MVRDV projeta novo Centro de Exposições para a cidade de Utrecht

MVRDV em parceria com o Jaarbeurs, o Centro de Exposições e Convenções da cidade de Utrecht na Holanda, projetou um novo plano diretor para a área, incluindo um novo edifício com uma mega cobertura jardim para o complexo do centro de exposições da cidade. O sócio fundador da MVRDV, Winy Maas, disse que o principal objetivo deste projeto é criar “um novo jardim para a cidade de Utrecht”. O novo Jaarbeurs foi projetado para ser um edifício sustentável, aberto para a cidade em todas as direções, e dotado de uma cobertura verde acessível e escalonada que conectará o topo do edifício aos espaços públicos do entorno através de uma série de terraços e jardins escalonados.

MVRDV projeta novo Centro de Exposições para a cidade de Utrecht - Mais Imagens+ 5

Cortesia de MVRDV

Com uma pegada mais sustentável e procurando promover uma melhor qualidade de vida para a cidade de Utrecht, o novo projeto para o Jaarbeurs tem como principal objetivo transformar uma área atualmente dominada por carros e vagas de estacionamento em um novo espaço público acessível à todos. Após um processo de dois anos, o Jaarbeurs e o MVRDV acabam de apresentar um projeto de reurbanização de 120.000 m2 para a área do Centro de Exposição de Utrecht, um projeto que conectará o Jaarbeurs à estação central de Utrecht, transformando uma enorme área subutilizada em um vibrante parque urbano de mais de seiscentos mil metros quadrados em pleno centro de Utrecht. O novo parque se estenderá sobre a cobertura do edifício existente, criando uma série de pequenas praças ou terraços acessíveis, oferencendo espaços flexíveis para o lazer e para a realização de eventos além de filtrar e armazenar a água da chuva.

Cortesia de MVRDV

Como a equipe explica, ao lado do Centro de Eventos, o plano diretor também abrange toda a área térrea do Jaarbeurs, promovendo novos usos como lojas e espaços para escritórios. Todo o complexo monumental do Centro de Eventos será adaptado para ampliar a acessibilidade na região. O “Jaarbeurs Boulevard”, como uma rua sem carros, atravessará toda a extensão da área, servindo como uma espinha dorsal do bairro e elemento de conexão entre a estação central e o Canal Merwede. Além disso, o projeto esta sendo desenvolvido para atender os mais rigorosos padrões de sustentabilidade e acredita-se que, após concluídas as obras, o novo Jaarbeurs recebe a certificação BREEAM-Excellent.

“É raro que uma instituição privada destas dimensões, invista não apenas em seu próprio edifício, mas também se preocupe em transformar os espaços urbanos vizinhos para o bem da cidade e de seus moradores,” diz Winy Maas. “Este projeto mostra que o Jaarbeurs é uma instituição apaixonada por sua cidade e que se atreve a pensar 'fora da caixa'. Subutilizada por muito tempo, essa enorme área no coração da cidade de Utrecht tem um potencial imenso para se transformar em um bairro fantástico, com um parque em seu centro - uma nova geografia urbana de parques e espaços públicos. O proposta também procura melhorar significativamente a conexão da área com o centro da cidade, aproximando a estação central, a zona do Canal Merwede e o Kanaleneiland.”

Cortesia de MVRDV

O edifício e cobertura jardim propostos no plano diretor do MVRDV encontra-se atualmente em processo de desenvolvimento junto com a equipe do Jaarbeurs. Trabalhando em parceria com a prefeitura de Utrecht e em cooperação com o SITE Urban Development, o projeto de reurbanização da área será agora re-elaborado, incluindo um processo participativo do qual poderão participar os moradores, as entidades esportivas, os empreendedores e demais interessados e residentes na região. A construção do novo Centro de Exposições, Eventos e Conferências de Utrecht deverá começar em 2023.

Via MVRDV

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "MVRDV projeta novo Centro de Exposições para a cidade de Utrecht" [MVRDV Designs New Green Roof for Utrecht Convention Center] 08 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929720/mvrdv-projeta-novo-centro-de-exposicoes-para-a-cidade-de-utrecht> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.