Residência em Takamatsu / Fujiwaramuro Architects

Residência em Takamatsu / Fujiwaramuro Architects

Residência em Takamatsu / Fujiwaramuro Architects - Mais Imagens+ 29

Takamatsu, Japão
  • Arquitetos: Fujiwaramuro Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  131
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Katsuya. Taira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Delta Light, Revigres, SK Kaken
© Katsuya. Taira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no centro de Takamatsu, esta residência abriga um casal com um filho. O cliente solicitou que a edificação ocupasse o máximo possível do lote, garantisse privacidade, tivesse uma garagem embutida que mostrasse seu carro e uma estrutura de concreto armado com acabamentos simples, em vez de interiores texturizados com madeira e outros materiais. Respondemos a uma proposta que colocava a área de estar / jantar / cozinha no centro do lote, com outros espaços ao redor dele.

© Katsuya. Taira

A edificação é composta por quatro paredes externas que envolvem totalmente a propriedade, com um espaço vazio localizado dentro de cada um dos quatro cantos e outro no centro. Esses cinco vazios trazem luz uniforme aos espaços interiores, conferindo à área de estar / jantar / cozinha uma atmosfera espaçosa e luminosa, apesar da localização no primeiro nível. Os quatro espaços vazios incorporam o ambiente externo, mantendo a privacidade, criando um espaço aberto com fortes conexões com o exterior.

© Katsuya. Taira
Planta - segundo pavimento
Corte B-B'

Para manter os espaços interiores simples, usamos apenas quatro pilares estruturais. Os balanços que se estendem horizontalmente a partir dessas colunas suportam o primeiro e o segundo nível, as paredes e o telhado. Graças a esse arranjo, as paredes externas não precisam sustentar o segundo nível ou o teto, o que possibilitou a inclusão de janelas finas e longas, que admitem entrada de luz em 360 graus. Isso permite que as linhas de visão se estendam para fora do volume sem comprometer a privacidade.

© Katsuya. Taira

O projeto também resultou em economias significativas no orçamento da construção. O terreno é bastante instável e exigiria extensa estabilização do solo se fosse usada uma base comum. No entanto, com o nosso projeto, as fundações eram necessárias apenas nos quatro postos, reduzindo o orçamento de estabilização do solo para um quarto do que seria em uma fundação completa.

© Katsuya. Taira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Takamatsu / Fujiwaramuro Architects" [House in Takamatsu / Fujiwaramuro Architects] 15 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930126/residencia-em-takamatsu-fujiwaramuro-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.