Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis

Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis

Na última década, casas pequenas e micro-apartamentos ganharam imensa popularidade como opções acessíveis e sustentáveis para a vida moderna. Com essa arquitetura compacta, o design de móveis com consciência espacial também se torna cada vez mais relevante. Uma das áreas mais críticas para economizar espaço é a cozinha, onde a multiplicidade de funções e a necessidade de armazenamento podem dificultar o uso eficiente do espaço. Abaixo, descrevemos vários exemplos de projetos de móveis que economizam espaço para fazer o melhor uso de uma pequena cozinha.

Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 2 de 20Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 3 de 20Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 4 de 20Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 5 de 20Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Mais Imagens+ 15

Mesas que economizam espaço

Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 9 de 20
Courtesy of Hettich
Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 6 de 20
Courtesy of Hettich

A mesa que economiza espaço é um dos métodos mais populares para aumentar a eficiência da cozinha, com variações que podem incluir componentes deslizantes, peças dobráveis e funções transformáveis. Um dos exemplos mais icônicos dessa tipologia é a drop-leaf table, uma mesa dobrável que remonta à Inglaterra do século XVI. Com "folhas" dobráveis em ambos os lados, os usuários podem transformar a mesa quando não estiverem em uso para aumentar o espaço limitado para a circulação. Outros exemplos mais modernos podem incluir mesas de jantar com cadeiras ou pufes aninhados, aumentando o espaço de armazenamento e eliminando o espaço ocupado por cadeiras comuns. Alguns balcões de cozinha ou ilhas, como o mostrado acima, podem até aumentar o espaço com componentes deslizantes modulares que servem como superfícies planas ou bancadas funcionais com pias e armazenamento. Os benefícios desses produtos residem não apenas em sua eficiência espacial, mas em sua capacidade de ocupar espaço apenas quando ativamente em uso.

Armazenamento na parede e no teto

Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 5 de 20
Courtesy of Hettich
Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 18 de 20
Courtesy of Hettich

Onde o espaço é mínimo, arquitetos e proprietários podem economizar espaço, aproveitando ao máximo as paredes e o teto para armazenar as ferramentas e utensílios de cozinha necessários. Exemplos comuns incluem estantes magnéticas para facas, plantas suspensas e prateleiras suspensas para vasos, transferindo um importante espaço de armazenamento de bancadas desarrumadas e armários preciosos para unidades aéreas. Ao tentar manter um esquema minimalista frequentemente desejado, os projetistas podem procurar ou criar armários suspensos retráteis ou revestidos.

Estantes multifuncionais

Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 8 de 20
Courtesy of Hettich
Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 16 de 20
Courtesy of Hettich

Assim como mesas transformáveis e ilhas de cozinha podem economizar espaço, compondo várias funções em um único espaço, armários ou outros tipos de prateleiras também podem ser uma parte necessária do mobiliário da cozinha. Essas transformações podem assumir várias formas, desde mesas que giram ou empilham em prateleiras a estantes com componentes aninhados, com superfícies extensíveis para comer ou beber, como a mostrada acima.

Organizadores de gavetas

Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 11 de 20
Courtesy of Hettich
Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 17 de 20
Courtesy of Hettich

Independentemente dessas muitas opções não convencionais de conservação de espaço e armazenamento eficiente, a gaveta sempre será uma parte inseparável da tipologia da cozinha. Assim, fazer melhor uso da gaveta também melhorará inerentemente a eficiência e a funcionalidade da cozinha. Para facilitar um melhor armazenamento da gaveta, os organizadores da gaveta sempre serão o método mais atemporal e eficaz de utilizar com eficiência o precioso espaço para guardar utensílios. Embora menos extravagantes do que muitas das opções de armazenamento de cozinha acima, elas podem ser as mais úteis no uso diário por ter ferramentas facilmente acessíveis e bem organizadas.

Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 12 de 20
Courtesy of Hettich

Há vários métodos para melhorar a eficiência de pequenos espaços de cozinha, variando de mesas que economizam espaço, armazenamentos multifuncionais aos mínimos detalhes dos organizadores de gavetas. Combinadas, essas tipologias de móveis podem ajudar até os menores espaços a exercer toda a funcionalidade de uma cozinha comum, seja por meio de transformações de móveis ou do uso eficiente dos espaços, otimizando a qualidade de vida dos habitantes das cidades mais densas.

Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 15 de 20
Courtesy of Hettich
Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 19 de 20
Exemplo de aplicação em corte. Image Courtesy of Hettich
Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis - Imagem 20 de 20
Exemplo de aplicação em corte. Image Courtesy of Hettich

Publicado originalmente em 5 de dezembro de 2019.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Como economizar espaço nas cozinhas: móveis eficientes e transformáveis" [Space-Saving Furniture Designs for Efficient Kitchens] 05 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929734/como-economizar-espaco-nas-cozinhas-moveis-eficientes-e-transformaveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.