Casa A / REM'A

Casa A / REM'A - CadeiraCasa A / REM'A - FachadaCasa A / REM'A - CadeiraCasa A / REM'A - Mesa, CadeiraCasa A / REM'A - Mais Imagens+ 45

Guimarães, Portugal
  • Arquitetos: REM'A
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Accoya, Hyline, Lunawood, POLYREY
  • Arquitetos Responsáveis: Romeu Ribeiro, José Pedro Marques
  • Colaborador: André Novais
  • Engenharia: Fortunato & Paulo, Engenharia
  • Construção: Construções Bairro do Sol LDA
  • Cidade: Guimarães
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa A / REM'A - Fachada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa localiza-se num loteamento tipico de zona periférica, na cidade de Guimarães, caracterizado por uma densa área habitacional envolvente, a qual circunscreve o lote onde intervimos. O projecto desenrola-se com as preocupações imediatas do contexto em que se insere – privacidade e dualidade altimétrica do lote.

Casa A / REM'A - Cadeira
© Ivo Tavares Studio

Dividida em dois pisos, a proposta gravita à volta de duas relações de utilização distintas, assentes na utlização de vazios/pátios – sendo eles exógenos ou endógenos – correspondendo ao tipo de programa que delimitam (social ou privado). Para as zonas sociais da habitação definem-se vazios/pátios exógenos que permitem transversalidade nas relações interior/exterior da casa, bem como expandir a área habitável quando a caixilharia se encontra totalmente aberta.

Casa A / REM'A - Imagem 13 de 50
© Ivo Tavares Studio
Casa A / REM'A - Imagem 42 de 50
Planta
Casa A / REM'A - Imagem 37 de 50
© Ivo Tavares Studio

As zonas privadas são pontuadas por vazios endógenos, resultantes da definição de um volume puro, cego, assente no muro de contenção de terras, que se encerra sobre si próprio - onde, ex- prio - onde, excepcionalmente, uma das paredes limítrofes é geometricamente perfurada originando assim um ponto de entrada na cota alta - permitindo controlar a luz e as relações visuais com a envolvente.

Casa A / REM'A - Sofá
© Ivo Tavares Studio
Casa A / REM'A - Imagem 45 de 50
Corte A
Casa A / REM'A - Imagem 21 de 50
© Ivo Tavares Studio

O muro de contenção, que se inicia na definição da garagem, soterrada, mutila o terreno e termina com a definição do limite tangente da piscina, representa a rotação do volume em negativo, que assenta em cima do mesmo. Este monólito é revestido a madeira, com as réguas na diagonal, numa alusão simples a um ninho que envolve a zona privada da casa. O betão e a madeira fundem-se numa escala de cinzas, numa constante mutação cromática.

Casa A / REM'A - Imagem 39 de 50
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa A / REM'A" 26 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929541/casa-a-rema> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.