Lançamento do livro "Manifestações da linguagem híbrida no design contemporâneo: fundamentos e aplicações"

É com grande prazer que convidamos para o lançamento do livro “Manifestações da linguagem híbrida no design contemporâneo: fundamentos e aplicações”!!!

Neste livro, buscamos evidenciar que os hibridismos no campo do design se manifestam através da linguagem dos produtos e se revelam por meio das formas, dos significados e das funções. Assim, a investigação de como os processos de hibridização se constituem no campo do design partiu das premissas de que (1) design é linguagem e (2) as linguagens na contemporaneidade têm-se manifestado cada vez mais por meios híbridos.

A tipologia da linguagem híbrida do design discutida nesta obra serve tanto como um mapa orientador para classificação e compreensão dos substratos lógicos subjacentes à linguagem dos produtos postos em circulação, quanto um repertório intelectual ao qual os designers podem recorrer no ato da projetação de produtos que se manifestem como híbridos. Não se trata de impor regras, mas de buscar desenvolver razões que sejam relevantes para o campo do design.
Ao lado de outros dois livros dos mesmos autores, intitulados “Por que Design é linguagem” e “Tríades do Design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função”, esta obra constitui-se no coroamento do conjunto de três publicações que podem ser compreendidas como complementares e que contribuem para o estudo do design na contemporaneidade.

O livro é fruto da tese de doutorado e de uma pesquisa de pós-doutorado do primeiro autor (Frederico Braida, professor da UFJF), sob a orientação da segunda autora (Vera Lúcia Nojima, professora da PUC-Rio). A tese recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses na área de Arquitetura, Urbanismo e Design em 2013.

O livro será lançado no dia 28/11/2019, quinta-feira, às 16h, no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Edifício Itamar Franco.

Mais informações sobre o livro podem ser encontradas em: http://www.ufjf.br/frederico_braida/publicacoes/livros/manifestacoes-da-linguagem-hibrida-no-design-contemporaneo/


FICHA TÉCNICA:
Título do livro: Manifestações da linguagem híbrida no design contemporâneo: fundamentos e aplicações
Autores: Frederico Braida e Vera Lúcia Nojima
Editoras: Ed. PUC-Rio e Design Monnerat
Formato: impresso
Número de páginas: 144
Ano da edição: 2019
ISBN: 978-85-8006-272-4 e 978-85-93488-04-7
Disponibilidade: em breve, à venda nas livrarias (física e na Internet)

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Manifestações da linguagem híbrida no design contemporâneo: fundamentos e aplicações"" 28 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929310/lancamento-do-livro-manifestacoes-da-linguagem-hibrida-no-design-contemporaneo-fundamentos-e-aplicacoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.