Documentário City Dreamers destaca quatro mulheres arquitetas que repensaram a cidade

City Dreamers é um documentário do cineasta Joseph Hillel que destaca a cidade de amanhã em constante mudança e a vida e obra de quatro mulheres arquitetas que reconsideraram o ambiente urbano. Phyllis Lambert, Denise Scott Brown, Cornelia Hahn Oberlander e Blanche Lemco van Ginkel são pioneiras inspiradoras que observaram e moldaram a cidade de hoje e de amanhã.

Estreando na semana passada no Festival Internacional de Cinema do Cairo para sua premiere no MENA, o City Dreamers é um documentário canadense de 80 minutos que foi lançado pela primeira vez em 2018. O filme aborda o curso das inspiradoras carreiras de Phyllis Lambert, Blanche Lemco van Ginkel, Cornelia Hahn Oberlander e Denise Scott Brown, arquitetas, planejadoras, educadoras e ativistas que trabalharam com alguns dos maiores arquitetos de nossa época, como Mies van der Rohe, Le Corbusier, Louis Kahn e Robert Venturi. Deixando marcas em várias cidades da América do Norte e Europa, essas mulheres que ainda estão ativas e têm mais de 70 anos de experiência cada, estão unidas por uma visão e um sonho semelhantes de "uma cidade fundamentalmente humana e inclusiva".

Cortesia de Joseph Hillel

Este não foi seu primeiro empreendimento no mundo da arquitetura, o cineasta Joseph Hillel escreveu, produziu e co-dirigiu seu primeiro documentário, Regular or Super, Views on Mies van der Rohe, em 2004. Este filme premiado foi altamente reconhecido em todo o mundo. Continue lendo para descobrir a declaração do diretor sobre seu mais recente documentário, City Dreamers.

Cortesia de Joseph Hillel

Após a Segunda Guerra Mundial, poucas mulheres tiveram acesso à profissão muito masculina da arquitetura, embora não houvesse falta de trabalho. Muitos centros europeus haviam sido destruídos, enquanto cidades da Europa e da América lutavam para lidar com a crescente população e o tráfego de automóveis. A cidade precisava ser repensada. Sonhando com um ambiente urbano mais humano, as quatro protagonistas do nosso filme invadiram o clube dos meninos e começaram a criar a cidade do amanhã. A história delas é a das mulheres na sociedade moderna e de um mundo que estava se tornando mais aberto e inclusivo. O City Dreamers segue quatro mulheres cujas carreiras se cruzam, se assemelham e se complementam. Denise, Phyllis, Blanche e Cornelia, agora entre 87 e 97 anos, são o coração e a alma deste documentário. Embora nossas quatro cidadãs engajadas sejam vistas em um contexto histórico, elas fazem parte resoluta do mundo moderno.

A qualidade de vida na cidade depende de uma variedade de fatores sociológicos, econômicos, entre outros. Embora questões como expansão urbana, tráfego, densidade, preservação do patrimônio, espaços verdes e guetização existissem antes da Segunda Guerra Mundial, foi apenas com o crescimento repentino das cidades após a guerra que realmente começamos a entender seu escopo e complexidade. A experiência dessas quatro mulheres exemplifica essa crescente conscientização: elas foram pioneiras em busca de entendimento e soluções, e sua originalidade pode muito bem resultar do fato de serem algumas das mulheres raras no mundo dominado por homens. Os desafios que enfrentam nossas cidades não mudaram muito desde então. Em vez disso, eles estão aumentando e se tornando cada vez mais complexos à medida que nossas cidades crescem em um ritmo acelerado. Como serão nossas cidades? Como será viver nelas?

Parte da resposta pode ser encontrada na longa experiência dessas mulheres na cidade mutante. Outra parte está nas mãos de cidadãos que, como elas - como nós - devem se esforçar para determinar como podemos "viver juntos" em nossas cidades. Essa preocupação e engajamento ativos são necessários em um momento de crescente desigualdade social, aumento da guetização de ricos e pobres, agravamento das tensões raciais e religiosas e, mais importante, a iminente crise ambiental. Elas são necessárias porque a cidade de hoje, mais uma vez, precisa ser repensada.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Documentário City Dreamers destaca quatro mulheres arquitetas que repensaram a cidade" [City Dreamers Documentary Highlights Four Women Architects Who Rethought the City ] 08 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929670/documentario-city-dreamers-destaca-quatro-mulheres-arquitetas-que-repensaram-a-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.