Snøhetta vence concurso para projetar o novo teatro de Xingtai na China

O escritório norueguês de arquitetura Snøhetta foi selecionado para projetar o mais novo marco urbano de Xingtai, uma das cidades mais antigas da China. Atravessando um período de grandes mudanças, a cidade de Xingtai decidiu investir em um projeto icônico que representasse este momento e o Snøhetta foi o escritório escolhido para dar forma a este objetivo. O Grande Teatro de Xingtai, previsto no novo plano diretor da cidade desenvolvido a alguns anos, será em breve o mais novo monumento construído na província chinesa de Hebei.

Cortesia de SNØHETTA

Xingtai é uma cidade preocupada com o futuro mas que jamais esquece o seu passado […] O Grande Teatro de Xingtai é uma iniciativa importantíssima para que o legado cultural desta cidade siga reverberando no futuro. -- Kjetil Trædal Thorsen, sócio fundador do Snøhetta.

Cortesia de SNØHETTA

Devido ao rápido e intenso processo de modernização, a antiga cidade de Xingtai está passando por profundas transformações. É um enorme desafio equilibrar as crescentes necessidades que surgem com o re-desenvolvimento urbano de uma cidade como Xingtai enquanto procura-se preservar boa parte de seu legado histórico. Por isso um novo plano diretor foi desenvolvido, do qual faz parte o projeto do novo Grande Teatro de Xingtai. A proposta escolhida, apresentada pelo escritório norueguês Snøhetta, aborda esta problemática com muita sagacidade. De fato, o projeto abrange muito mais do que apenas o edifício do Teatro, ele inclui também a criação de uma grande promenade, um espaço urbano que incluirá “um novo museu de ciência e tecnologia, uma praça pública e um eco-parque, criando um espaço generoso de interação e convívio”. Conectando as diferentes instituições culturais da cidade, o projeto acaba por criar um espaço público contínuo e integrado, “onde todos os visitantes e moradores poderão apreciar e desfrutar das incríveis vistas proporcionadas pelo edifício do Grande Teatro de Xingtai, independentemente da programação específica do teatro.”

Cortesia de SNØHETTA

Inspirado em uma antiga concepção filosófica do leste da china que diz “céu redondo e terra quadrada”, o projeto procura criar uma separação entre o espaço sagrado e profano do teatro, celebrando ambos domínios, tanto o público quanto o privado. O Grande Teatro de Xingtai, emerge na nova promenade criando um espaço que “procura homenagear à rica história do lugar ao mesmo tempo que aponta para o desenvolvimento futuro da Xingtai do século XXI.” Formalmente, a fachada cerâmica do edifício, faz homenagem à tradição histórica da cidade de Xingtai como uma das principais fabricantes de cerâmica da China.

Cortesia de SNØHETTA

Uma ampla passarela panorâmica circunda o grande espelho d'água fazendo a mediação entre o espaço público e privado, culminando em uma praça coberta desde onde é possível ter uma visão completa da nova promenade do centro da cidade de Xingtai. Como uma sequência de terraços públicos, estas plataformas vão sendo incorporadas pelo próprio edifício, criando uma diversidade de espaços para a realização de performances e apresentações ao ar livre. – Snøhetta

Em relação ao projeto do edifício, o Snøhetta afirma que a proposta “procura construir um espaço equilibrado e integrado que flui desde a praça pública até o interior do edifício.” O Grande Teatro de Xingtai foi concebido para abrigar uma enorme variedade de programas culturais, desde apresentações formais até atividades de caráter espontâneo. Na verdade, o projeto é capaz de se adaptar segundo diferentes necessidades, onde as pessoas poderão se apropriar do espaço de diversas maneiras, seja em encontros informais até grandes eventos improvisados ao ar livre.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Snøhetta vence concurso para projetar o novo teatro de Xingtai na China" [Snøhetta Wins Competition to Create the Xingtai Grand Theater in China] 12 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929907/snohetta-vence-concurso-para-projetar-o-novo-teatro-de-xingtai-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.