Os melhores artigos de 2019

Mulheres na arquitetura, produção contemporânea no sul global, teoria e história, buildtech, novos materiais, reciclagem na construção civil - 2019 foi um ano rico em investigações e reflexões que abordaram a arquitetura a partir de uma variedade de perspectivas. Levando a cabo a missão de fazer do ArchDaily uma fonte de ferramentas e inspiração não apenas para profissionais e estudantes, mas qualquer pessoa interessada em arquitetura, publicamos centenas de artigos sobre temas tão variados quanto são os pontos de vista sobre o ambiente construído.

Reveja, a seguir, os 20 melhores artigos publicados no ArchDaily Brasil em 2019.

O peixe morto na praia: o problema das “Mulheres na Arquitetura”

Cortesia de Matri-Archi(tecture)

O tema geral deste artigo discorre sobre a complexa sobreposição de gênero e questões raciais que fizeram da prática arquitetônica um espaço hegemônico. O artigo tem um interesse especial em "Mulheres na arquitetura" como um espetáculo na indústria de hoje. Uma indústria que, de fato, sofre de uma falta aparente e palpável justamente desse ponto. 

O futuro da arquitetura brasileira: 15 jovens escritórios, coletivos e práticas

Instalação A Praia e o Tempo / gru.a. Imagem © Rafael Salim

Confrontados, nos anos recentes, com crises de diversas espécies que vêm dificultando a realização de trabalhos e, talvez ainda pior, imersos em uma estrutura que sistematicamente desvaloriza a profissão, o profissional e o projeto, é de surpreender a ampla diversidade e alta qualidade da produção atual. 

9 Práticas transdisciplinares que estão ampliando o campo da arquitetura

Instalação "Unbound, The Library Of Lost Books", de Anupama Kundoo. © Javier Callejas

Exemplos que buscam romper padrões pré-estabelecidos através do entendimento do papel da arquitetura em questões como decolonização, feminismo, homossexualismo e antirracismo; e de como esse entendimento pode desafiar as práticas hegemônicas e convenções disciplinares no campo arquitetônico através do estudo da complexidade social e local. 

A casa em estilo colonial que Niemeyer projetou para si

Imagem: Divulgação (Casa Niemeyer)

Grande parte das obras primas de Niemeyer estão em Brasília, sem embargo, pouco se comenta sobre a casa projetada para si na capital brasileira que, surpreendentemente, traz traços coloniais e apresenta um outro lado - quase inédito - do mais famoso arquiteto brasileiro.

As arquiteturas do Rio São Francisco: um diário de viagem

Igreja em Belém de São Francisco, Pernambuco. Foto de Oliver de Luccia, 2019

Um registro em fotografias, desenhos e textos do percurso realizado por Eloísa Ikeda ao longo do rio São Francisco e as cidades estabelecidas em suas margens.   

Manual de Arquitetura Kamayurá

Cortesia de Escola da Cidade e Povo Kamayurá

Artigo divulga um caderno técnico referente às etapas da construção da casa tradicional Kamayurá. É resultado da Oficina-viagem “Modos de Habitar: Arquiteturas Tradicionais” que levou alunos e professores da Escola da Cidade para a Aldeia Ypawu, em território Kamayurá no Alto Xingu. 

Cidade versus água: entenda como Veneza foi construída

Veneza, Itália. Imagem: dalbera on VisualHunt.com / CC BY

Nos livros de ficção, a áurea calma de seus canais, as pequenas vielas, as cores e texturas de sua paisagem são plano de fundo para uma miríade de histórias imaginadas. Veneza é uma cidade que não se revela de imediato a um olhar desatento de passagem.

Da casa à cidade: 5 filmes para entender a crítica da arquitetura moderna

Playtime (Jasques Tati, 1967). Via screenshot do filme

O fato de o cinema ter surgido contemporaneamente à arquitetura moderna talvez lhe tenha atribuído o papel de instrumento de crítica. Fato é que muitas produções cinematográficas acabaram se tornando (mesmo sem a intenção de o ser) exemplos memoráveis de crítica da arquitetura e sociedade modernas.

4 Filmes para entender o pós-modernismo na arquitetura e no urbanismo

O Show de Truman. Screeshot do filme

A fluidez e ausência de definições precisas características das imagens do cinema pode encontrar paralelos nas ideias pós-modernas que se multiplicaram na arquitetura e no urbanismo a partir da segunda metade do século XX, em que a profusão de diferentes pontos de vista compunham uma imagem maior do panorama teórico e prático do campo da arquitetura. 

O que podemos aprender com a arquitetura indígena?

Instituto Socioambiental – ISA / Brasil Arquitetura. Imagem © Daniel Ducci

Temos muito a aprender com os modelos construtivos dos primeiros ocupantes do território brasileiro, que há muito tempo produzem abrigos adaptados ao contexto local. Ao estudar os diferentes exemplares da arquitetura indígena, é possível rever a noção de “tecnologia avançada” e assimilar soluções sustentáveis e adaptadas às condições ambientais.

Museu da Língua Portuguesa: conheça o projeto por trás da reforma

Imagem © Ana Mello

A oportunidade de repensar o Museu da Língua Portuguesa e compreender sua relação com o público foram as principais premissas do projeto de reabilitação do edifício, que se prepara para reabrir as portas após o incêndio que sofreu em 2015.

Habitação Social: 45 exemplos em planta

Casa de Repouso Morangis / VOUS ETES ICI Architectes. Imagem © 11H45

Habitação Social é um dos principais temas quando pensamos o direito à cidade, pois fornecer moradia digna à todos em zonas urbanas de boa conexão é fundamental para a construção de territórios mais democráticos. O artigo apresenta 45 exemplos ao redor do mundo. 

Casas brasileiras: 14 residências com menos de 200m²

© Pedro Kok

Conciliar os pedidos dos novos moradores junto as exigências técnicas, acarretam em desafios diários, ora pelo baixo orçamento, ora pelas medidas reduzidas, que por vezes explanam um agente intrigante no exercício. Nesse contexto, frequentemente, arquitetos se encontram desafiados a maximizar o programa residencial num espaço reduzido.

Os benefícios da biofilia para a arquitetura e os espaços interiores

Imagem © Foster+Partners

Arquitetos e designers agora estão procurando soluções que ressoarão bem no futuro, voltando-se para a 'biofilia' como uma importante fonte de inspiração que promove o bem-estar, a saúde e o conforto emocional.

Nova República: um retrato do Brasil em microescala

Nova República, projeto realizado pelo antropólogo Hélio Menezes e os arquitetos do Wolff Architects. Imagem © Heinrich Wolff

A compreensão de que existem diversas camadas na sociedade capazes de construir muros invisíveis que dissolvem a poética arquitetônica e desabrocham em outros assuntos inevitáveis para compreender a cadeia na qual estamos inseridos é uma das reflexões propostas pelo projeto Nova República

Como a iluminação afeta o humor?

Un chico, su bulldog, un huerto y la casa que comparten / HUSOS. Imagem © José Hevia

Ao mesmo tempo que as luzes artificiais trouxeram infinitas e incalculáveis possibilidades à humanidade, elas também causaram uma certa confusão ao nosso corpo, que se adaptou por milhares de anos a responder aos estímulos da luz do sol e à escuridão da noite.

Quais materiais são mais fáceis de reciclar em uma construção?

Casa Cubo / PHOOEY Architects. Image © Peter Bennetts Photographer

O destino dado a entulhos da construção civil é um ponto essencial da arquitetura, uma vez que muitas vezes são postos em caçambas que acabam indo para aterros e lixões sem um destino correto e adequado, sobrecarregando os sistemas de limpeza pública municipais e criando locais de deposição informais. 

A Madeira Laminada Cruzada (CLT) é o concreto do futuro?

Wood Innovation Design Centre / Michael Green Architecture. Imagem © Ema Peter

Atualmente, novas tecnologias de madeira estão começando a oferecer oportunidades semelhantes - e até mesmo superiores - às oferecidas pelo concreto, incluindo a madeira laminada cruzada, também chamada de Cross Laminated Timber ou CLT.

Lajes impermeabilizadas com água? Entenda a solução desenvolvida por Brasil Arquitetura

Imagem © Nelson Kon

Durante a etapa de concretagem, o processo comum de curar o concreto com água é estendido, e, neste caso simplesmente deixa-se a água eternamente lá. A água é a própria impermeabilização, satura o concreto, que não vaza mais. Por a laje permanecer constantemente preenchida de água, isso diminui as variações de temperatura na peça estrutural. 

Qual é o futuro do concreto na arquitetura?

Heydar Aliyev Centre / Zaha Hadid Architects. Imagem © Iwan Baan

À medida que nós profissionais e também o público em geral nos tornamos cada dia mais conscientes à respeito das suas causas e efeitos não agravamento das mudanças climáticas, o impacto ambiental causado pela indústria do cimento torna-se uma das principais questões a ser debatida. 

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Os melhores artigos de 2019" 16 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929785/os-melhores-artigos-de-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.