Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura

Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Fachada
Cortesia de Sergio Conde Caldas Arquitetura

Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Tijolo, Viga, Fachada, CorrimãoCasa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Janela, JardimCasa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Fachada, JardimCasa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - JanelaCasa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Mais Imagens+ 14

São Conrado, Brasil
Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Janela, Jardim, Terraço, Pátio
Cortesia de Sergio Conde Caldas Arquitetura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Capuri surge em meio à natureza da terra onde palmeiras, rios e mar se opõem ao urbano. O projeto começou a adotar dois prismas transversais de base retangular, suportados por cinco pilares e um muro de pedra. A percepção real é de um amortecimento da quinta fachada. Os grandes vãos livres e as oscilações estruturais surgem com a premissa de respeitar e preservar as 36 palmeiras de quarenta metros do terreno, de modo que a horizontalidade da arquitetura confronta positivamente a natureza, trazendo uma sensação de respeito ao ambiente.

Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Janela, Jardim
Cortesia de Sergio Conde Caldas Arquitetura

O gesto do projeto mostra o peso e a sutileza com muito cuidado, enfatizando a transparência que integra o interior e o exterior. As fachadas permeáveis ​​estão voltadas para o sul e leste, a fim de combater a umidade e acentuar a iluminação.

Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Janela, Jardim
Cortesia de Sergio Conde Caldas Arquitetura

A casa inteira é um convite para novas descobertas. A complexidade técnica é incorporada ao subsolo; o equipamento se torna invisível para atender ao contemporâneo. Cada espaço planejado coexiste em total liberdade entre as grandes áreas de estar. A sala de jantar e a adega têm uma largura vertical em meio a um dos pátios internos.

Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Tijolo, Viga, Fachada, Corrimão
Cortesia de Sergio Conde Caldas Arquitetura
Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Imagem 19 de 19
Planta - Pavimento Térreo
Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Fachada, Jardim
Cortesia de Sergio Conde Caldas Arquitetura

Lidamos com os diferentes planos que respeitam a topografia com o intuito de configurar ambientes abertos e conectados; usamos a desigualdade como estratégia para dividi-los em três grupos, garantindo assim o contato visual, isolando os fluxos e segmentando-os. O serviço é anexado à área social no primeiro andar, mantendo em evidência os elementos naturais, tanto para indicar a divisão entre as partes da casa quanto poeticamente para suportar todo o peso do andar superior.

Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Janela
Cortesia de Sergio Conde Caldas Arquitetura

A personalidade do projeto está presente na decisão de trabalhar com uma estrutura mista, usando o metal para suportar vãos de até doze metros, lajes de concreto protendido e também a laje nervurada da quadra de tênis que tem acesso independente ao teto.

Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Sofá, Mesa, Iluminação
Cortesia de Sergio Conde Caldas Arquitetura

Paisagismo era uma preocupação. É precisamente planejado e presente na cobertura do prisma, valorizando a própria conservação da laje. A água merece atenção, a piscina passa despercebida, inserida na contemporaneidade da estrutura da casa no térreo. O deck integra o ambiente e é uma parte fundamental da fachada, bem como os grandes espelhos d'água que causam a sensação de flutuabilidade, favorecendo o conceito visual do projeto. Por isso, priorizamos a arquitetura e o sentimento, viver todos os dias na Casa Capuri é como o prazer infinito de uma nova experiência.

Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura - Mesa, Jardim, Pátio
Cortesia de Sergio Conde Caldas Arquitetura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura" 22 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929798/casa-capuri-sergio-conde-caldas-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.