Baixe arquivos CAD para o seu projeto: painéis de fachada

Baixe arquivos CAD para o seu projeto: painéis de fachada

Uma fachada deve, antes de tudo, atender a requisitos extremos, por ser a primeira pele a proteger um edifício, seus interiores e ocupantes. Além de ter que ser resistente às intempéries e durável, a aparência externa de uma fachada é igualmente vital para um projeto de arquitetura. Painéis pré-fabricados proporcionam um acabamento limpo, preciso e sofisticado às edificações, e contam com uma enorme versatilidade de padrões e formatos.

Baixe arquivos CAD para o seu projeto: painéis de fachada - Imagem 6 de 15
© Hille Architekten

Geralmente instalados sobre montantes, os painéis de fachada são destacadas das paredes das edificações criando uma camada de ar, um vão que permite a drenagem e a evaporação, evitando que a parede receba chuva, protegendo-a. Sob a camada externa, pode ser utilizado material de isolamento de qualquer espessura desejada, diminuindo as perdas e ganhos de calor da eficicação, e reduzindo a quantidade de energia necessária para aquecimento ou resfriamento da edificação.

Diversas empresas produzem painéis para esse vim, com materiais que vão desde o fibrocimento ao zinco. A Fundermax produz os painéis em laminados HPL (camadas de papel sobrepostas, impregnadas com resinas termoendurecíveis e unidas irreversivelmente pela aplicação simultânea de calor e pressão). O núcleo é retardador de chamas e a superfície é resistente à luz. Graças à resina de duplo endurecimento, também é extremamente resistente às intempéries. Portanto, os painéis aliam alta proteção com uma variedade de formatos e acabamentos, além de funcionalidade e conforto térmico.

A instalação e o manejo das peças não requer grandes cuidados. Uma questão a se levar em conta é que, tal qual a maioria dos materiais, esses painéis podem variar de dimensões (milímetros), ao ganhar e perder umidade. Por isso, é sempre imprescindível trabalhar com vãos entre as peças, levando em conta essa possível mudança dimensional.

Baixe arquivos CAD para o seu projeto: painéis de fachada - Imagem 7 de 15
Cortesia de Fundermax

Para uma boa instalação e funcionamento, carecem de um detalhamento atencioso e uma fabricação bastante precisa. Foram disponibilizados alguns arquivos BIM e detalhes em CAD das principais junções que merecem atenção em uma fachada:

Verga das esquadrias

Baixe arquivos CAD para o seu projeto: painéis de fachada - Imagem 15 de 15
Cortesia de Fundermax

Baixe aqui

Soleira das esquadrias

Baixe arquivos CAD para o seu projeto: painéis de fachada - Imagem 10 de 15
Cortesia de Fundermax

Baixe aqui

Junção com a base

Baixe arquivos CAD para o seu projeto: painéis de fachada - Imagem 13 de 15
Cortesia de Fundermax

Baixe aqui

Requadro Esquadrias

Baixe arquivos CAD para o seu projeto: painéis de fachada - Imagem 8 de 15
Cortesia de Fundermax

Baixe aqui

Canto externo

Baixe arquivos CAD para o seu projeto: painéis de fachada - Imagem 12 de 15
Cortesia de Fundermax

Baixe aqui

Parapeito

Baixe arquivos CAD para o seu projeto: painéis de fachada - Imagem 14 de 15
Cortesia de Fundermax

Baixe aqui

Seção da parede

Baixe arquivos CAD para o seu projeto: painéis de fachada - Imagem 11 de 15
Cortesia de Fundermax

Baixe aqui

Junção vertical

Baixe arquivos CAD para o seu projeto: painéis de fachada - Imagem 9 de 15
Cortesia de Fundermax

Baixe aqui

Conheça outros detalhes em CAD aqui.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Baixe arquivos CAD para o seu projeto: painéis de fachada" 14 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929665/baixe-arquivos-cad-para-o-seu-projeto-paineis-de-fachada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.