Centro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão

Centro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão - Imagem 2 de 32Centro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão - Imagem 3 de 32Centro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão - Mesa, CadeiraCentro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão - Mesa, CadeiraCentro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: SuperLimão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Equipe De Projeto: Antonio Carlos Figueira de Mello, Thiago Rodrigues, Lula Gouveia, Julia Regis Bittencourt, Vitor Curti, Pedro Luna
  • Construção: Lock Engenharia
  • Projeto De Instalações: JMBF
  • Projeto De Acústica: Harmonia
  • Projeto Luminotécnico: Castilha Iluminação
  • Projeto De Comunicação Visual: Dea!
  • Automação De Iluminação: Equaliza
  • Painel Recepção: ULMA
  • Fornecedores: Ettore, Tresuno, Brascin, Hub Mobiliário, Flexform, Interface, Aubicon, Portobelo, Abatex, Hunter Douglas, Armstrong, Deca, Lis Iluminação, Lutron, LG (sistema de ar-condicionado), Mercatto, Somfy, Ecoquest, Topseal (pisos e bancadas), Deca e Cardim Paisagismo.
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão - Imagem 2 de 32
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), empresa de consultoria e gerenciamento do setor da construção civil, ganhou uma nova sede em São Paulo, com um projeto de arquitetura desenhado para atender seus pilares de atuação: tecnologia, inovação e sustentabilidade. Com total liberdade de criação, o layout proposto pelo SuperLimão teve como inspiração os ambientes de uma universidade.

Centro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão - Cadeira, Janela
© Maíra Acayaba

O projeto da CTE não é um open space, conceito amplamente difundido nos últimos anos. O programa previu duas grandes áreas e uma variada quantidade de salas de reuniões em diferentes tamanhos, além de lugares fixos para os colaboradores. Os terraços também ganharam dupla-função. Além de poderem ser ocupados para momentos de descontração, as áreas externas também foram pensadas para receber pequenas reuniões ao ar livre. Em parceria com a Riccó, o SuperLimão desenhou o mobiliário corporativo.

Centro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão - Imagem 3 de 32
© Maíra Acayaba
Centro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão - Imagem 32 de 32
Axonométrica
Centro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão - Vidro, Janela
© Maíra Acayaba

A inserção de ‘mesas esfihas’, como carinhosamente são chamadas as mesas triangulares, levou um formato menos monótono em comparação aos espaços ortogonais. No CTE a arquitetura levou esse conceito também para o desenho das salas de reunião. Foram criadas salas triangulares para um melhor aproveitamento de espaço. Além dos espaços mais formais, foi desenhada uma arquibancada para acomodar outras interações dos colaboradores. Como um dos principais atributos do CTE é a sustentabilidade, na elaboração do conceito a arquitetura buscou misturar um aspecto neutro à inserção de materiais coloridos, baseando-se em 4 elementos (água, terra, ar e fogo) para compor o projeto de interiores. Nas áreas molhadas, por exemplo, o tom de azul prevalece, existem misturas de pisos de borrachas e carpetes; nos ambientes foram utilizados materiais aplicando o conceito da Biofilia no projeto. Mas a sustentabilidade não entra apenas nos aspectos de materiais – tudo é reciclado ou reciclável no CTE. O SuperLimão trabalhou com os materiais em sua forma natural. Para brincar com a inserção de cores nas mesas, foi feita uma seleção de folhas de árvores com cores marcantes (é cor mesmo, não é pintura) e o forro é de concreto, cubetas preenchidas de materiais acústicos coloridos, deixando as instalações aparentes.

Centro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão - Pia, Banheiro
© Maíra Acayaba

Outra novidade são os painéis acústicos nas mesas. Por ter a possibilidade de deixar um lado revestido com formica e outro com painel acústico, cada colaborador pode escolher colocar um painel, customizando sua mesa. De longe, essa composição criou um movimento interessante ao espaço, que ganhou variedade de cores e mais vida. A copa ganhou painéis de concreto para não serem muito pesados, com perfil similar a um viaduto. Já a entrada do escritório ganhou uma fachada ventilada da ULMA, uma placa tecnológica e cimentícia que permite variar os desenhos, remetendo às células do corpo. Para desenvolvimento do design, foi usada a técnica de parametrização, que conseguiu abraçar uma quantidade grande de espaço num maior perímetro e num custo possível. O projeto venceu o Prêmio Abilux 2019 pelo seu projeto de iluminação, de Marcos Castilha. 

Centro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão - Mesa, Cadeira
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Tecnologia de Edificações / SuperLimão" 05 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929588/centro-de-tecnologia-de-edificacoes-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.