Casa da Floresta / Shma Company Limited

Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 15 de 22
© Jinnawat Borihankijanan

Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 2 de 22Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 3 de 22Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 4 de 22Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 5 de 22Casa da Floresta / Shma Company Limited - Mais Imagens+ 17

Chatuchak, Tailândia
  • Arquiteto Responsável: Mr. Prapan Napawongdee
  • Equipe De Projeto: Mr. Prapan Napawongdee, Mr. Jinnawat Borihankijanan, Mr. Napon Jaturapuchapornpong
  • Engenharia : Mr. Chonthit Siwavech
  • Cidade: Chatuchak
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 2 de 22
© Prapan Napawongdee

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Floresta, localizada em Chatuchak, Bangkok, desafiou a tendência da rápida urbanização da cidade na qual as áreas verdes são sacrificadas para atender à demanda de áreas residenciais que causam impactos ao meio ambiente de várias maneiras, principalmente a poluição do ar.

Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 3 de 22
© Napon Jaturapuchapornpong

Para resolver esse problema, o cultivo de árvores parece ser uma maneira direta que ajuda a capturar partículas e a produzir oxigênio. Portanto, o projeto da Casa da Floresta pretende utilizar essa abordagem e encontrar uma maneira sustentável e de baixa manutenção para trazer de volta a vegetação para uma residência privada, maximizando a área do terreno.

Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 14 de 22
© Prapan Napawongdee

Uma nova casa maior é construída para substituir a anterior menor na mesma área para acomodar melhor a família. Seu layout é segmentado em três seções, oferecendo dois pátios intermediários, melhorando o bom fluxo de vento em todos os cômodos, em um rico ambiente verde.

Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 18 de 22
Plantas

Com um projeto cuidadoso, o espaço limitado - três níveis (incluindo o telhado) de 300 metros quadrados no total pode abrigar mais de 100 árvores. Dessa forma, o projeto fornece oxigênio suficiente para 200 pessoas, excedendo a necessidade da família de 7 pessoas. 

Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 19 de 22
Diagrama

Aqui, apenas árvores de um a dois anos de idade com um tronco de uma polegada de diâmetro são selecionadas devido à sua qualidade da raiz jovem, tendo uma chance maior de se adaptar a condições limitadas do solo. As espécies escolhidas são basicamente árvores locais que exigem menos rega, resultando em um espaço com rica biodiversidade que consiste em mais de 20 espécies, incluindo plantas sempre-verdes, floridas e frutíferas. Todas as árvores eventualmente prosperarão ao longo dos anos, em vez de inicialmente serem uma floresta espessa instantânea que pode não durar muito.

Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 7 de 22
© Jinnawat Borihankijanan

O telhado tornou-se um espaço ideal para a agricultura urbana, pois está exposto a muita luz do sol. Como resultado, esse espaço é ocupado por jardineiras de um metro de altura, onde frutas tailandesas e ervas tradicionais podem ser cultivadas para servir alimentos orgânicos frescos para toda a família. Além disso, também pode ser usado para outras funções, como refeições e secagem de roupas.

Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 4 de 22
© Jinnawat Borihankijanan
Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 10 de 22
© Jinnawat Borihankijanan

A longo prazo é planejada uma manutenção simples para garantir o crescimento dessa floresta compacta sem a necessidade de recursos excessivos. O sistema de irrigação por gotejamento lento é escolhido para economizar água, juntamente com tubos perfurados percorrendo a camada superior do solo para manter uma quantidade adequada de umidade. As folhas secas caídas das árvores também são coletadas para encher o chão da floresta e gradualmente se transformarão em fertilizantes naturais ricos em nutrientes durante o processo de degradação. Além disso, a poda é necessária trimestralmente para fornecer espaço suficiente para que as árvores com uma taxa de crescimento mais lenta se tornem totalmente florescidas. Com esse design cuidadoso e eficaz, a vegetação luxuriante prosperou lindamente, reintegrando árvores de volta à cidade.

Casa da Floresta / Shma Company Limited - Imagem 6 de 22
© Prapan Napawongdee

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Floresta / Shma Company Limited" [Forest House / Shma Company Limited] 20 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929472/casa-da-floresta-shma-company-limited> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.