Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura

Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Sofá, Prateleira, Janela, CadeiraApartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, Cadeira, Prateleira, JanelaApartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Bancada, Janela, Cozinha, Cadeira, VigaApartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Prateleira, Cadeira, MesaApartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mais Imagens+ 30

Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Sofá, Mesa, Prateleira, Cadeira, Viga
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um apartamento dentro da quadra modelo de Brasília (SQS 308) foi a opção de um casal com filha para sua futura moradia. A escolha não podia ser melhor para uma família que aprecia a arquitetura modernista da cidade.

Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, Prateleira, Cadeira, Madeira, Janela, Viga
© Joana França

A configuração padrão do apartamento com amplas janelas e cobogos é de dois quartos, dependência, área de serviço, cozinha e sala, dispostos de forma segregadas.

Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Prateleira, Mesa, Cadeira
© Joana França

Com essa tipologia padrão a proposta inicial foi a demolição total do apartamento de 110 m2 para transformar totalmente o layout em um ambiente que atende melhor o cotidiano contemporâneo.

Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Sofá, Prateleira, Janela, Cadeira
© Joana França
Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Imagem 28 de 35
Depois de
Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Janela
© Joana França

Corredores e áreas sociais, isso incluído a cozinha, não são mais dispostos separadamente e se transforma em uma unidade só, como se fosse um grande loft. A integração das áreas melhora a comunicação entre a família já que mesmo que os moradores estejam fazendo atividades diferentes eles podem compartilhar a convivência de um mesmo espaço.

Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Bancada, Janela, Cozinha, Cadeira, Viga
© Joana França

Antes com os quartos principais eram voltados para a fachadas, agora apenas o de casal, o da filha ficou locado na parte posterior do prédio onde a luz e ventilação natural acontecem através de um painel de cobogos.

Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela
© Joana França

Com o intuito de separar a área intima da área social um estante de madeira divide esses dois ambientes que recebem a coleção de livros da família e itens afetivos, portas cegas são dispostas entre os nichos para acessar o suíte do casal, quarto filha e o lavabo.

Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, Cadeira, Prateleira, Janela
© Joana França

O piso em granilite é uma referência aos prédios de Brasília, onde a área social sempre era revestida nesse material, o concreto tem seu lugar nos mobiliários desenhados pelo arquiteto Clay Rodrigues e na exaltação da estrutura aparente, inclusive um dos pilares da sala é revelado e tratado como uma escultura.

Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Porta, Mesa, Cadeira
© Joana França

Vidro canelado na cozinha, marcenaria desenhada e executada pelo próprio escritório, revestimento do lavabo nas cores da paleta do Le Corbusier e mobiliário trazem os ares do midcentury ao mesmo tempo que itens como os trilhos de iluminação, telas tensionadas no banheiro e espelhos trazem os ares mais contemporâneos.

Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Janela, Cama, Dormitório
© Joana França

Pensando nos pets da família um acesso a laje técnica onde estão os cobogos facilita a entrada e saída a caixa de areia dos felinos.

Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Pia, Banheiro, Janela
© Joana França

O projeto é se resume em uma exaltação a arquitetura brasiliense acendendo o que existe de mais típico nas residências e prédios da cidade ao mesmo tempo que se une as tecnologias e referências modernistas e contemporâneas do escritório.

Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura - Janela, Fachada
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília – Brasil (SQS 308 Bloco C), Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento 3 Zero 8 / Debaixo do Bloco Arquitetura" 30 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929821/apartamento-3-zero-8-debaixo-do-bloco-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.