 / Rever & Drage Architects

Casa 1/3 / Rever & Drage Architects - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Talgø
  • Arquitetos Responsáveis: Tom Auger, Martin Beverfjord, Eirik Lilledrange
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Rever & Drage Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada para um jovem casal, a Casa 1/3 encontra-se isolada em meio aos fiordes de Sunndal, 180 quilômetros ao sul de Trondheim no extremo oeste da Noruega. Devido ao orçamento limitado, a casa - inicialmente enxuta - foi projetada de maneira que pudesse crescer com o tempo, adaptando-se as futuras demandas que poderiam surgir com o passar do tempo. O marido, mais romântico, desejava uma casa aconchegante enquanto que a esposa, uma assídua caçadora de veados, queria um edifício mais prático, com um depósito para guardar seus equipamentos de caça. Apesar de diferentes expectativas, ambos concordavam com a necessidade de uma construção simples, especialmente devido ao orçamento limitado. Os dois concordavam também que era importante manter uma porta aberta para o futuro, um edifício que pudesse ser facilmente adaptado segundo as necessidades que pudessem surgir em um futuro próximo.

Cortesia de Rever & Drage Architects

A casa propriamente dita, é uma estrutura de dois pavimentos, ambos com uma área total de cinquenta metros quadrados. Complementando os espaços sociais e privativos da casa, o espaço exterior coberto ocupa uma área duas vezes maior do que a anterior. Isso é tudo aquilo que o casal precisa para viver hoje em dia, enquanto a área complementar provavelmente será capaz de acomodar mais um ou dois quartos assim que a família comece a crescer. Enquanto as crianças permanecem sendo um projeto futuro, o espaço coberto vai cumprindo uma série de funções alternativas como depósito, garagem, oficina, salão de festas e, não menos importante, abatedouro de veados. De forma geral, a estrutura da casa segue a organização tradicional da arquitetura vernacular norueguesa, embora com aberturas ligeiramente maiores do que se costuma ver na região, enquanto o espaço multiuso abaixo, segue uma linha mais moderna e industrial.

Cortesia de Rever & Drage Architects
Planta - térreo

Conceitualmente, este projeto é bastante simples: os proprietários construíram uma casa com o dinheiro que tinham à disposição naquele momento, ainda assim, a estrutura global do edifício foi planejada para uma futura ampliação. Ao construir toda a estrutura de cobertura na primeira etapa do projeto, qualquer obra de ampliação da casa será significativamente mais rápida e econômica, e enquanto isso, eles têm a sua disposição uma enorme área coberta para utilizarem como acharem melhor.

Cortesia de Rever & Drage Architects

A planta da casa de dois pavimentos se organiza em torno de um núcleo de serviços. No térreo, encontram-se o hall de entrada, a cozinha, a sala de estar e a lavanderia, enquanto no segundo pavimento estão localizados o depósito, o dormitório, uma segunda sala de estar e uma pequena sala de TV além de um banheiro. A porta da frente está voltada para o pátio, enquanto a entrada dos fundos serve de acesso à varanda e a lavanderia.

Fachada noroeste
Fachada sudeste

O espaço aberto coberto encontra-se protegido também por paredes laterais inclinadas que definem grandes aberturas triangulares na fachada do edifício. Estas paredes ocultam os pilares que encontra-se embutidos nestes painéis de fechamento, que por sua vez, direcionam e emolduram as vistas para a paisagem. Protegido por esta enorme cobertura, encontra-se um espaço até certo ponto ambíguo - ele é aberto e fechado ao mesmo tempo. Devido à expressividade de suas formas, a arquitetura funciona de forma complementar à exuberante paisagem que a cerca.

Cortesia de Rever & Drage Architects

Com um design minimalista, o edifício parece uma obra quase abstrata. A semelhança entre os primeiros desenhos conceituais e o resultado final é impressionante. Acessando a garagem, nos encontramos imersos neste imenso espaço aberto coberto, enquanto a casa praticamente desaparece aos nossos olhos. Visto pelos lados, o balanço entre os dois momentos do edifício é bastante equilibrado - um lado é grande e leve, enquanto o outro é pequeno e pesado.

Cortesia de Rever & Drage Architects

Uma das coisas mais interessantes sobre esse projeto é que, no futuro - depois que for devidamente concluído-, ele provavelmente se parecerá a uma típica casa de fazenda de Sunndal. Como tal, algo que começou como um edifício de caráter pouco usual, paulatinamente assumirá formas mais tradicionais. Os únicos vestígios restantes será o desenho das paredes inclinadas da fachada, que serão incorporados pelas paredes exteriores do novo edifício, revelando-se apenas nas aberturas das janelas, lembrando os contrafortes da capela da Catedral de Gloucester.

Cortesia de Rever & Drage Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 1/3 / Rever & Drage Architects" [1/3 House / Rever & Drage Architects] 22 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930181/casa-1-3-rever-and-drage-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.