Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects

Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 2 de 57Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 3 de 57Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 4 de 57Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 5 de 57Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Mais Imagens+ 52

  • Arquitetos Responsáveis: Gong Dong / Vector Architects
  • Equipe De Projeto: Bin He, Nan Wang, Chen Liu, Fangzhou Zhu, Xiangdong Kong, Peng Zhang, Liangliang Zhao, Jian Wang, Mengyao Xu, Yue Han, Zhiyong Liu, Bai Li, Xiaokai Ma
  • Arquitetura De Interiores: Bin Ju / Horizontal Space Design
  • Equipe De Projeto De Interiores: Jinjing Wei, Yaocheng Wei, Hongming Nie, Luokai Zhang, Fanyu Luo, Wenjun Zhou
  • Acompanhamento De Obras: Liangliang Zhao, Peng Zhang / Vector Architects; Yingfa Li, Xipu Li / Horizonal Space Design
  • Consultoria De Projeto Mecânico E Elétrico: Sen Lin, Haijia Li, Fuliang Wei, Jiaorong He, Yu Gao / Shenzhen JS M&E Engineering Design Co.,Ltd.
  • Consultor Projeto De Iluminação: Albert Martin Klaasen / Klaasen Lighting Design
  • LDI: Guilin Institute of Architectural Design Co.,Ltd.
  • Arquiteto Responsável Ldi: Jianmin Qin
  • Arquitetos Ldi: Mu Yang, Yuanxin Lu
  • Engenharia Estrutural: Wenfu Zheng, Bo Li, Xianzhong Zhou
  • Instalações: Dengsheng Lin, Xiaoyan Lu, Jing Deng
  • Projeto De Paisagismo: Qianbai Yu, Yingying Xiao
  • Gestão Do Hotel: Alila Hotels and Resorts
  • Cliente: Landmark Tourism Investment Company
  • Cidade: Guilin
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 2 de 57
© Shengliang Su

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel Alila Yangshuo está localizado em um vale perto do rio Li, na cidade turística de Yangshuo, no sul da China. Circundado por uma paisagem pitoresca, o Hotel foi implantado junto à um antigo moinho de açúcar construído na década de 1960 o qual foi cuidadosamente preservado, assim como a enorme treliça industrial utilizada para o carregamento de cana-de-açúcar. Desta maneira, o passado e o presente coexistem em perfeita harmonia, onde o patrimônio histórico preservado serve como fonte de inspiração e referência para o desenho dos novos espaços e edifícios. Foi pensando assim que os arquitetos do Vector Architects deram vida ao projeto do Hotel Alila em Yangshuo.

Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 8 de 57
© Hao Chen
Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 9 de 57
© Hao Chen

Passado e presente

Flanqueado pelos recém-adicionados edifícios do Hotel, o antigo engenho de açúcar e o restante da estrutura industrial do moinho foram mantidos no centro do complexo. Uma praça rebaixada foi criada para destacar o conjunto histórico preservado do restante dos edifícios. como uma espécie de palco cercado por um espalho d'água que reflete a importância e o significado histórico destas antigas estruturas.

Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 10 de 57
© Hao Chen
Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 11 de 57
© Hao Chen

Em busca de criar um significado coeso e em ressonância com o passado, nos apropriamos de materiais e métodos construtivos mais contemporâneos ao invés de simplesmente copiar a antiga materialidade e textura dos edifícios existentes. Contrastando com as paredes de alvenaria do antigo engenho, os blocos de concreto, com seus muxarabis e suas estruturas moldadas in loco servem para proporcionar mais leveza e transparência sem no entanto, perturbar a serenidade existente entre arquitetura e paisagem, além de proporcionar ótimas condições de iluminação e ventilação natural no interior dos corredores e espaços do hotel.

Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 12 de 57
© Hao Chen
Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 13 de 57
© Hao Chen

Formalmente, o perfil do novo edifício foi mantido o mais simples possível, evitando distrações desnecessárias ou formas que pudessem competir com a geometria expressiva do antigo engenho. A inclinação do telhado segue a mesma proporção dos demais edifícios, criando um conjunto coeso, uma linguagem que encontra ressonância no passado e no presente. Esperamos que com o passar do tempo, os novos edifícios envelheçam da mesma forma, criando uma sofisticada consistências entre o que é antigo e o que é novo.

Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 3 de 57
© Shengliang Su
Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 42 de 57
© Shengliang Su

Esplanada 

Pensamos nosso projeto de forma a acolher um amplo jardim onde os hóspedes podem passearem e desfrutar desta exuberante paisagem ao ar livre. As antigas estruturas e os novos elementos se sucedem de forma a criar um percurso afinado e composto por espaços com diferentes qualidades.

Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 55 de 57
Corte
Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 30 de 57
© Hao Chen
Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 5 de 57
© Shengliang Su

O edifício do Hotel conta com dois sistemas paralelos de circulação: um corredor completamente funcional, que funciona como acesso de serviço e outro mais contemplativo, operando como uma passarela que conecta três terraços abertos em forma de caverna. A passarela suspensa é como uma extensão do térreo, um percurso elevado que complementa a experiência dos hóspedes ao nível do chão.

Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 27 de 57
© Hao Chen

Vagando pelos espaços abertos do Hotel, os hóspedes podem experimentar diferentes sensações e condições de iluminação, passando por espaços abertos e bem iluminados até espaços mais contidos e escuros, elementos construídos e naturais que emolduram a exuberante paisagem do entorno.

Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 26 de 57
© Hao Chen
Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 25 de 57
© Shengliang Su

Espaço construído e paisagem

O terreno do antigo engenho de açúcar encontra-se em um vale cercado por uma geografia rochosas em forma de cumes e desfiladeiros, por onde o rio Li serpenteia em seu caminho em direção ao sul. A horizontalidade da arquitetura contrasta fortemente com a verticalidade das montanhas, criando um equilibro quase sublime entre o espaço construído e a paisagem natural de Yangshuo. Além disso, a passarela elevada é uma versão geométrica do passeio espontâneo que culmina na caverna esculpida na montanha desde os tempos mais remotos.

Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 22 de 57
© Hao Chen
Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 21 de 57
© Hao Chen

A arquitetura se apropria da disposição destas ‘cavernas’ no terreno, implantando os novos volumes de tal forma a proporcionar as melhores vistas entre a paisagem e o espaço construído, transpondo estas fissuras geológicas e integrando-as à nova paisagem construída. 

Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects - Imagem 16 de 57
© Hao Chen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yangshuo, Guilin, Guangxi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Alila Yangshuo / Vector Architects" [Alila Yangshuo Hotel / Vector Architects] 27 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929379/hotel-alila-yangshuo-vector-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.