Apartamento DQ1 / Machado Igreja Arquitectos

Apartamento DQ1 / Machado Igreja Arquitectos - Mesa, Janela, Cadeira
© Francisco Nogueira
  • Arquitetos: Machado Igreja / Arquitectos; Machado Igreja / Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  142
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A Linha da Vizinha, Flos, Smeg, Water Evolution
  • Coordenação: Tiago Igreja
  • Colaboradores: Sofia Tavares da Silva, Joana Santos Moreira e João Pedro Varela
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto procura resolver a geometria não característica e irregular do apartamento, ao mesmo tempo em que apresenta algumas de suas melhores qualidades, como a exposição solar e sua relação com as janelas, varandas e vistas circundantes. O ideal da casa como refúgio urbano pode ser explorado com uma importância semelhante, despojado da agitação da cidade.

Apartamento DQ1 / Machado Igreja Arquitectos - Imagem 19 de 22
© Francisco Nogueira
Planta
Apartamento DQ1 / Machado Igreja Arquitectos - Cadeira, Janela, Mesa
© Francisco Nogueira

 O apartamento se estende por 142 m2 em um andar, separando clara e com maestria o espaço social do espaço íntimo. Os volumes de madeira e pedra que compõem o módulo de cozinha, bem como a área técnica, servem como pivô. A cozinha - localizada no vazio que liga a varanda aos três quartos - está totalmente exposta e projetada para ser o ponto de encontro e o reforço da vida do apartamento.

Apartamento DQ1 / Machado Igreja Arquitectos - Bancada, Pia
© Francisco Nogueira

Os quartos, banheiro e suíte existem como um reverso dessa lógica, possuindo limites fortemente definidos. A suíte oferece um espaço que pode ser tanto um banheiro quanto um armário e se estende a uma varanda de corpo inteiro. A folha de madeira côncava aprimora a área social e fortalece o relacionamento entre a entrada e a área de estar, mantendo-se bem iluminada e, assim, fornece orientação para quem está entrando no espaço e um abrigo reconfortante para quem já está dentro. Imediatamente após o lençol, a área de estar se revela, esculpida pela forma redonda de sua fachada, voltada para o oeste e com vista para a Praça José Fontana.

Apartamento DQ1 / Machado Igreja Arquitectos - Porta, Banheiro
© Francisco Nogueira

 Declarando-se um momento de ruptura na história do apartamento, a intervenção visa implementar uma linguagem afiada e uma maneira contemporânea de interpretar o espaço. Com ele, vem um conjunto de novas partições e volumes de armazenamento que se conectam à estrutura e à fachada de preexistência. Materiais naturais, como madeira e pedra, iniciam um diálogo com o aço e o autonivelador, que são ligados à luz e à acústica do apartamento. Sendo um tema forte em todo o projeto, a luz foi explorada tanto na incidência direta quanto na refletida.

Apartamento DQ1 / Machado Igreja Arquitectos - Imagem 12 de 22
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento DQ1 / Machado Igreja Arquitectos" 12 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930071/apartamento-dq1-machado-igreja-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.